Em sua edição de junho, a revista ganhou elogios por conta da imagem apresentada que chama a atenção de forma inteligente ao problema da poluição por plástico no planeta.
Criada pelo artista mexicano Jorge Gamboa para a Bienal do Pôster da Bolívia de 2017, onde recebeu o prêmio de primeiro lugar na competição de artes para a seção política e social, a peça batizada de “Iceberg Plástico” acena para o fato do plástico ser apenas o começo de um gigantesco problema, ao retratar a sacola plástica como um iceberg. O conceito parte da informação preocupante que 8 bilhões de toneladas de plástico vão parar no oceano por ano, como informa a capa da revista.
Além da capa, esta edição irá lançar a campanha “Planet or Plastic?”, que planeja reduzir a dependência global pelo material. Para ajudar a iniciativa, as revistas do veículo que forem distribuídas nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Índia não serão protegidas por plástico mas por papel.
De acordo com Susan Goldberg, editora-chefe da National Geographic, “Eliminar o invólucro de plástico de uma revista vai salvar o mundo? Bom, não. Mas é um exemplo do tipo de ação relativamente simples que toda empresa, governo e pessoa pode fazer”.
Clique na imagem para ampliar a capa:
