Programa da TV Brasil analisa responsabilidade da imprensa e das redes sociais no aumento da violência
O programa Observatório da Imprensa discute nesta terça-feira (13), às 20h, na TV Brasil, a responsabilidade da mídia no crescimento dos atos de violência no país. A atração jornalística analisa os recentes casos de linchamento e a cobertura que a imprensa faz destas atitudes repletas de crueldade e selvageria. No estúdio do programa no Rio de Janeiro, o apresentador Alberto Dines recebe o jornalista Fernando Molica. Já do estúdio da emissora pública em São Paulo, participam o filósofo Renato Janine Ribeiro e o jornalista Eugênio Bucci.
Boatos e ofensas divulgados por redes sociais já causaram traumas, agressões e até a morte de pessoas inocentes. A última ocorrência foi no Guarujá, em São Paulo, e levou à morte da dona de casa Fabiane de Jesus, que foi linchada por seus vizinhos, que registraram o fato em vídeo.
O crime contra a dona de casa chocou a população, mas não é uma situação rara. Só neste último ano, seis justiçamentos receberam destaque da grande mídia. Especialistas ouvidos pelo Observatório da Imprensa ressaltam o aumento da agressividade numa sociedade que protesta contras as instituições organizadas. A repercussão do vídeo de um adolescente agredido a pauladas e amarrado nu a um poste no início do ano, no Rio de Janeiro, pode ter desencadeado essa onda de violência.
Fabiane foi confundida com uma sequestradora de crianças, através de um retrato falado extraoficial publicado na página “Guarujá alerta” do Facebook. Com mais de 55 mil seguidores, a página é uma referência na região como uma prestadora de serviço para o público local.
Serviço
Observatório da Imprensa – terça-feira (13) às 20h, na TV Brasil.