Publicidade
Advogado catarinense Rafael Horn toma posse como vice-presidente da OAB Nacional
16 de Março de 2022

Advogado catarinense Rafael Horn toma posse como vice-presidente da OAB Nacional

Cerimônia aconteceu ontem, 15/3, em Brasília

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O catarinense Rafael Horn tomou posse, na noite desta terça-feira, 15/2 como vice-presidente da OAB Nacional, um cargo inédito para a advocacia do Estado.

Ex-presidente da OAB/SC na gestão 2019/2021, ele representa o Estado no Conselho Federal da OAB após quase 30 anos sem que um catarinense ocupasse um dos cargos da diretoria nacional, que agora é conduzida, na presidência, pelo advogado amazonense Beto Simonetti.

Publicidade

A posse em Brasília foi prestigiada por uma grande comitiva de lideranças da advocacia do Estado, tendo à frente a sua sucessora na Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio. “Sua gestão moderna, conectada com as mudanças, inovadora e inclusiva na OAB/SC tornou-se exemplo entre as Seccionais do País. O Rafael Horn também tirou do papel o discurso da inclusividade e pôs em prática a tão sonhada paridade de gênero na OAB, abrindo caminhos que me posicionaram na missão de seguir representando a advocacia catarinense”, destaca Cláudia.

“Serão três anos desafiadores sob a liderança de Beto Simonetti. Enfrentaremos questões como mercado de trabalho e necessidade de valorização da advocacia brasileira. Ela precisa ser apoiada pela instituição que a representa na defesa de suas prerrogativas em todos os rincões do País, ter valorizadas a defesa dos seus honorários e a importância de uma remuneração digna. Essas lutas terão pleno apoio da diretoria do Conselho Federal. Precisamos modernizar a OAB e conectá-la com a advocacia para que advogadas e advogados tenham um senso de pertencimento. Isso é muito importante, porque ter uma advocacia valorizada é ter uma sociedade valorizada”, afirma Horn.

Prestígio da maior entidade de classe

A posse festiva da nova gestão da OAB Nacional também foi uma demonstração da força e prestígio da advocacia, que tem a maior entidade de classe do País, reunindo 1,2 milhão de profissionais, e também da credibilidade desta nova diretoria.

Entre as dezenas de autoridades presentes, pode-se citar a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça, Luiz Fux, outros oito ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além de representantes de todos os poderes e órgãos institucionais. Entre as bandeiras da nova gestão estão o diálogo com a advocacia e a manutenção de uma OAB apartidária.

Nova diretoria do CFOAB

Presidente: José Alberto Simonetti, atual secretário-geral do CFOAB
Vice-presidente: Rafael Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/SC
Secretária-geral: Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo
Secretária-geral adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte
Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/MT

 

Confira algumas fotos da cerimônia abaixo:

Publicidade
Publicidade