Publicidade
Mensagem Anual da Radiodifusão é apresentada pela Acaert na Alesc
12 de Maio de 2022

Mensagem Anual da Radiodifusão é apresentada pela Acaert na Alesc

Oportunidade destaca a atuação da entidade e das emissoras associadas de rádio e televisão

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O presidente da Acaert, Silvano Silva, apresentou na manhã desta quinta-feira (12) no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Mensagem Anual da Radiodifusão. O dirigente destacou a atuação da entidade e das emissoras associadas de rádio e televisão.

Na oportunidade, Silvano traçou um paralelo da atuação do parlamento com a da radiodifusão, tendo como convergência as demandas da sociedade, enfatizando que o segmento precisa e tem o direito de se posicionar, nunca de forma agressiva ou odiosa.

Publicidade

A Mensagem da Acaert faz parte da mobilização da Semana do Rádio, realizada em plena pandemia da covid-19, além de informar alguns números da inédita pesquisa sobre a força do Rádio em Santa Catarina, promovida pela Acaert em parceria com a Kantar Ibope Media.

Além disso, Silvano Silva convidou os parlamentares a participarem do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a entidade promove de 22 a 24 de maio, no Centrosul, em Florianópolis.

O trabalho que a entidade e as emissoras associadas farão durante o período eleitoral também foi pauta da apresentação.

 

 

Íntegra da mensagem

É COM GRANDE SATISFAÇÃO E RESPONSABILIDADE QUE OCUPAMOS ESSA TRIBUNA PARA APRESENTAR A MENSAGEM DA RADIODIFUSÃO DE SANTA CATARINA ÀS SENHORAS E AOS SENHORES PARLAMENTARES DESTA CASA LEGISLATIVA.

EM NOME DOS ASSOCIADOS E DIRIGENTES DA ACAERT, AGRADECEMOS AO PRESIDENTE DA ALESC, DEPUTADO MOACIR SOPELSA, E A TODOS POR ESSA OPORTUNIDADE.

PERMITAM-ME ESTABELECER UM PARALELO ENTRE A ATUAÇÃO DO PARLAMENTO COM O SERVIÇO PRESTADO PELAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DE SANTA CATARINA. A COMPARAÇÃO É PERTINENTE, AINDA MAIS NUM ANO DE ELEIÇÃO.

A CADA QUATRO ANOS, A CLASSE POLÍTICA BUSCA SUA APROVAÇÃO POR MEIO DO VOTO. APESAR DE QUE SABEMOS QUE ESSA LUTA É DIÁRIA NAS BASES ELEITORAIS. SE O ELEITOR NÃO ESTIVER SATISFEITO, MUDA O VOTO.

É ASSIM TAMBÉM COM O RÁDIO E A TELEVISÃO. A BUSCA PELA AUDIÊNCIA E FIDELIDADE É MINUTO A MINUTO. SE O OUVINTE, TELESPECTADOR E LEITOR NÃO GOSTAREM DO CONTEÚDO EXPOSTO, ELES MUDAM DE CANAL. MUDAM DE JORNAL.

POR ISSO, AS SENHORAS E SENHORES ENTENDEM PERFEITAMENTE O QUANTO É DIFÍCIL CONQUISTAR O VOTO E A AUDIÊNCIA, GARANTIDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA E O PROTAGONISMO. FATO QUE TALVEZ OUTROS ATORES DA NOSSA DEMOCRACIA PODEM NÃO TER ESSA PERCEPÇÃO CORRETA.

O PONTO EM COMUM É A NECESSIDADE DO TRABALHO PARLAMENTAR E DA RADIODIFUSÃO TEREM UM PROPÓSITO. QUE É EXATAMENTE ATENDER ÀS DEMANDAS DO CIDADÃO CATARINENSE.

AS SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES BUSCAM ESSE ENTENDIMENTO, DIALOGANDO COM A SOCIEDADE. OUVINDO AS REIVINDICAÇÕES DAS REGIÕES.

