Mirta Piriz em frente à sede da RAI e na entrada do Museu
Sempre atenta ao que se passa no mundo da mídia, Mirta Piriz, diretora de Marketing do SCC-SBT aproveitou uma viagem de férias para visitar o Museu da Rádio e Televisão da RAI, localizado no edifício histórico do Centro de Produção da emissora italiana em Torino, na Via Verdi 16.
O Museu é também um estúdio aberto ao público que acolhe produções de rádio e televisão e ligações ao vivo com programas da RAI.
Mirta disse que o museu é um espaço experiencial, envolvente e gratuito que convida o visitante a vivenciar uma viagem no tempo como protagonista em que passado, presente e futuro se tornam um, e a atenção aos detalhes transmite beleza e harmonia.
O novo layout do museu foi inaugurado em 2020 e tem contribuído para um crescimento constante do público, a ponto de posicioná-lo entre os museus mais visitados da cidade de Torino.
O itinerário do museu está dividido em três seções principais, que também podem ser apreciadas através da história em vídeos, que contam as primeiras formas de comunicação à distância, como o telégrafo, telefone e as ondas hertzianas.
Destaque na exposição para o nascimento e evolução da rádio, passando pelos elegantes aparelhos dos anos trinta até aos simpáticos rádios publicitários do final do século.
“Visitar o museu é mergulhar na história da televisão, passando pela antiga forma de produzir e transmitir os sinais de TV ao desenvolvimento da TV eletrônica, primeiro em preto e branco, depois em cores, até a transição para o digital”, informa Mirta.
Famosa pela apurada estética dos programas de auditório, a RAI mostra os preciosos figurinos de Raffaella Carrà, Mina, Adriano Celentano, Mike Bongiorno, Ciuffini e Loretta Goggi.
Inspiraçional
Mirta Pires pretende utilizar algumas referências experimentadas na imersão para orientar seu trabalho e tornar ainda mais criativas as ações de marketing do SCC-SBT em 2024. “Minha meta é procurar sempre aprender, conhecer novidades e a história de emissoras de TV que são referência, como a RAI que este ano comemora 70 anos do início das transmissões”, destaca a profissional.
Relíquias
Estúdio Principal
Tradicional e Moderno
Figurinos
Imagens: Arquivo Pessoal