Nesta última quarta-feira (8/11), os representantes do Instituto Festival de Dança de Joinville marcaram presença no Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília.
No encontro, organizações de Santa Catarina se reuniram com o objetivo de apresentar aos senadores e deputados federais suas demandas, em busca de recursos para suas iniciativas.
Segundo Ely Diniz, presente do Instituto Festival de Dança de Joinville, o resultado do encontro foi positivo, e a expectativa é de que bancada catarinense conceda apoio financeiro para o Festival de Dança de Joinville e o Saltare Centro de Dança. “Entendendo que o Festival, por ser nacional e abranger todo estado de Santa Catarina, e por levar uma excelente imagem do Estado para todo o país e para o exterior, acreditamos que esse apoio é importante”, ressalta Diniz. “Tivemos uma excelente acolhida e estamos aguardando que isso se concretize, para que o Festival de Dança de Joinville seja ainda mais forte”, complementa.
Sobre o Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville, que completou 40 anos em 2023, é o Maior Festival de Dança do Mundo, reconhecido desde 2002 pelo Guinness World Records, e tornou Joinville um dos principais destinos turísticos e culturais de Santa Catarina em julho. É o maior intercâmbio de dança, e atrai bailarinos do Brasil e do mundo para uma verdadeira imersão que vai para além da Mostra Competitiva, com diversas opções de capacitações.
A última edição, a 40ª, realizada neste ano, mais uma vez bateu recordes. Reuniu dançarinos de 25 unidades federativas brasileiras e mais de 13 mil participantes. O Festival de Emoções atraiu participantes também de outros países. O Festival de Sapatilha contou com a participação de dançarinas do Paraguai e a Programação Didática, teve alunos do México.
O Festival é realizado em julho, mas atividades são realizadas durante o ano inteiro, levando a dança para o Brasil e o mundo através do Instituto Festival de Dança de Joinville. Um exemplo disso é o Festival de Dança de Joinville a Bordo, um cruzeiro de sete dias, com saída de Santos e Itajaí, com destino a Buenos Aires e Montevidéu, que será realizado em janeiro de 2024. Outra iniciativa é o Festival de Dança de Joinville no Beto Carrero, que permite que grupos do Brasil e do exterior se apresentem no Maior Parque Temático da América Latina, o Beto Carrero World, localizado na cidade de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Além disso, a atuação da instituição em atividades ligadas à educação e assistência social, com destaque para gestão junto ao Programa Dança na Escola, atendendo 2.000 estudantes na rede pública de ensino de Joinville e a gestão frente ao Saltare Centro de Danças, um espaço para reunir a história do Festival, capacitar profissionais e alunos, ensaios de grupos, projetos sociais, mostras e exposições, entre outras iniciativas. Com recursos próprios e de parceiros, o antigo prédio da Escola Estadual Germano Timm, imóvel tombado e desativado há 12 anos, foi revitalizado e devolvido à sociedade catarinense.

Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, com a senadora Ivete Appel da Silveira e a deputada federal Caroline de Toni (Créditos: IFDJ/Divulgação)