DA MESMA FORMA, O RÁDIO E A TELEVISÃO PRECISAM ESTAR ATENTOS AOS ANSEIOS POPULARES. PRESTAR ATENÇÃO NO CODITIANO. NAS URGÊNCIAS E CLAMORES. E SE PRECISO FOR, PROMOVER A MOBILIZAÇÃO NECESSÁRIA.

TALVEZ SEJA POR ISSO QUE O TRABALHO PARLAMENTAR E A ATUAÇÃO DA RADIODIFUSÃO NÃO SEJAM COMPLETAMENTE COMPREENDIDOS E VALORIZADOS.

MUITAS VEZES, O ESFORÇO E A VELOCIDADE DE DECISÕES DESTA CASA PARLAMENTAR ESBARRAM NA MOROSIDADE DA MÁQUINA PÚBLICA E ATÉ MESMO NO ENTENDIMENTO EQUIVOCADO DE OUTROS PODERES. CRIANDO INTERPRETAÇÕES E ARMADILHAS QUE DEIXAM O CIDADÃO SEM ENTENDER CERTOS VEREDITOS NADA CABÍVEIS.

PORTANTO, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E A RADIODIFUSÃO CIDADÃ DE SANTA CATARINA LUTAM PELO NOSSO ESTADO. APOIANDO, INCENTIVANDO E CRITICANDO QUANDO É PRECISO.

UM EXEMPLO DISSO É A INCOMPREENSIVA DISCRIMINAÇÃO DOS CORTES NOS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA NO ESTADO PELO GOVERNO FEDERAL. SANTA CATARINA QUE TANTO DÁ AO BRASIL,  RECEBE TÃO POUCO.

EM VÁRIOS MOMENTOS ESTAREMOS JUNTOS, ASSIM COMO FOI NA DEFESA DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA, QUANDO NOSSA AÇÃO FOI CRITICADA POR ALGUNS, MAS ELOGIADA POR MUITOS.

EVIDENTE QUE NOSSA INTENÇÃO NÃO É INTERFERIR NAS DECISÕES DO PARLAMENTO E MUITO MENOS DO EXECUTIVO. MAS ENTENDEMOS QUE A RADIODIFUSÃO PRECISA E TEM O DIREITO DE SE POSICIONAR EM MUITOS MOMENTOS. NUNCA DE UMA FORMA AGRESSIVA E ODIOSA. SOMOS A FAVOR DO DIÁLOGO FRANCO E ABERTO, QUE NUNCA PODE FALTAR NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

NESTE SENTIDO, QUESTIONAMOS O VALOR BIOLIONÁRIO DO FUNDO ELEITORAL. DINHEIRO DE TODOS PARA SER USADO NAS CAMPANHAS. UM CONTRASENSSO NUM PAÍS DE DESIGUALDADES GRITANTES.

É PRECISO PROMOVER URGENTEMENTE UM DEBATE SOBRE FINANCIAMENTO ELEITORAL.

E ASSIM TEMOS VÁRIOS OUTROS POSICIONAMENTOS. TUDO PORQUE TEMOS PROPÓSITOS. UM DELES É A DEFESA INCONDICIONAL DA LEGALIDADE. E NESTE EXATO INSTANTE, SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES, LAMENTAMOS QUE DEZENAS DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS ESTEJAM OPERANDO ILEGALMENTE EM TODO O ESTADO E NO PAÍS. NUM VERDADEIRO DEBOCHE À JUSTIÇA E ÀS INSTITUIÇÕES.

É POR ISSO QUE UMA FORÇA-TAREFA DA ACAERT JÁ ENTROU COM MAIS DE 100 PROCESSOS CONTRA ESSAS EMISSORAS QUE INSISTEM OPERAR FORA DA LEI.

E O PIOR: ENVOLVENDO ATÉ MESMO ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE, POR DESCONHECIMENTO DA ILEGALIDADE, ACABAM CONTRIBUINDO PARA O ILÍCITO.

COMPROMISSO COM A LEGALIDADE, SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES, É ISSO O QUE NÓS PROPOMOS.

E FOI NESSA LINHA DE CONDUÇÃO QUE CONSTRUÍMOS COM ESTA CASA O CONVÊNIO ALESC, QUE DEMOCRATIZOU A MÍDIA DO PARLAMENTO CATARINENSE. COM TRANSPARÊNCIA. SEM PRIVILEGIAR A OU B.

EM NENHUM MOMENTO O TRABALHO DOS NOBRES PARLAMENTARES FOI TÃO DIVULGADO COMO AGORA. CHEGANDO A INFORMAÇÃO ATÉ O MENOR MUNICÍPIO CATARINENSE. GRAÇAS À FORÇA DO RÁDIO E DA TELEVISÃO, O CIDADÃO CATARINENSE TEM O CONHECIMENTO DAS PROPOSTAS QUE SÃO DEBATIDAS E APROVADAS NESTE PLENÁRIO.

INCLUSIVE, COM A NOSSA EXPERTISE, TEMOS ASSENTO GARANTIDO NA SECOM DO GOVERNO FEDERAL. OPORTUNIDADE PARA MOSTRAR E SUGERIR AÇÕES E ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR SANTA CATARINA. TEMOS MUITO ORGULHO DISSO.

ESSA CASA TAMBÉM FOI SÁBIA QUANDO APROVOU A CRIAÇÃO DA SEMANA DO RÁDIO, COMEMORADA EM SETEMBRO.

UMA PROPOSIÇÃO DO DEPUTADO KENEDDY NUNES, PROFUNDO CONHECEDOR DA IMPORTÂNCIA DO VEÍCULO PARA TODOS NÓS. COM A SANÇÃO DO GOVERNADOR, A SEMANA DO RÁDIO VIROU LEI E ENTROU PARA O CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO.

O SUCESSO DA SEMANA DO RÁDIO FOI RETUMBANTE EM SANTA CATARINA. MESMO COM A PANDEMIA DA COVID-19, CONSEGUIMOS MOBILIZAR MILHARES DE JOVENS EM TODO O ESTADO, QUE FORAM CONVIDADOS A CONHECER O FASCINANTE MUNDO DO RÁDIO. FOMOS ATÉ AS ESCOLAS.

OS ALUNOS VIERAM ATÉ AS EMISSORAS. MAIS DO QUE NUNCA, O RÁDIO MEXEU COM OS SENTIDOS DE TODOS. E VAMOS REPETIR ESSE ANO COM MAIS INTENSIDADE AINDA.

A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO PARA AS PESSOAS TAMBÉM PODE SER TRADUZIDA EM NÚMEROS. EM 2021, A ACAERT E A KANTAR IBOPE MEDIA REALIZARAM UMA PESQUISA INÉDITA SOBRE A FORÇA DO RÁDIO EM SANTA CATARINA. OS DADOS COMPROVARAM QUE ESSE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, QUE COMPLETA 100 ANOS EM 2022, ESTÁ MAIS VIVO DO NUNCA. SE ADAPTANDO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS.

O LEVANTAMENTO MOSTROU QUE DE CADA 10 CATARINENSES, SETE OUVEM RÁDIO. DESE TOTAL, PELO MENOS 43% OUVEM TODOS OS DIAS.

É ESSE O RÁDIO DE SANTA CATARINA, SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES. QUE JUNTO COM A TV, FAZ UMA COMUNICAÇÃO COM PROPÓSITO. UM PERFIL DIFERENCIADO DO RESTANTE DO PAÍS. UMA FORÇA À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO CATARINENSE. SEGMENTO REPRESENTADO PELA ACAERT. A RADIOODIFUSÃO QUE SOUBE ENFRENTAR AS INCERTEZAS DE UMA PANDEMIA. MAS QUE SE MANTEVE FIRME EM SEUS OBJETIVOS.

