O Setembro Verde desenvolve ações por diversas cidades de Santa Catarina. Em Florianópolis, do dia 14 à 16 de setembro, ocorrerá a exposição do Intestino Gigante, de modo gratuito, no Floripa Shopping.
A réplica inflável, com 13 metros de comprimento, vem de São Paulo especialmente para a campanha. Assim, possibilita a população observar o interior de um intestino e entender como as doenças se instalam. O câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro entre os homens. A visitação será guiada por médicos voluntários e estudantes de medicina da UFSC e da UNISUL.
Já outra ação realizada pela campanha será o Mutirão de Colonoscopia, que acontecerá no Hospital Universitário da UFSC, no dia 29 de setembro. Em média 20 médicos voluntários executarão os exames em pacientes que estão na fila do SUS. O exame investiga alterações no intestino, identificando tumores, pólipos e outras doenças. É indicada para homens e mulheres com mais de 50 anos sem nenhum sintoma ou antes desta idade para pessoas com histórico familiar de câncer de intestino, pólipos ou outras doenças.
O câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos, quando o pólipo é descoberto com antecedência.
A campanha ainda contará com pontos turísticos e históricos da Capital luminados com a luz verde, lembrando aos catarinenses a importância da prevenção.
Para mais informações sobre a iniciativa, acesse este link.