Publicidade
Ou você muda ou o mundo muda sem você.
05 de Maio de 2025

Ou você muda ou o mundo muda sem você.

Flexibilidade é o caminho para se manter em movimento com inovação.

Por Berna Wagner 05 de Maio de 2025 | Atualizado 05 de Maio de 2025

Eu iniciei minha carreira, na área da comunicação, em 1996,  na época do cromo e do fotolito.

Lá no ano 2.000 eu  passava fax para as gráficas para solicitar orçamento.

Publicidade

Participei do boom dos sites, blogs, do início da comunicação nas redes sociais, o start do inbound e do tráfego pago.

E agora estou aqui, encantada com tudo que a tecnologia ainda pode nos impulsionar.

Às vésperas de completar 45 anos, volto meu olhar sobre uma jornada intensa e transformadora que vivenciei no marketing e na publicidade. Desde que ingressei no setor, aos 16 anos, não apenas testemunhei a evolução das ferramentas e tecnologias, mas também vivenciei as mudanças profundas na forma como nos relacionamos, criamos e entregamos valor.

Na primeira agência que trabalhei, assumi diversos papéis, como recepcionista, responsável em passar café, recolher o lixo, acompanhar a produção nas gráficas, ajudar no atendimento aos clientes e até mesmo levar uma fita beta para o Morro da Cruz na última hora (sempre com emoção) – tudo isso fez com que eu entendesse a importância de todas as áreas e funções dentro de uma agência. Essa visão holística foi a base para minha carreira e me ensinou que somos, na verdade, parte de um todo.

Durante essa trajetória, conheci profissionais incríveis que me inspiraram e outros que, com suas abordagens desafiadoras, me ensinaram lições valiosas. Agradeço a todos que cruzaram meu caminho, pois cada experiência contribuiu para a minha evolução. Às vezes, as situações difíceis que me tiravam do sério eram exatamente o que eu precisava para sair da minha zona de conforto e buscar novos caminhos.

Hoje, sou grata por uma maturidade emocional que me permite ter curiosidade e vontade de aprender sempre, mas também por ter abandonado a armadura de super-heroína que tantas vezes me impediu de ser flexível. Ainda me lembro das gargalhadas do time quando diziam: “Estamos há três dias sem a Berna chorar!” Era um alerta sobre a rigidez com que lidava com os desafios. Aprendi, ao longo do tempo, que a mudança é movimento e que, muitas vezes, o aprendizado vem quando abrimos mão da ideia de que devemos enfrentar tudo sozinhos.

Descobri que a cultura ágil é um caminho poderoso para a maturidade profissional. Por meio de seus princípios, pude entender a importância da colaboração, da adaptabilidade e do foco nas soluções, em vez de me perder na pressão dos problemas.

No atual cenário, onde as transformações impulsionadas pela inteligência artificial são uma realidade, reconhecer a necessidade de trabalhar em conjunto e valorizar as habilidades de cada membro da equipe se tornou fundamental.

Ao olharmos para o futuro, convido você, profissionais de marketing, a refletirem sobre sua própria trajetória e aceitarem as mudanças que virão. Abracem as novas tecnologias, mas também sintam-se confortáveis em compartilhar seus desafios e conquistas e somar forças com outros profissionais que podem agregar na sua jornada.

O caminho da cultura ágil é um convite à colaboração e à inovação, onde cada um de nós tem a oportunidade de fazer a diferença.

Fazer acontecer é entender que a jornada é coletiva, repleta de aprendizados, e que, juntos, podemos enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.

A transformação começa dentro de nós, e a medida que nos tornamos mais abertos e adaptáveis, maior será nossa capacidade de fazer história no mundo do marketing. 

Me siga no perfil @bernawagnerpro e vamos juntos Fazer Acontecer.

Crédito da Foto: Freepick

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter