Publicidade
Embora seja importante, a gramática não é tudo na comunicação corporativa
04 de Julho de 2022

Embora seja importante, a gramática não é tudo na comunicação corporativa

Os erros gramaticais estão entre os maiores receios de quem precisa elaborar textos corporativos, mas é necessário prestar atenção em outros aspectos

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Quem não tem medo de cometer erros gramaticais ao enviar e-mails para o gestor ou para os colegas de trabalho? De fato, esse é um dos aspectos mais importantes da redação corporativa, mas há outras questões que afetam ainda mais a eficiência da comunicação, como falta de clareza, coesão, adequação da linguagem e apropriação ao tipo de texto escrito.

“Basta fazer uma análise minuciosa dos e-mails trocados no ambiente corporativo para perceber que os erros são pontuais. Há profissionais especialistas em suas funções em grande parte das empresas e, ainda assim, inúmeros mal-entendidos, conflitos e problemas gerados a partir desses textos”, alerta Vivian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa e fundadora da consultoria VRS Academy. “Na verdade, desconexão, robotização e inadequação são o que de pior pode ocorrer nos textos corporativos”.

Publicidade

Para Vivian, além de ter domínio da norma culta da Língua Portuguesa, o emissor da mensagem deve planejar a comunicação para evitar transtornos. “Faz parte do planejamento ter clareza do objetivo da escrita, dos leitores envolvidos e dos tópicos em jogo”, afirma. O segundo passo seria escrever tendo em mente os princípios de eficácia: clareza (tema, objetivo e meta definidos), adequação (vocabulário adequado ao contexto), concisão (sintetizar o conteúdo com objetividade), quantidade (dosar informação e nível de detalhamento), relevância (definir que informações devem ser priorizadas) e ordenação (ordenar a informação segundo as prioridades e de modo que facilite a compreensão).

Para sanar as principais dúvidas dos profissionais em relação a esses aspectos das mensagens, Vivian vai ministrar o curso online e ao vivo de Redação Corporativa, que será realizado pela Faculdade Cásper Líbero nos 18, 20, 25 e 27 de julho. Através de exemplos, discussões e estudos de caso, as aulas vão habilitar os participantes a redigirem textos empresariais (e-mails ou relatórios) objetivos, claros, organizados, concisos, polidos e corretos gramaticalmente.

“Ao longo das aulas, vamos analisar exemplos inspiradores e outros nem tanto, além de elaborar textos com mais consistência, estratégia e intencionalidade no uso das palavras”, conta a especialista. As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas através do site da faculdade.

Curso Redação Corporativa

Realização: Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero

Modalidade: online ao vivo

Datas: 10, 20, 25 e 27 de julho de 2022

Horário: 19h às 22h

Carga horária: 12 horas

Investimento: R$ 460,00

Inscrições: https://cursos.casperlibero.edu.br/produto/redacao-corporativa-13/

Publicidade
Publicidade

pg slot judi baccarat idn togel idn play judi bola tangkasnet slot pragmatic slot88 sbobet88 slot dana judi online joker123 ligasedayu vegasslot77 autowin88 sbobet star77 bo 138 zeus138 mega138 nuke gaming slot cuan138