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Marketing de conteúdo: tendências  e novas ferramentas para 2012
11 de Janeiro de 2012

Marketing de conteúdo: tendências e novas ferramentas para 2012

Por Fernanda Bornhausen 11 de Janeiro de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

O marketing de conteúdo ainda está na infância, mas já é possível dizer que algumas práticas estão indo bem e que outras estão falhando. Tenho estudado bastante sobre o marketing de conteúdo e decidi utilizar esse espaço para compartilhar um pouco de minhas descobertas e práticas com vocês. 

Gostei muito de um artigo da www.enterpreneur.com, com a curadoria de Giuseppe Mauriello via www.scoop.It  (Social Media Content Curation), sobre tendências para o Marketing de Conteúdo em 2012. Aqui vou comentar alguns pontos desse conteúdo deles, agregando os meus comentários.
 
 
Crowdsourcing vai estar em alta em 2012.  AOL' comprou o Huffington Post in 2011, que vem se mostrando ótimo e se tornou um modelo de negócio aprovado. Com esse tipo de ferramenta e canal hoje as empresas e organizações de todos os tamanhos podem se utilizar do crowdsoursing para geração de conteúdo. 
 
Curadoria de conteúdo também estará em alta em 2012. Com o lançamento do Google Panda (update com objetivo de melhorar os resultados de busca removendo resultados de baixa qualidade dos índices do Google), a prática de simplesmente agregar links e republicar conteúdos na web vai perder muita utilidade para os sites pessoais e de negócios. A curadoria de conteúdo estará em alta e já existem vários sites e ferramentas, como Daily Best, que procuram e compartilham os melhores conteúdos online. Através dessas ferramentas é possível selecionar os melhores conteúdos nas mais diversas áreas de interesse, compartilhar esses links e adicionar seus próprios comentários. Essa forma de agregar valor é que está colocando a curadoria de conteúdo em evidência.
 
Esse artigo que estou escrevendo é um exemplo disso. Tenho uma página no Scoop.It, onde coloco os meus tópicos de interesse e recebo todos os dias os artigos interessantes de todas as pessoas que sigo. Muitos dos melhores especialistas em curadoria de conteúdo tem suas páginas lá. Eu gostei desse conteúdo ontem, que como já disse é do site entrepreneur.com e que teve a curadoria do Giuseppe Mauriello, e decidi escrever esse meu artigo baseado nele.  Apesar de não haverem ainda muitas páginas em português,  essa é uma ótima ferramenta para estar por dentro dos melhores conteúdos em vários idiomas, com destaque para o Inglês. Vejo esse tipo de ferramenta como uma grande oportunidade aqui no Brasil.   
 
Marcas produzindo e publicando conteúdo é uma outra forte tendência para 2012.  Mais e mais empresas estão começando a entender que as Mídias Sociais e suas ferramentas não são espaços para o marketing tradicional. Essas empresas entenderam que precisam pensar como editores, e não marqueteiros,  para conectarem as suas marcas com as audiências online. Então, esse ano materiais editoriais informativos, com informações de marketing esporádicas, definirão o conteúdo das marcas online. As marcas usarão mais vídeos e conteúdo amigável para mobile em resposta ao crescimento enorme do número de smartfones e tablets.
 
Integração do Marketing de Conteúdo
 
Em 2012 a completa integração do marketing estará em alta. Falar em online e off-line, tradicional e social já não cabe mais. Todas as iniciativas de marketing devem alimentar umas as outras, envolvendo os consumidores com conteúdos e experiências para que eles possam selecionar como eles querem interagir com as marcas. Com o marketing de integração, veio a necessidade de monitoramento e análise de performance. Empresas de todos os tamanhos necessitarão utilizar ferramentas como Hootsuite, SproutSocial e Radian6.
 
Para finalizar:
 
O marketing de conteúdo continuará a envolver. Fique focado nas tendências descritas nesse artigo e você terá uma sólida fundação para se adaptar as essas mudanças inevitáveis. 
 
Eu concordo plenamente com essas tendências e vejo que no Brasil há um enorme espaço de diferencial competitivo para as marcas que utilizarem bem o marketing de conteúdo daqui para frente.
 
Se quiser saber mais sobre esse assunto, me acompanhe por aqui ou me siga no Scoop.it
 
Artigo original citado 
 
Artigo com curadoria do ScoopIt
 
Minha página do SoopIt
 
 
 

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