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Posicionamento de marcas e conexão com as pessoas
20 de Dezembro de 2023

Posicionamento de marcas e conexão com as pessoas

Perspectivas de diferentes especialistas focam em tecnologia, humanização e papel estratégico do Marketing

Por Cristiane Soethe 20 de Dezembro de 2023 | Atualizado 20 de Dezembro de 2023

Neste mês de dezembro, eu tive a felicidade de mediar um encontro com profissionais de diferentes áreas do Marketing para falar sobre estratégias para posicionar as marcas, gerar conexões com as pessoas e vender mais, o Marketing & Insights. Participaram da conversa o especialista em gestão estratégica de marcas, D. J. Castro, a consultora de Marketing Estratégico e Diferenciação, Cintia Sarita, e a publicitária e empreendedora focada em potencializar a comunicação de marcas pessoais e corporativas, Cinara Maria.

Na coluna de hoje, compartilho com vocês alguns insights importantes que surgiram neste debate e os convido a assistir à live completa aqui.

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Um dos temas abordados relaciona a convergência tecnológica e humana. Além da inteligência artificial, estamos em uma era de convergência de novas tecnologias, o que abre possibilidades infinitas para o desenvolvimento de novas soluções e também para a expansão da proposta de valor das marcas.  D. J. Castro tocou em um ponto crucial nesse sentido: os profissionais de marketing devem compreender que a tecnologia é um meio e não um fim em si mesma. Ou seja, as tecnologias só fazem sentido quando atendem às necessidades reais das pessoas. Elas podem potencializar o valor das marcas, mas precisam estar alinhadas aos objetivos e ações.

Nesse sentido, a humanização também aparece como imperativo estratégico. Cinara salientou que o entendimento profundo das necessidades do consumidor e a incorporação ativa dessas necessidades nas estratégias de negócios não são apenas diferenciais competitivos, mas elementos fundamentais para a sobrevivência e relevância das empresas. Não se limitando apenas à compreensão, a humanização exige uma ação concreta na criação de experiências que não apenas satisfaçam, mas também ressoem autenticidade e conexão com os valores dos consumidores.

Na prática, os especialistas ressaltaram que os profissionais de marketing devem criar experiências integradas e personalizadas para os clientes, que sejam fluidas e coerentes entre os diferentes canais e plataformas. E sempre alinhadas ao posicionamento e ao propósito da marca. As novas tecnologias devem sempre ser pensadas para atender às necessidades das pessoas.  Além disso, o uso das ferramentas e dos dados disponíveis devem ser utilizados de forma responsável, para otimizar as experiências dos clientes, gerando valor e engajamento. Sem esquecer que as questões de privacidade tem que ser abordadas de forma clara, para que os clientes saibam como vão interagir com as marcas e que benefícios terão a partir disso.

Ainda destacando o papel estratégico do Marketing, Cintia Sarita abordou um ponto chave: não se inventa o Marketing, não se constrói uma imagem e uma história para postar. O marketing precisa ser visto de forma estratégica, ou seja, todos os departamentos precisam trabalhar em conjunto pelo mesmo objetivo.  O verdadeiro marketing vem da essência do negócio.

Uma mensagem importante do evento diz respeito ao foco no presente. Enquanto muitos estão falando em tendências e no quanto fatores que surgirão no futuro poderão afetar nossos negócios, as conexões estão acontecendo no presente e precisamos estar atentos a isso.

Além disso, a Comunicação ocupa um papel central nas organizações – ou deveria ocupar. Manter-se atualizado e atuar com agilidade para ajustar as estratégias em resposta a novos canais e tendências é, por si só, um grande desafio. Manter uma narrativa coesa da marca diante de públicos tão diversos – desde consumidores experientes e exigentes, aos socialmente conscientes e até pessoas que não conseguem mudar o relógio do microondas – não é tarefa simples. Entender as percepções, preocupações e preferências desses públicos é fundamental. E é a comunicação que precisa ocupar esse lugar de entendimento.

Acesse meu Linkedin para ler mais conteúdos sobre comunicação e consumo.

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