Publicidade
Consumo de rádio online cresce entre os brasileiros
20 de Abril de 2022

Consumo de rádio online cresce entre os brasileiros

Estudo da Kantar IBOPE Media mostra preferências do consumidor de rádio pela internet

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O consumo de rádio online no Brasil cresceu 186% entre 2019 e 2021, de acordo com o estudo realizado pela Kantar IBOPE Media “Rádio online: O som do novo”. Trata-se da edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O documento foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

Segundo a pesquisa, 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio pela internet mudou o jeito de consumi-lo; 46%  ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.

Publicidade

Entretanto, é importante destacar que o áudio online não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).

Para a Kantar, a preferência por esses temas faz com que haja espaço tanto para canais exclusivos como para veículos de imprensa, o que inclui as tradicionais emissoras de rádio.

 

Publicidade
Publicidade