Espaço Cultural Câmera Criativa inaugura novo endereço em Florianópolis

26 de Janeiro de 2021

Exposição Coletiva INTROITO dá início à nova fase da instituição na Capital

Novo espaço expositivo na Escola Câmara Criativa, em Florianópolis. Créditos: Thiago Mangrinch

O Espaço Cultural Câmera Criativa, escola de arte e fotografia de Florianópolis, está em novo endereço. Localizada no casarão da família Brüggemann, no entorno da Praça Getúlio Vargas, na Capital catarinense, a instituição abrirá seu espaço na sexta-feira, dia 29, para alunos e convidados. Já entre os dias 30 de janeiro e 27 de fevereiro, a visitação do público poderá ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h. O uso de máscara é obrigatório e na entrada será aferida a temperatura e oferecido álcool em gel para os visitantes.

“Atuamos com cursos de fotografia para as mais variadas idades, sejam eles iniciantes ou profissionais, e com a mudança de endereço da escola decidimos que era hora de abrir um espaço para que os alunos e também a comunidade pudessem expor trabalhos de maneira gratuita”, explica Radilson Carlos Gomes, que é sócio da escola junto com Luíla Vomero e Renata Cerqueira.

Para inaugurar o novo local, a instituição apresentará a Exposição Coletiva INTROITO, resultado de nove meses de curso dos alunos Any Mantovan, Bruna Figueiró, Fátima Soll, Natália Corrales Garcez, Paula Montebello, Roberto J. G. Alvarenga, Roseli Sartori, Sofia Luz e Thaís Grosbelli.

Marcelo Seixas, um dos professores do curso, explica que os trabalhos expostos variam em número, dimensões, formatos e materiais, transitando desde fotos individuais, dípticos, lambelambe, ensaios fotográficos, objetos, entre outros. O curador destaca ainda que, a introspecção e o recolhimento, situações provocadoras de reflexões, ainda mais durante o período de isolamento social, estão manifestadas em muitos deles. “São trabalhos que revelam a multiplicidade expressiva que a pesquisa em fotografia propicia quando dialoga com o campo das Artes Visuais”, explica Seixas.

Ao longo do ano, a exposição INTROITO prevê ainda uma série de ações para fomentar a pesquisa e a troca de experiências a respeito dos campos da fotografia e das artes. Exposições, lançamentos de livros, palestras, seminários, residências, entre outras propostas poderão ser apresentadas para a escola. Os projetos vão passar por análise de uma equipe curatorial. A data do envio das propostas será divulgada em breve.

Para mais informações, lige: (48) 3246-0643 / (48) 99678-2525 ou visite o site.

 

Paula Montebello - fotografia híbrida - título da série "[en]lutar".

Notícias Relacionadas