O consumo de rádio online no Brasil cresceu 186% entre 2019 e 2021, de acordo com o estudo realizado pela Kantar IBOPE Media “Rádio online: O som do novo”. Trata-se da edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O documento foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.
Segundo a pesquisa, 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio pela internet mudou o jeito de consumi-lo; 46% ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.
Entretanto, é importante destacar que o áudio online não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).
Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).
Para a Kantar, a preferência por esses temas faz com que haja espaço tanto para canais exclusivos como para veículos de imprensa, o que inclui as tradicionais emissoras de rádio.