No segundo dia do SET Expo 2018 diretor da Globo concedeu uma entrevista coletiva quando adiantou que a emissora está implementando um modelo de transmissão híbrida Braodcast/Broadband. Segundo Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Rede Globo, essa transformação do Globo Play em uma plataforma integrada com a TV Aberta irá permitir a entrega de conteúdo por TV Digital e por Streaming simultaneamente de forma “seamless”.
Após um breve contexto sobre o projeto do Globo Play, iniciado em 2015 e que hoje já conta com mais de 20 milhões de usuários únicos por mês, Barros explicou as diversas descobertas que foram feitas em termos de comportamento de usuário e desafios de uso e implementação da plataforma de streaming. “Percebemos que o melhor formato não era o Globo Play ser um aplicativo Stand Alone dentro dos smartphones e das Smart TVs, mas sim uma plataforma que permitisse a integração dos dois mundos para o espectador”, afirmou. Entenda o projeto.
Para colocar a ideia em prática, a Rede Globo fez uma parceria com a fabricante de televisores TCL para os aparelhos saírem de fábrica com o Globo Play embarcado neste modelo integrado. Desta forma, com a Smart TV conectada à internet e recebendo sinal de TV Digital Terrestre, é possível realizar a troca entre um tipo de recepção e outra de forma totalmente orgânica e natural. “A ideia é que se o espectador tem um televisor 4K, que é uma resolução que TV Digital não entrega, mas ele está assistindo um conteúdo da Globo que foi produzido nesta resolução, o App tome a frente e passe a entregar por streaming a transmissão em UHD sem que haja nenhuma interrupção na experiência do usuário”, explicou.
Este modelo de Hybrid Cast Broadcas/Broadband é possível graças a um novo Framework de dados criado pela emissora junto ao grupo do GIRED e do Forum SBTVD, que garantem que haja comunicação entre o sinal ISDB-Tb e o canal de internet. “Estamos trabalhando agora para que este Framewor torne-se um padrão homologado para o ISDB-Tb e ai poderemos expandir para todos outros fabricantes de televisores”, afirmou.
Para ler matéria completa no Panorama Digital, clique aqui.