Publicidade
ACIC Chapecó incentiva o apoio a projetos do terceiro setor com lançamento do Portal Social ACIC
04 de Novembro de 2020

ACIC Chapecó incentiva o apoio a projetos do terceiro setor com lançamento do Portal Social ACIC

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Em um evento online promovido nesta sexta-feira (6), a partir das 8 horas, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) lançará o Portal Social ACIC. De acordo com o presidente da entidade, Nelson Eiji Akimoto, o site servirá como estímulo ao uso das leis de incentivo fiscal pelas empresas, destinando parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) para projetos do terceiro setor do município e região, nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde.

O diretor financeiro da ACIC, Dalvair Anghében, detalha que a iniciativa tem apoio dos contadores de Chapecó e é importante para esclarecer que o uso das leis de incentivo fiscal contribui para o desenvolvimento local. “Nossa intenção é promover a divulgação e o incentivo a projetos sociais e culturais para empresas e pessoas físicas. O imposto vai para um grande arrecadador que é o governo federal. Depois, geralmente, quem tem projetos sociais terá que buscar patrocínios. O que estamos fazendo é encurtar esse caminho, ou seja, em vez desse dinheiro ser recolhido e ir para Brasília, com a destinação aos projetos que estarão inscritos no portal, ficará na cidade ou na região. Queremos popularizar mais esse tipo de ação”, enfatiza.

Publicidade

Poderão fazer uso dos mecanismos de incentivos fiscais federais as empresas que tenham como regime de tributação o Lucro Real, destinando até 9% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Já as pessoas físicas podem contribuir com até 6% do Imposto de Renda, quando feito na modalidade completa, com um percentual específico para cada lei de incentivo fiscal.

Os recursos podem ser destinados à Lei Rouanet / Audiovisual, ao Fundo Infância e Adolescência (FIA), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), à Lei de Incentivo ao Esporte e ao Fundo Nacional do Idoso.

“Ao acessar o portal, a partir de sexta-feira, a comunidade terá informações de como doar e para quem doar. A ACIC também estará sempre à disposição para esclarecer dúvidas”, completa o diretor da entidade.

Publicidade
Publicidade