Publicidade
Empresa de Pesquisa que congrega ex-profissionais do Ibope, entrega sua primeira pesquisa de audiência de Rádio
01 de Abril de 2022

Empresa de Pesquisa que congrega ex-profissionais do Ibope, entrega sua primeira pesquisa de audiência de Rádio

Metodologia inovadora e dados na plataforma cloud Yumi, da Markdata de Portugal, são diferenciais da pesquisa “AudiRádio”, do IRP

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O IRP – Instituto Reality de Pesquisas é uma empresa de pesquisa de mercado, opinião (prévias eleitorais, clima organizacional, satisfação do cliente), mídia etc. que foi criada por Domício Torres no ano de 2015 em Porto Alegre.

No final de 2021 o IRP realizou a primeira pesquisa de audiência de Rádio com o nome de AudiRádio na Grande Porto Alegre (10 Praças*), com entrega de dados na cloud utilizando a plataforma YUMI da MarkData, de Portugal.
Anteriormente já foram realizadas pesquisas de audiência de Rádio nas Praças Blumenau, Caxias do Sul, Garibaldi, Jaraguá do Sul, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Pelotas, Soledade, Vacaria e Veranópolis, com entrega “convencional” de dados – tabelas em Excel.

Publicidade

O que motivou a criação da pesquisa de audiência AudiRádio foi a percepção de que há poucas informações de audiência do Meio Rádio na maioria das cidades do interior do Brasil, também em várias capitais, cujas informações são fundamentais para projetar essas Emissoras no mercado nacional, dando a elas visibilidade na realização de planejamentos de mídia de forma técnica, possibilitando com isso melhorar a participação do Meio Rádio no bolo publicitário.
Outro fator importante foi oferecer uma nova alternativa metodológica para estudar o Meio Rádio.

A partir dessa percepção foi criado o produto, que conta com importantes diferenciais, quais sejam:

  • O universo representado é o de pessoas de ambos os sexos, de todos os segmentos econômicos, com 15 anos de idade ou mais.
  • Registro do HÁBITO (no período da pesquisa, os entrevistados informam que Emissoras costumam ouvir, de hora em hora, ao invés das que ouviu circunstancialmente).
    O hábito informa a audiência real, fidelizada e permite elaborar campanhas publicitárias e analisar a programação com mais segurança e retorno pois a audiência não se altera em função de:
    > Clima (calor, frio, chuvas etc.)
    > Fatos novos no Mundo, ou problemas técnicos nas Emissoras, que ocorram no período de realização da pesquisa;
  • Os dados são fornecidos na plataforma Yumi Analytics Web da TWA (Portugal) que é um sistema de informação de mídia baseado na cloud, permitindo acessar os estudos em qualquer momento através de PC, Mac, Tablet e Smartphone;
  • Custo menor, muito mais adequado à realidade das Emissoras.

 

Informações Fornecidas:

  • De hora em hora, de segunda-feira a domingo, segunda a sexta-feira, sábado e domingo:
  • Índice de Audiência em números percentuais e absolutos;
  • Alcance, em percentuais e absolutos;
  • Share;
  • Afinidade;
  • Tempo Médio de Audiência, em percentuais e absolutos;
  • Participação no Segmento (Perfil);[
  • Variáveis de análise: Total, Sexo, Faixas Etárias, Renda Familiar, Escolaridade, Zonas Geográficas (Porto Alegre, Periferia Leste e Periferia Oeste) e Ocupados/Não Ocupados

A Grande Porto Alegre (10 Praças*) foi a primeira praça a contratar a pesquisa AudiRádio.
A proposta para realização da pesquisa foi apresentada, como é de praxe, para todas as Emissoras situadas no conjunto dos municípios representados pela pesquisa (*).

Os dados já foram fornecidos às Emissoras que contrataram a pesquisa. Foram elas:

  • Caiçara FM
  • Continental FM
  • Eldorado FM
  • Grenal FM
  • Guaíba AM/FM
  • Liberdade FM
  • Pampa FM e
  • 104 FM

Abaixo você encontra a captura de uma das várias tabelas que a Yumi possibilita criar, segundo a necessidade de informação dos Clientes do IRP.
Essa tabela está retratando, como exemplo do visual de uma das referidas plataformas, apenas o ranking de cinco do total das Emissoras estudadas. Os dados são reais.

  • (*) A Grande Porto Alegre (10 Praças) é composta pelos seguintes municípios: Porto Alegre, Periferia Leste – (Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão) e Periferia Oeste – (Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Eldorado do Sul e Guaíba).

 

Profissionais que atuam na pesquisa AudiRádio:

• Domício Torres
> 47 anos de experiência em pesquisas, dos quais 36 anos como diretor de Filiais do IBOPE no RS e SC. Baseado em Porto Alegre-RS
> Fones: (51) 3340.1668 e (51) 98126.3962
> domicio@irpesquisa.com.br

Em 2020 e 2021, se juntaram ao IRP profissionais com larga experiência em pesquisas qualitativas e quantitativas, com passagem pelo IBOPE Inteligência ou Kantar IBOPE:

• Derli Pravato
> 30 anos de experiência em pesquisas qualitativas e quantitativas.
> Foi diretor de atendimento na Kantar IBOPE. Baseado em São Paulo-SP
< Fone: (11) 97398.4323
> derli@irpesquisa.com.br

Maurício Garcia
> 30 anos de experiência em pesquisas, durante 20 atuando no Ibope Inteligência. Baseado em Recife-PE
> Fone: (81) 99743.1942
> mauricio@irpesquisa.com.br

Sidney Fernandes
> Estatístico, 45 anos de atuação no IBOPE, é extremamente capacitado em métricas de pesquisas de audiência. Baseado no Rio de Janeiro-RJ
> Fone: (21) 99681.2456
> sidney@irpesquisa.com.br

 

Certificações

O IRP – Instituto Reality de Pesquisas é:
• Filiado à ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa
• Inscrito no CONRE4 e utiliza, para elaboração das amostras, uma estatística também inscrita nesse Conselho.
• A pesquisa AudiRádio foi credenciada pelo CENP.

Publicidade
Publicidade