Publicidade
Cinemateca Catarinense promove live que marca o encerramento do Qualifica SC Cine
28 de Fevereiro de 2023

Cinemateca Catarinense promove live que marca o encerramento do Qualifica SC Cine

Diretoria da entidade lançaraáoficialmente o memorial de realização

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A 1ª edição do Qualifica SC Cine, realizado pela Cinemateca Catarinense, chegou ao fim. Para marcar este encerramento, a diretoria da entidade, representada pela diretora geral, Marilha Naccari, e o coordenador técnico do projeto, Daniel Leão, fará uma live no canal do YouTube da Cinemateca Catarinense, no dia 1º de março, a partir das 17h.

A programação é a contrapartida social do projeto. Assim, a conversa é aberta a todas as pessoas que tiverem interesse em participar e saber mais sobre o cenário do mercado audiovisual catarinense. Ao final da live, será disponibilizado, de forma on-line, o Memorial da primeira edição do Qualifica. O documento reúne toda a história de realização do projeto com depoimentos de ministrantes e participantes.

Publicidade

Apresentação do projeto

Além disso, entre os assuntos que serão abordados nesta conversa, estão a apresentação do projeto como um todo, passando pelas reuniões com a fundação e os sindicatos, o tempo de desenvolvimento, como foi possível fazer o convênio de execução, a seleção do produtor executivo que contratou as demais pessoas da equipe, o motivo de a diretoria da Cinemateca ter assumido a direção geral do projeto, como foi a chamada dos ministrantes, os resultados do diagnóstico realizado, os relatos de quem participou, a possibilidade de outra edição do Qualifica e os últimos momentos da entrega de prestação de contas.

De acordo com Marilha, o objetivo do programa foi complementar a educação do setor audiovisual já ofertada pelas instituições de ensino, de forma gratuita, e possibilitar que experts da área possam compartilhar seus conhecimentos, sendo remunerados por este trabalho. Agora, com o resultado do projeto, é possível afirmar que a meta foi cumprida. Afinal, foram oferecidos 22 cursos e 513 vagas preenchidas com interessados de toda Santa Catarina.

Juntas, as oficinas realizadas pelo Qualifica somam mais de 400 horas de atividades. O formato de transmissão do curso também foi bastante flexível. Alguns foram feitos de forma remota e síncrona, outros foram híbridos (presencial e on-line) e síncronos, outros, ainda, foram on-line e assíncronos, realizados em parceria com plataformas de cursos on-line. Todos, no entanto, foram distribuídos gratuitamente para residentes das seis regiões de Santa Catarina.

“Ter realizado a pesquisa e o diagnóstico no início do projeto, nos ajudou a entender as mesorregiões com maioria de profissionais do audiovisual e as cidades com maior adesão. A partir destes dados conseguimos distribuir os cursos híbridos”, explica Marilha. Ela reforça, ainda, que estes retornos serão falados na live de encerramento da primeira edição do Qualifica SC Cine e convida a todos para acompanhar.

“É muito importante a presença de participantes do projeto, de quem quer conhecer o panorama de interesse dos profissionais de audiovisual e, até mesmo, quem tem vontade de realizar algum projeto de formação pelo estado e fazer convênio com a FCC. Assim, todos poderão tirar dúvidas e acompanhar um projeto que é público e transparente”, conclui.

A live de contrapartida do Qualifica SC Cine poderá ser acessada pelo YouTube da Cinemateca Catarinense, no dia 1º de março de 2023, a partir das 17h. Todo o conteúdo do programa está disponível no site.

Fotos:Divulgação/Qualifica SC Cine

Publicidade
Publicidade