“Alguns aqui podem estar duvidando do mercado de broadcast para os próximos anos, mas eu, como presidente desta entidade, posso garantir aos senhores o meu otimismo”, foram as primeiras palavras do ex-senador Gordon Smith, presidente da Associação Americana de Broadcast diante de uma plateia lotada de profissionais e repórteres de todos os cantos do mundo durante o evento que abriu a NABShow 2013 na manhã desta segunda-feira. Smith citou palavras de diversos presidentes americanos durante seu discurso, numa tentativa de mostrar que os profissionais da área são naturalmente pessoas otimistas e com olhos voltados às oportunidades.
Em um cenário dominado cada vez mais pelo próprio consumidor, o mercado de comunicação precisa adaptar-se diariamente àquilo que o público espera receber. Por este motivo, o crescimento de alguns setores pode ser percebido logo de cara na NABShow deste ano. Os grandes pavilhões que antes eram dominados pelos fornecedores de equipamentos de TV, hoje tem o mercado mobile como principal atração. As TVs de tubo já não existem mais por aqui há muitos anos, e aos poucos o LCD vai sendo esquecido, dando lugar às moderníssimas TVs 4K (a maior TV com tecnologia 4K do mundo está aqui e receberá uma matéria especial) além de tecnologias como 3D e holografia diretamente no telefone celular.
O discurso de Gordon Smith foi claramente voltado aos profissionais de Rádio e TV do mundo todo, mostrando o quanto é preciso criar em busca da diferenciação, para que estes setores não sejam esmagados pelas tecnologias on demand dos portáteis. ainda ressaltou a importancia dos canais tradicionais para a segurança do país, já que pesquisas mostram que o americano confia nas rádios e na TV assim como confiam em seus líderes espirituais.
O foco do discurso do presidente da NAB permaneceu na convergência que já vem sendo discutida há muitos anos em Las Vegas e no resto do mundo. “Se sua emissora ainda não transmite TV Digital, você está perden
Questionado por um reporter australiano a respeito da lucratividade da TV digital diante do alto investimento, Smith comentou que as experiências de conteúdo pago como forma de monetização não estão dando muito certo ao redor do mundo, já que o consumidor recebe uma grande carga de informação gratuita a todo o momento. Para ele, o grande desafio está justamente na inovação, tema recorrente na NABShow ao longo dos anos.
A NABShow é a maior feira de comunicação e broadcast do mundo e acontece em Las Vegas de 08 a 11 de Abril.
Guilherme Deczka é jornalista da Agência B21 de Notícias e reporta diariamente de Las Vegas para o Portal AcontecendoAqui.

