Publicidade
Estudo do Instituto Mapa apura que o catarinense aprova o atual governo de Santa Catarina
24 de Dezembro de 2023

Estudo do Instituto Mapa apura que o catarinense aprova o atual governo de Santa Catarina

Comunicação está entre os setores com melhor avaliação

Publicidade

ilustração com vários tios de pessoa

 

Publicidade

Nesta semana foi divulgado pelo Instituto Mapa o resultado de uma pesquisa realizada em seis regiões do Estado de Santa Catarina, buscando conhecer a opinião da população para a gestão do Governador Jorginho Melo e sua satisfação com os serviços prestados pelo governo estadual.

O Instituto Mapa produziu uma pesquisa abrangente, encomendada pelo Grupo ND, empresa controladora de emissoras de TV, de Rádio, jornal impresso e plataformas digitais. Os pesquisadores ouviram 1008 pessoas entre os dias 12 e 19 de dezembro. Os entrevistados foram solicitados a apresentar notas de um a dez para diversas áreas, gerando um índice geral de desempenho governamental. A média geral foi considerada ótima já que se localizou acima de 7 pontos.

O desempenho oscila entre 55% de ótimo e bom, com 34% de regular e apenas 10% de ruim e péssimo. Como os analistas costumam fazer, somando os três primeiros índices, o resultado aponta 89% de regular a ótimo.

Objetivamente, a aprovação ficou em 71%, contra apenas 18% que desaprovam. Isto significa que Jorginho Mello manteve a mesma preferência do pleito de 2022, quando obteve exatos 70,69% dos votos.

 

Divulgação

Os veículos do Grupo ND fizeram ampla divulgação da pesquisa. O AcontecendoAqui compartilha a seguir o vídeo com a matéria publicada na NDTV

 

 

Comunicação

Esta área ficou entre aquelas com melhor avaliação pela população. Trata-se de um setor da mais alta importância tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos, pois é pelos meios de comunicação que a população recebe informações de seu interesse. No caso de órgãos públicos, há Lei Federal que obriga governantes a divulgarem na grande mídia informações amplas sobre os serviços prestados em todas áreas sob sua responsabilidade. Em Santa Catarina, desde maio de 2023 a imprensa é municiada diariamente com farto material sobre as realizações do governo do estado produzido e distribuído pela Agência Catarinense de Notícias, lançada naquele mês.

O AcontecendoAqui procurou a SECOM para comentar sobre a performance da Secretaria na pesquisa. “Recebemos com satisfação os números da pesquisa. A atual gestão, liderada pelo governador Jorginho Mello, tem um ritmo de trabalho bastante intenso e com o acompanhamento de perto do próprio governador. Com certeza esse estilo refletiu na percepção da população e nos números positivos.
Quanto à Comunicação em particular, o desafio foi reestruturar a Secom, definindo processos e metas de desempenho. O governador nos orientou também que buscássemos interação permanente com os meios, sempre com transparência e franqueza. Por último, mas não menos importante, o comprometimento da equipe da Secom e das demais secretarias. Costumo dizer que quando a matéria prima é boa o trabalho da Secom fica mais fácil”, pontua João Evaristo Debiasi, Secretário de Estado da Comunicação.

Veja a seguir o quadro que mostra a opinião pública sobre a área de Comunicação, responsável pela difusão de Informações Públicas. Apuramos, também, que uma Associação que congrega veículos de comunicação de todo o estado fez uma sondagem com associados visando conhecer seu grau de satisfação com os serviços da Agência Catarinense de Notícias. O resultado da sondagem foi altamente positivo, trazendo o reconhecimento para a agilidade, quantidade e qualidade das informações geradas pela Agência.

 

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Metodologia da Pesquisa

  • Objetivo principal: aferir percepções avaliativas da população de Santa Catarina sobre o desempenho e popularidade do governo estadual.
  • Tipo de pesquisa: quantitativa por amostragem, via entrevistas telefônicas, distribuídas com base em amostra representativa da população do estado.
  • Amostra: 1.008 entrevistas finais completas, com margem de erro amostral de 3,1%, dentro de índice de confiabilidade de 95%.
  • Questionário: padronizado, desenvolvido pelo Instituto Mapa, objetivando fornecer indicadores de desempenho da gestão estadual.
  • Período de coleta de dados: 12 a 19 de dezembro de 2023.

Instituo Mapa Fundado em 1991, filiado à ABEP, associado ao CONRE.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter