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ARTIGO | Por mais espaço para o teatro nas escolas públicas
13 de Junho de 2024

ARTIGO | Por mais espaço para o teatro nas escolas públicas

A experiência teatral estimula a imaginação, a criatividade e a sensibilidade

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Por Rubens Lima Junior*

O teatro infantil é uma das formas de arte que mais impactam positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por meio de uma linguagem lúdica e criativa, as peças teatrais proporcionam uma experiência sensorial que estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos. A partir de uma história contada em cena, as crianças podem aprender sobre diferentes temas, como história, cultura, valores e emoções. Além disso, a experiência coletiva da plateia, a interação com os personagens e a reflexão sobre a mensagem da peça contribuem para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, promovendo a empatia, a solidariedade e o respeito às diferenças.

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Ao assistir a um espetáculo de teatro infantil, os alunos têm a oportunidade de vivenciar diferentes emoções, desde o encantamento até sentimentos como o medo e a tristeza, aprendendo a lidar com essas sensações de forma saudável. A interação com os personagens da peça também estimula a empatia e a identificação com as situações retratadas, favorecendo o desenvolvimento das habilidades sociais.

Após a apresentação do musical infantil “Num mundo novo… Somos todos iguais”, que vai contemplar escolas joinvilenses no segundo semestre, o professor pode criar diversas atividades para ser desenvolvidas em sala de aula, tais como a interpretação do texto da peça, das músicas, a criação de desenhos e ilustrações baseadas nos personagens, além da produção de diálogos e narrativas inspirados na história. É possível ainda trabalhar com a linguagem teatral, explorando elementos como gestos, expressões faciais e entonação de voz, a fim de desenvolver a comunicação e expressividade dos estudantes.

No caso de um musical infantil ter sido apresentado na escola, o professor pode desenvolver atividades específicas para cada faixa etária de seus alunos. Pode-se criar um coral com as músicas do espetáculo, ensinando ritmo, melodia e harmonia, além de trabalhar com a construção de cenários e figurinos, incentivando a criatividade e a colaboração entre os estudantes.

Além de todos esses aspectos, o teatro infantil oferece benefícios importantes para a formação cultural e estética das crianças, ampliando seu repertório e sua capacidade de expressão. A experiência teatral estimula a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuindo para formar cidadãos mais críticos, reflexivos e sensíveis às questões sociais e culturais. Por isso, é fundamental que as escolas promovam o acesso ao teatro infantil para seus alunos, especialmente nas escolas públicas.

*Rubens Lima Junior é professor doutor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e autor do musical infantil “Num Mundo Novo… Somos todos Iguais!”, que terá sua segunda temporada nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, e também será apresentado na rede municipal de ensino.

Foto: Divulgação

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