A tecnologia e a inovação têm sido uma constante na vida das pessoas nos anos recentes provocando mudanças comportamentais e criando novos conceitos sobre produtos e serviços. Não há um setor da Economia que não tenha sido alcançado por essa realidade. Mas um, em especial, vem experimentando mudanças numa velocidade enorme: Comunicação. Agências de propaganda, jornais, rádio, televisão e outros desse setor passaram, estão passando e vão passar por profundas transformações em seus modelos de negócios. A maneira como os grandes players digitais como Facebook e Google vendem espaços publicitários é um exemplo dessa transformação. Quando buscam anunciantes de 50 dólares e entregam resultados com a mesma eficácia como fazem para anunciantes milionários, estão mostrando novos caminhos nesse universo.
Em Santa Catarina o setor da Comunicação passa por mudanças que chegam a surpreender até os mais bem informados sobre a disrupção pela qual passa a maioria das empresas. Vimos isso nos últimos 3 anos no maior grupo de comunicação do Sul do Brasil e, em menor proporção, também noutras empresas do mesmo segmento. As agências de propaganda, sem exceção, passam por mudanças importantes em seus modelos de negócios, mostrando ao mercado que estão se adaptando às demandas de seus clientes e aos novos hábitos no consumo de mídia.
O Grupo RIC de Santa Catarina está fazendo sua lição de casa há algum tempo. Nesta semana está implantando uma reformulação em seus veículos com base num estudo elaborado por Eduardo Tessler, consultor especializado em jornalismo, que indicou um plano de ação composto por procedimentos em vários aspectos dos veículos do grupo e o primeiro a se adequar ao modelo é o Jornal Notícias do Dia. “O foco do nosso Grupo está no propósito de oferecer um conteúdo de relevância no jornal, com uma linha editorial mais presente nos anseios da sociedade. Aprendemos com o episódio dos caminhoneiros que nos colocou em cheque, com todos os lados buscando a confiança nas informações publicadas em nossos veículos. Nosso jornal cresceu 13% em assinaturas (impresso+digital – dados do IVC) no período junho de 2017 a julho de 2018, o que demonstra como o jornal continua importante e necessário para parte da sociedade. Hoje, o Notícias do Dia é autossuficiente, rentável, mas sabemos que temos que ter fôlego para os próximos anos. Tanto no que se refere às receitas financeiras quanto na preparação de um time de profissionais jovens e conectados com a expectativa dos nossos públicos”, revela Marcello Petrelli, presidente do Grupo RIC Santa Catarina.
O empresário planeja alcançar a curto prazo o status de empresa de comunicação digital e moderna, com o jornal e televisão produzindo conteúdo não mais por redatores e apresentadores seguindo o modelo tradicional e superado de fazer comunicação, mas por profissionais que conhecem e entendem o que a audiência dos veículos quer e espera deles. Nesta semana alguns profissionais estão sendo desligados do jornal e alguns processos estão sendo reformulados na busca de uma linguagem moderna. “Precisamos impingir nos nossos funcionários uma mentalidade digital e um pensamento engajador e não mais o formato de comunicação para uma audiência massificada. Por isso, estamos valorizando os profissionais de todas as áreas que têm essa pegada e tenham demonstrado uma visão ampla para as mudanças necessárias para vencermos os desafios que virão em 2019”, pondera
Petrelli.
Texto, Jailson de Sá