TANTO É ASSIM QUE O TRABALHO DA ACAERT E DE SUAS ASSOCIADAS DURANTE A PANDEMIA FOI RECONHECIDO PELO PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ, DA ADVB DE SANTA CATARINA, QUE DESTACA AÇÕES E PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE ORGANIZAÇÕES CATARINENSES.

SENHORAS E SENHORES PARLAMENTARES, QUEREMOS ENCERRAR COM UM CONVITE.

A ACAERT PROMOVE DE 22 A 24 DE MAIO, NO CENTROSUL, EM FLORIANÓPOLIS, O 18º CONGRESSO CATARINENSE DE RÁDIO E TELEVISÃO. É O EVENTO MAIS IMPORTANTE DA RADIODIFUSÃO DE SANTA CATARINA E UM DOS MAIORES DO PAÍS.

A CERIMÔNIA DE ABERTURA SERÁ ÀS 18 HORAS, DO DIA 22, COM A PRESENÇA DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL HAMILTON MOURÃO. SERÁ UMA HONRA CONTAR COM A PRESENÇA DE TODOS.

TEREMOS A ENTREGA DA COMENDA ACAERT, A FEIRA DE PRODUTOS E NEGÓCIOS E PARTICIPAÇÃO DE GRANDES NOMES DO MERCADO BRASILEIRO.

E A CERIMÔNIA DO PRÊMIO ACAERT – MICROFONE DE OURO, DESTACANDO O TALENTO DOS PROFISSIONAIS DE RÁDIO, TELEVISÃO, AGÊNCIAS DE PROPAGANDA E ACADÊMICOS.

DEVEMOS PROMOVER AINDA UMA REUNIÃO COM OS TRÊS GOVERNADORES DA REGIÃO SUL, FALANDO DE UM BRASIL QUE DEU CERTO. ALÉM DISSO, ESTARÃO EM FLORIANÓPOLIS OS PRESIDENTES DAS ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE RADIODIFUSÃO.

NOSSA MENSAGEM FINAL É DE QUE POSSAMOS TER UM PERÍODO ELEITORAL PRODUTIVO E DE QUALIDADE, COM A DEFESA DA LEGALIDADE, TRANSPARÊNCIA E DOS INTERESSES DO CIDADÃO.

A ACAERT ESTARÁ PRESENTE. PROMOVENDO DEBATES COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO DE SANTA CATARINA. REALIZANDO COBERTURA JORNALÍSTICA RESPONSÁVEL, SEMPRE PERMEADA PELA VERDADE E COMBATE ÀS FAKE NEWS.

E AQUI FAÇO OUTRA PROVOCAÇÃO: OS CANDITATOS LOCAIS NÃO PODEM CONCEDER ENTREVISTA EM SUAS REGIÕES PORQUE A LEI ESTABELECE TRATAMENTO IGUALITÁRIO. MAS COMO FAZER ISSO COM CENTENAS DE CANDIDATOS AO MESMO CARGO? É PRECISO APRIMORAR AS REGRAS DO JOGO.

ENFIM, SENHOR PRESIDENTE, AGRADECEMOS MAIS UMA VEZ ESSA OPORTUNIDADE CONCEDIDA À ACAERT, REPRESENTANDO SUAS EMISSORAS ASSOCIADAS DE RÁDIO E TELEVISÃO, EM FALAR DIRETAMENTE AO PARLAMENTO CATARINENSE.

OPORTUNIDADE DE RESSALTAR OS PROPÓSITOS DA NOSSA RADIODIFUSÃO, QUE SE TORNOU REFERÊNCIA NACIONAL. POR ISSO, TEMOS A CONVICÇÃO DE QUE FAZEMOS O NOSSO MELHOR. ASSIM COMO ESSE PARLAMENTO. EM BENEFÍCIO DE SANTA CATARINA E DE NOSSA GENTE. OBRIGADO.

Publicidade
Publicidade