Publicidade
Curta! marca presença na Mostra SP com cinco filmes
09 de Outubro de 2023

Curta! marca presença na Mostra SP com cinco filmes

Na mostra, o público poderá ver esses longas documentais

Publicidade

A 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontecerá de 19/10 a 1º de novembro, anunciou no último sábado sua programação.

Entre os filmes selecionados, cinco são produções viabilizadas pelo canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), todas ainda inéditas na TV. Na mostra, o público poderá ver esses cinco longas documentais, que, em breve, estrearão no Curta!. Três deles — “Arte da Diplomacia”, “Dois Sertões” e “Mulheres Radicais” — também estão na seleção do Festival do Rio, que começou no último dia 5 e vai até 15/10.

Publicidade

Confira os cinco títulos do Curta na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo:

Adriana Varejão — Entre Carnes e Mares – O documentário, com direção de Pedro Buarque e Andrucha Waddington, é o resultado de cinco anos de filmagens que acompanham encontros, exposições e diálogos sobre a obra da mundialmente reconhecida artista plástica Adriana Varejão, revelando seu processo criativo e referências. Produtora: Conspiração Filmes.

Arte da Diplomacia – Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil enviou, por navio, obras doadas por artistas modernistas para serem exibidas e leiloadas no Reino Unido. A exposição “Pinturas Brasileiras Modernas” exibiu trabalhos de artistas renomados como Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cândido Portinari, Volpi, Cícero Dias e Roberto Burle Marx. Em 2018, uma nova exposição em Londres, intitulada “A arte da diplomacia – O modernismo brasileiro pintado para guerra”, resgatou parte desse acervo. O documentário, do diretor Zeca Brito, conta essa história e mostra que obras são essas. Produtora: Anti Filmes.

Dois Sertões – A obra e a vida do cineasta baiano Geraldo Sarno (1938–2022), um dos mais importantes documentaristas sobre o sertão, são reveladas intimamente durante as filmagens da série “Sertão de Dentro” (2017) e do longa “Sertânia” (2018). Com uma abordagem disruptiva, o filme, dirigido por Caio Resende e Fabiana Leite, pretende ultrapassar as fronteiras do meramente biográfico e evidenciar a potência e a força criativa do próprio cinema, tornando o processo criativo um dos protagonistas. Produtora Ato3 Produções.

Mulheres Radicais – As diretoras Isabel De Luca e Isabel Nascimento Silva propõem um novo capítulo na História da Arte do Século XX ao promover encontros inéditos entre artistas plásticas latino-americanas que criaram trabalhos pioneiros entre 1960 e 1985. Produtora: Conspiração Filmes.

Noite e Dia — Lima Barreto, Obra e Vida – Documentário sobre Lima Barreto (1881-1922), escritor e jornalista que se destacou na produção cultural do Rio de Janeiro do início do século XX, além de ter sido um grande crítico da Primeira República e notório defensor dos direitos dos negros e das mulheres. Para apresentar a obra e o legado de Lima Barreto, o filme do diretor Rodrigo Grota mescla entrevistas, imagens de arquivo e leituras de textos do escritor, a partir de encenações em ambientes que recriam o seu estilo e a sua época. Produtora: Kinopus.

Imagem do filme ‘Mulheres Radicais’ (Crédito: Divulgação / Curta!)

Publicidade
Publicidade