Publicidade
HOJE 11H00> Live reúne Thaíde e FabGirl, duas referências da cultura de rua do Brasil
27 de Junho de 2023

HOJE 11H00> Live reúne Thaíde e FabGirl, duas referências da cultura de rua do Brasil

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

Publicidade

Thaíde e FabGirl, duas referências da cultura de rua do Brasil, são convidados da live que acontecerá hoje, às 11h, no Instagram do Acontecendo Aqui. Eles estarão na programação do Projeto Breaking em 4 tempos, que será realizado em Floripa nos dias 7 e 8 de julho, que terá ainda a presença do B.Boy Xandin, bicampeão brasileiro do Red Bul BC One. Em dois dias de evento, vai ter palestra e workshops de break.

O objetivo, segundo Cláudio Rio, coordenador do projeto, é “fomentar e estimular a prática da dança de rua e a cultura hip hop em Santa Catarina, especialmente, relacionado ao Breaking, que, além de uma dança, será também modalidade esportiva nas Olimpíadas de Paris, França, em 2024”.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação, que comemora 50 anos de Hip Hop no Brasil, abre com a palestra de Thaíde, no dia 7 de julho, às 19h, no Sesc Prainha. O artista foi um dos primeiros MC (Mestre de Cerimônia/ cantor de rap) do movimento hip hop no Brasil. Também se destacou como B.Boy e chegou inclusive a participar da reconhecida companhia de dança Funk e Cia. Em 2023, completa 40 anos de carreira, definitivamente consagrado como um multi-artista que trafega por vários segmentos artísticos e culturais.

No dia 8 de julho vai acontecer dois workshops de break, um com Fab-Girl e outro com Xandin, das 8h às 18h, no Sesc Prainha, oportunidade para os participantes conhecerem novos movimentos deste estilo de dança e trocar experiências.

As vagas tanto para a palestra como para os workshops são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.nacaohiphop.com até o dia 5 julho. Lista de inscritos que conquistaram uma vaga será divulgada no dia 6 de julho, pelo site oficial do evento.

O Projeto Breaking em 4 tempos tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e do Fundo Municipal de Cultura, por meio do edital de apoio às culturas de 2021 da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O apoio cultural é da Orisa Cabelo e Arte, Cinemática, SESC, Fecomércio e Senac.

 

Sobre Fab-Girl

O breaking é historicamente dominado por homens, mas algumas mulheres começam a mudar essa cena. Fabiana Balduína, a B-Girl FabGirl, é uma destas bravas minas. Começou a dançar aos 18 anos, enfrentou machismo para se estabelecer na dança e hoje é uma estrela no Brasil. FabGirl também aponta o avanço da tecnologia como fator fundamental para o aumento no número de mulheres praticantes de breaking.

“As redes sociais ajudaram a dar mais visibilidade para as mulheres e hoje podemos ter contato com B-Girls de qualquer parte do planeta. Claro que ainda falta muito, mas com esse movimento, estamos conseguindo conquistar nosso merecido espaço”, afirma.

Hoje, FabGirl faz parte do time de jurados do Red Bull BC One, a maior competição de breaking do mundo.

 

Sobre o B.BOY Xandin

Bicampeão Brasileiro do Red Bull BC One Brasil, Alexandre Duarte da Silva, o B.BOY Xandin é natural de Anápolis (GO). Começou a dançar em 2008, aos 17 anos.

“Estava andando de skate perto de casa, passei por uma garagem e tinha uns meninos dançando breaking. Me apaixonei, tanto que até larguei o skate. E eu era bom, viu? Mas com a dança foi amor à primeira vista”, conta o B-Boy.

No começo da carreira, Xandin se inspirava muito em B-Boys de outros países. Hoje suas maiores inspirações são seus companheiros e companheiras da Rock Ninjaz, crew que desde 2013 vem fazendo muito barulho na cena brasileira. Agora que virou uma modalidade olímpica, o breaking está ganhando visibilidade midiática no Brasil e o B-Boy Xandin é um dos candidatos a representar o Brasil nas Olimpíadas de 2024 em Paris, na França.

 

Projeto Breaking em 4 tempos

7 e 8 de julho, no Sesc Prainha

Participação mediante inscrição pelo site www.nacaohiphop.com (até 5 de julho)

Vagas limitadas

Anúncio dos participantes de cada atividade: 6 de julho

Publicidade
Publicidade