Publicidade
Estão abertas as inscrições para o Primeira Pauta RBS
18 de Agosto de 2023

Estão abertas as inscrições para o Primeira Pauta RBS

Cinco estudantes de jornalismo serão selecionados para vivenciar a rotina das redações do Grupo RBS

Publicidade

Estudantes de Jornalismo do Estado do Rio Grande do Sul com mais de 18 anos já podem se inscrever no Primeira Pauta RBS.

O concurso vai selecionar até cinco universitários para uma semana de imersão nas redações do Grupo RBS, com participação em atividades presenciais acompanhadas por profissionais da RBS TV e Redação Integrada de GZH.

Publicidade

Ao final do processo, o aluno melhor avaliado receberá a oportunidade de estagiar em um dos veículos da empresa. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas aqui.

Etapas de seleção
O concurso tem três etapas de seleção, e o regulamento completo pode ser acessado aqui. Na primeira fase, os candidatos devem enviar um vídeo respondendo à pergunta “Por que eu quero participar do concurso jornalístico Primeira Pauta RBS?”, a ser anexado no ato da inscrição. O conteúdo precisa estar publicado em uma plataforma online, como YouTube, Vimeo etc.

Os 15 autores dos melhores vídeos passarão à segunda fase, com a missão de enviar um texto de tema livre, em formato de reportagem, com ao menos três fontes e no máximo 2.700 caracteres. Uma comissão julgadora composta por profissionais de diferentes veículos da RBS vai eleger os cinco trabalhos mais destacados, com base nos critérios objetividade, clareza, criatividade, qualidade jornalística, capacidade de escolha de tema conectado ao público, correção e ética.

Semana Primeira Pauta RBS
Na etapa final, os cinco estudantes melhor avaliados vão participar da Semana Primeira Pauta RBS, entre 20 e 24 de novembro. Contando com orientação de um profissional da Redação Integrada de GZH ou da RBS TV, cada um irá realizar uma reportagem em texto, vídeo e áudio para ser publicada em GZH e veiculada na Gaúcha e na RBS TV.

“A ideia é cada vez mais dar oportunidade para estudantes de Jornalismo, valorizando os futuros profissionais. Neste ano, a experiência dos vencedores vai passar por redações como Esporte e Jornalismo. Um baita momento de troca de experiência e proximidade entre redação e universidades”, acrescenta o gerente de Esportes da RBS TV, Danilo Teixeira, que está à frente do projeto ao lado da coordenadora Digital de GZH, Isabel Marchezan, e da coordenadora de Rede RS da RBS TV.

“Viver a rotina de diferentes núcleos da RBS foi a experiência mais importante da minha vida acadêmica. O que mais destaco é como isso me fez perceber na prática a importância de um jornalismo pensado para impactar e contribuir para a vida das pessoas. Tive a oportunidade de vivenciar os desafios e realizações do dia a dia da profissão ao lado de grandes profissionais”, destaca Paula Appolinario, vencedora no ano passado:

Calendário do Primeira Pauta RBS
• 18 de agosto a 30 de setembro: inscrições para a primeira etapa (envio do vídeo)
• Até 16 de outubro: divulgação dos 15 selecionados para a segunda etapa
• Até 25 de outubro: realização da segunda etapa (texto jornalístico)
• 6 de novembro: anúncio dos cinco selecionados para a Semana Primeira Pauta RBS
• 20 a 24 de novembro: Semana Primeira Pauta RBS

Publicidade