Publicidade
Como desbancar as ‘Fake News” é a proposta de curso online gratuito
08 de Agosto de 2018

Como desbancar as ‘Fake News” é a proposta de curso online gratuito

Publicidade

A ANJ-Associação Nacionla dos Jornais informa que curso foi pensado para jornalistas, mas está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender sobre o ecossistema de desinformação e como combatê-lo. Diariamente os jornalistas são bombardeados por uma enorme quantidade de conteúdos digitais que precisam ser verificados antes de virar ou não notícia. Para ajudar nessa tarefa, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a Associação Nacional dos Jornais, com o apoio da Google News Initiative, lançam o curso online massivo “Como desbancar as ‘fake news’ e nunca mais chamá-las por esse nome”.
Os participantes vão aprender as etapas do trabalho de checagem e verificação para desmascarar notícias fabricadas, memes enganosos e vídeos manipulados que surgem nas redes. As inscrições estão abertas, e o MOOC começou no dia 5 de agosto.
 
Este curso de quatro semanas será coordenado por Ângela Pimenta, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e coordenadora do Projeto Credibilidade (Trust Project), iniciativa voltada a criar indicadores para distinguir o jornalismo de qualidade na internet. Ângela também será uma das instrutoras.
Outros três especialistas vão compor o time de instrutores e apresentar os conceitos e práticas para entender e lidar com o fenômeno das “fake news”: Pedro Burgos, fundador do projeto Impacto.Jor; Barbara Libório, jornalista da Aos Fatos e do Canal Meio; e Fábio Gusmão, editor online do jornal Extra, do Rio de Janeiro.
“Nesta campanha eleitoral que promete ser muito polarizada, este curso é essencial para quem quer conhecer conceitos e ferramentas capazes de separar as notícias enganosas das legítimas”, afirmou Ângela Pimenta.
 
O curso se baseia no trabalho da pesquisadora britânica Claire Wardle, que dirige o centro de pesquisas First Draft News da Universidade Harvard, e é uma das maiores autoridades mundiais da área.
 
Clique aqui para se inscrever.

Como em todos os cursos do Centro Knight, os instrutores vão apresentar suas lições em videoaulas, e os participantes também terão acesso a apresentações, leituras, fóruns de discussão e testes semanais. O MOOC é assíncrono, ou seja, não há atividades ao vivo. Os estudantes podem participar e completar as atividades práticas ao longo da semana em seu próprio ritmo, nos dias e horas de sua preferência.
O curso foi pensado para jornalistas, mas está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender sobre o ecossistema de desinformação e como combatê-lo. Não há pré-requisitos, os participantes vão precisar apenas de uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais.

Publicidade
Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade