Publicidade
Escritor catarinense é finalista do Prêmio Jabuti 2023
22 de Novembro de 2023

Escritor catarinense é finalista do Prêmio Jabuti 2023

O resultado foi anunciado na última terça-feira, 21

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Celso Vicenzi, jornalista e escritor catarinense, é finalista da 65ª edição do Prêmio Jabuti. Seu livro, Voar na Imaginação (Arte Editora), é um dos cinco melhores do ano na categoria Infantil.

O resultado foi anunciado nesta terça-feira, dia 21, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Esta é uma das mais tradicionais premiações literárias do País, que este ano teve 4.245 obras inscritas, divididas em 21 categorias em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Publicidade

“Esta é a edição 65 do prêmio, eu estou com 65 anos e este é o meu primeiro livro infantil. Se isto significa alguma coisa, não sei, mas estou muito contente. É muito além do que eu poderia sonhar e como estreante na categoria, que tem escritores consagrados, acho que sou uma autêntica zebra”, afirmou Celso Vicenzi.

Texto bem-humorado
Voar na Imaginação é uma história com 48 pássaros brasileiros, num texto poético e bem-humorado, a partir dos nomes das aves, que provocam a imaginação. As aves, de todos os biomas do país, foram pintadas em aquarelas pela artista plástica Andrea Honaiser, companheira do autor. Com 56 páginas coloridas, a obra também tem um QR Code que dá acesso ao site onde é possível ouvir o canto de cada um deles (seleção de amostras sonoras do biólogo Tomás Honaiser).

Quem são os finalistas?
O vencedor de cada categoria será revelado no dia 5/12, em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo. O evento, fechado para convidados, terá transmissão ao vivo no canal da CBL no YouTube.

Entre os finalistas estão escritores consagrados, como, Ruy Castro, Walcyr Carrasco, Lira Neto, Julián Fuks, Chico Felitti, Laurentino Gomes, Thalita Rebouças, Lilia Moritz Schwarcz e Aline Motta. Para conferir os nomes dos finalistas em cada uma das categorias, basta acessar o site da premiação.

Os vencedores de cada categoria receberão, além do troféu, R$ 5 mil cada um e o ganhador do Livro do Ano, R$ 70 mil – além de passagem e estadia para participar da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Publicidade
Publicidade