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2021: Cenários, Tendências, Insights | por Rogério Kiefer, All Press Comunicação
15 de Janeiro de 2021

2021: Cenários, Tendências, Insights | por Rogério Kiefer, All Press Comunicação

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O anúncio do início da vacinação em diversos países causou certa euforia – reação mais do que esperada. O fato, porém, é que a pandemia do coronavírus não deve ser superada tão rapidamente quanto todos esperamos. Ainda por vários meses, é possível – provável! – que empresas e pessoas tenham de conviver com os obstáculos e as incertezas que caracterizam a doença – e isso pode resultar em certa frustração das expectativas surgidas nos últimos dias.
 
Por certo o cenário da pandemia vai impactar a comunicação e as estratégias de marketing das empresas também em 2021.
 
Diante das incertezas dos últimos meses, organizações dos mais variados tamanhos e perfis identificaram a necessidade de ser parte da solução de problemas enfrentados por seus clientes e pela sociedade. Ainda que planejadas de afogadilho, as opções de atuação encontradas foram bastante diversas entre si e se mostraram eficazes. Houve desde iniciativas de apoio a outras empresas (com disseminação gratuita de conhecimento sobre determinados temas ou a criação de parcerias, por exemplo) até as doações de recursos ou produtos (alimentos, material de limpeza, entre outros). Em paralelo, mas não menos importante, empresas tiveram de demonstrar como cuidaram de seus próprios colaboradores e como seus produtos ou serviços podem oferecer segurança, comodidade ou outros benefícios aos clientes.
 
O prolongamento da pandemia e a atenção redobrada da sociedade a temas sensíveis (meio ambiente, saúde, desigualdade, preconceito, entre outros) não podem ser ignorados. Pelo contrário: o contexto parece exigir que as organizações internalizem essas preocupações e práticas.
 
Há, claro, questões elementares que não podem ser ignoradas. A disputa pela atenção dos usuários de internet tende a crescer de forma exponencial – e os orçamentos de marketing podem ser impactados. Isso vai exigir a criação de ações cada vez mais criativas, alinhadas aos atributos de cada marca e capazes de gerar visibilidade e ao mesmo tempo refletir de forma positiva na reputação das organizações, gerando vendas ou admiração – ou, no cenário mais adequado, gerando vendas e admiração. Em paralelo, e apesar do crescimento de outros canais e dos inúmeros ataques que sofre dia após dia, a imprensa se mantém protagonista na formação de opiniões. Empresas podem estar nesses espaços para mostrar o resultado de suas ações e inspirar outras organizações a fazer o bem.
 
Superada a crise, consumidores e sociedade vão olhar com atenção àquelas marcas que estiveram a seu lado. Fazer o bem – e comunicar isso – pode ser uma aposta acertada para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

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Rogério Kiefer, Sócio Fundador da All Press Comunicação

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