O câncer de mama, um dos mais incidentes do mundo e o que mais mata mulheres, vem atingindo um novo grupo: as jovens abaixo dos 35 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para conscientizar e incentivar o diagnóstico e tratamento precoce da patologia nesse público, a Fundação Laço Rosa apresentou na última quinta-feira (3) o movimento #ToqueParaComeçar.
Desenvolvida pela agência Artplan, a ação promovida no digital teve a participação de mais de 250 influenciadoras – como Sasha Meneghel, Giulia Costa e Zezé Motta – que postaram em seus stories do Instagram uma foto com um nódulo escondido por um emoji de coração. O objetivo foi mostrar que, assim como os milhares de seguidores não notaram o nódulo escondido nos stories, muitas mulheres não percebem na própria mama.
“Com o crescimento dos números de câncer de mama em um público mais jovem, surgiu a necessidade de ir aonde essas mulheres estão e falar numa linguagem que faz sentido para elas. O autocuidado é poder, e precisa ser prioridade na vida de todas nós”, afirma a Diretora de Criação da Artplan, Dani Ribeiro.
O que estava escondido era, na verdade, o @um_nodulo, um perfil hub de conteúdo com dicas, vídeos e respostas para dúvidas recorrentes sobre o assunto. Para descobrir a página escondida nos stories, é só clicar no emoji de coração posicionado sobre o peito (veja nas fotos abaixo).
“O @um_nodulo é o nosso “esquenta de Outubro Rosa” com um assunto muito importante: o câncer de mama em mulheres jovens. Queremos trazer esse assunto para o centro do debate antes do Outubro Rosa porque, mais do que isso, queremos acolher essa comunidade e ajudar a pensar soluções para as questões de vida de quem recebe um diagnóstico abaixo dos 35 anos, que são questões diferentes de quem recebe o diagnóstico em outras idades. Assuntos como fertilidade, maternidade, vida profissional e sexualidade são pautas constantes para o grupo mais jovem”, explica Marcelle Medeiros, Fundadora e Presidente Voluntária da Fundação Laço Rosa. A executiva conta ainda que o assunto voltará à pauta em outubro, através de um evento online, com início dia 01 de outubro.
Ficha Técnica
Anunciante: Fundação Laço Rosa
Agência: Artplan
Diretora de Criação: Daniela Ribeiro
Direção de Arte: Danilo Yamanaka
Redação: João Magnus
Estratégia de Conteúdo: Raissa Ferreira
Atendimento: Maria Luiza Miranda
Gerente de Projetos: Juliana Mendonça, Priscila Fernandes
Produtora: A-LAB
Marketing de Influência: Squid
Aprovação do cliente: Marcelle Medeiros.
