Publicidade
Conheça 5 tendências para o mercado da comunicação em 2024
12 de Janeiro de 2024

Conheça 5 tendências para o mercado da comunicação em 2024

Causas sociais ainda serão importantes para os consumidores

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Após um 2023 marcado pelos avanços da inteligência artificial e suas inúmeras aplicabilidades no campo da comunicação, 2024 promete ser um ano propício para inovações e estratégias revolucionárias na área.

Como consequência da aceleração tecnológica, as marcas e escritórios de comunicação se preparam para adotar abordagens cada vez mais eficazes. Abaixo, confira uma lista desenvolvida por Vanessa Queiroz, diretora da ABEDESIGN e sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, com cinco tendências que devem dominar a comunicação em 2024.

Publicidade

Inteligência Artificial

A inteligência artificial foi a tecnologia do ano em 2023, devido ao boom das IAs generativas, que estabeleceram um novo patamar quanto às capacidades dessa ferramenta e suas novas possibilidades de utilização em diferentes áreas. A expectativa é que essa tecnologia ainda seja protagonista, pelo menos, no próximo ano, pois, segundo pesquisa da Kantar, 67% dos profissionais de marketing se sentem animados com a utilização da IA generativa em seus trabalhos.

Causas sociais e sustentabilidade no centro

Não é uma tendência nova, porém, continuará em vigor em 2024, pois os clientes continuam dando preferência a consumir de empresas que estejam alinhadas com as suas próprias preocupações éticas e sustentáveis e que apoiam causas sociais.

Expansão da Mídia Out of Home

O cenário da mídia out of home – que são os canais de publicidade físico e exterior como, por exemplo, outdoors – tem grandes chances de ser ampliado no próximo ano, considerando que, atualmente, apenas um terço do mercado publicitário opera de maneira digital. Assim, é grande a necessidade de digitalização e à medida que mais segmentos adotam este formato de propaganda, maiores as chances deles se tornarem um meio de comunicação mais expressivo. Segundo o relatório Inside OOH, realizado pela Kantar, o impacto do Out of Home, em São Paulo, é de 91% e, no Rio de Janeiro, 89%, o que demonstra que o mercado tem potencial de crescimento em outras regiões ainda pouco exploradas.

Popularização de influenciadores digitais

Ao longo dos últimos cinco anos, temos observado o surgimento de influenciadores virtuais, desenvolvidos por empresas e até personalidades da mídia. Tudo indica que, em 2024, essa tendência se intensificará, uma vez que uma das maiores vantagens que ela oferece às marcas é a oportunidade única de moldar as suas narrativas sem as limitações da realidade.

Mistura de elementos no design e IA

Em 2024, o uso combinado de elementos visuais em 2D e 3D em projetos gráficos será uma tendência muito forte, com o objetivo de criar experiências mais atraentes. Outra tendência que marcará a área será a utilização de cores suaves e estilos holográficos para criar visuais modernos. Além disso, a Inteligência Artificial deverá ser incorporada a algumas etapas do serviço, de forma a auxiliar na otimização do tempo e criação de algumas partes dos projetos.

Essas são apenas algumas das tendências que refletem a evolução contínua do cenário publicitário, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas preferências do consumidor.

Foto: Freepik

Publicidade
Publicidade