Brasil e China promovem juntos intercâmbio de produções audiovisuais
13 de Julho de 2021

Brasil e China promovem juntos intercâmbio de produções audiovisuais

Publicidade

Um acordo sem precedentes de intercâmbio de conteúdos audiovisuais envolvendo Brasil e China foi oficializado entre o Grupo Box Brazil e o China Media Group (CMG). A parceria entre a maior programadora independente do Brasil e o maior conglomerado de comunicação do mundo propõe a cooperação e a troca de programas e conteúdos de entretenimento – como obras de ficção seriadas (C-dramas), documentários e filmes de longa metragem.

Este é um dos resultados do acordo de cooperação firmado entre os governos brasileiro e chinês na 11ª Cúpula dos BRICS, realizado em novembro de 2019, em Brasília. Em áreas como agricultura, energia, transportes e saúde, um protocolo de intercâmbio cultural e audiovisual foi assinado entre o Ministério da Cidadania do Brasil e o CMG. Como fruto desses grandes tratados, houve o desenvolvimento desta parceria que envolve o braço latino-americano do CMG e o Grupo Box Brazil.

Publicidade

O canal Prime Box Brazil e a plataforma Box Brazil Play iniciarão a exibição de uma faixa inédita: o Festival Passaporte Prime com uma ação especial do CMG – Programa de Exibição de Filmes e Séries Chinesas. Até fevereiro de 2022, haverá uma programação especial de filmes, documentários e séries do país asiático – entre elas, Tribos e Impérios (Tribes and Empires – Storm of Prophecy), da saga best seller Novoland, superprodução considerada um dos grandes sucessos da nova produção chinesa. Ainda inédita no Brasil, a série será transmitida com exclusividade pelo canal e pelo app.

 

 

Perspectiva da expansão da parceria  
O objetivo da ação é “reforçar a cooperação e promover o desenvolvimento das relações entre os dois países”. Como contrapartida ao Programa de Exibição de Filmes e Séries Chinesas, serão exibidas obras brasileiras, programadas pela Box Brazil, na China. Ainda faz parte da parceria a realização de seminários, intercâmbios e aprimoramentos tecnológicos, entre outras ações que serão detalhadas futuramente.

Para o presidente do Grupo Box Brazil, Cícero Aragon, a iniciativa aproxima culturas e cria novos laços de cooperação para o setor audiovisual. “Este é um grande momento para o Brasil e para a China, que passam a construir uma nova ponte de aproximação através da arte e do entretenimento”, pontua o executivo.
Na avaliação do presidente do CMG, Shen Haixiong, a parceria “viabiliza aprofundar o entendimento e a amizade entre chineses e brasileiros”. “Com os esforços conjuntos, acredito que o CMG e o Grupo Box Brazil consolidarão uma parceria frutífera nos campos cultural e audiovisual”, destaca. O responsável do CMG na América Latina, Zhu Boying, aponta que esta “é a primeira vez que obras de cinema e televisão chinesas alcançam o público brasileiro  na TV por assinatura no Brasil”.

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, pontua que o “intercâmbio cultural é um dos pilares do relacionamento sino-brasileiro”. “Espero que, através desta janela, todos possam conhecer as raízes culturais desta antiga civilização, a vitalidade da China moderna e a hospitalidade de seu povo”, ressalta. “A aproximação e a interação do nosso país, representado pela Box Brazil, com a China, representada pelo China Media Group, gera mais um elemento de aproximação não só cultural, mas também econômico e social entre nossos países”, reforça o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS e TECNOPUC, Jorge Audi. 

 

Programação completa
O Festival Passaporte Prime começou esta semana com a estreia do filme O Início da Grande Renovação, com reprise em horários variados. Nas duas terças-feiras seguintes (13 e 20 de julho), às 22h, o canal exibe As Crianças de Wuzhumuqin e O Sequestrador.

Em agosto, duas séries de documentários passarão às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 20h30. As obras China Inovadora e Nas Margens do Lalin – Terra de Esperança também contarão com reprises ao longo da programação.

A partir de setembro, iniciam as exibições dos C-Dramas — com a estreia de Tribos e Impérios. Em dezembro, será a vez de Bela Juventude. Os episódios irão ao ar todos os dias, de segunda a sexta-feira, às 21h, com reprise à meia-noite.
 

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter