Foto:Karine Viana
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, tornou-se a primeira instituição hospitalar do Sul do Brasil a integrar o registro público sobre emissão de gases do efeito estufa. Como reconhecimento à iniciativa, recebeu o Selo Prata do GHG Protocol.
O Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), adaptado ao contexto do país. A iniciativa contempla o registro público de emissões, que conta com a maior base de inventários sobre esse tema na América Latina, estimulando as organizações a investirem em responsabilidade socioambiental.
Rogério Almeida da Silva, Supervisor de Gestão Ambiental do Hospital Moinhos, explica que, o processo para conquistar o selo durou um ano, com o levantamento de todas as informações exigidas pelo inventário. “Isso traz credibilidade para a marca e demonstra nosso engajamento em busca da neutralização das emissões desses gases. Essas ações reforçam nosso compromisso para reduzir os impactos ambientais, trazendo benefício não apenas para o paciente, mas para toda a sociedade”, completa.
Sustentabilidade
O Hospital Moinhos de Vento conta com o Bosque Schwester Ires Spier, um espaço de três mil metros quadrados e cerca de 800 árvores, de 86 espécies diferentes. A área se destaca pela diversidade e pela ocorrência de aves pouco comuns no meio urbano. O hospital promove também o uso racional de água, com estabilizadores de vazão que permitem a economia de 5.000 m³ mensais e da energia elétrica, com a substituição de todas as lâmpadas com flúor de mercúrio por mais de 16 mil dispositivos LED.
Desde 2016, o Moinhos de Vento também participa do mercado livre de energia elétrica, com fonte 100% renovável, de origem fotovoltaica e atestada por um selo de garantia do parceiro gerador, a francesa ENGIE. Também por meio de uma estufa agrícola são cultivados vegetais com adubo produzido numa composteira (a partir de restos da produção de alimentos da instituição). O plantio é feito pelos colaboradores, em ações de Educação Ambiental.
Evandro Moraes, Superintendente Administrativo do hospital afirma que, “Cuidar de vidas está na essência do hospital. E nós estendemos nosso braço de cuidado para muito além de nossos muros. O compromisso com o meio ambiente tem foco na preservação para as próximas gerações, que seguirão esse legado”.

