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Os impactos do conhecimento estratégico para o fomento dos negócios no mercado de eventos em 2023
24 de Fevereiro de 2023

Os impactos do conhecimento estratégico para o fomento dos negócios no mercado de eventos em 2023

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Por Alisson Barcelos 24 de Fevereiro de 2023 | Atualizado 24 de Fevereiro de 2023

 

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A perspectiva de que o ano de 2022 seria responsável por um reaquecimento do mercado de eventos se confirmou em sua totalidade. De acordo com dados divulgados pela Abrape – Associação Brasileira de Promotores de Eventos “nos anos de 2020 e 2021, o setor sofreu um prejuízo de R$ 230 bilhões, com 97% das empresas do segmento impactadas e mais de 350 mil festivais e eventos culturais cancelados. Contudo, no ano passado, o setor alcançou um crescimento de 400%, comparado a 2020, responsável por 4,32% do PIB nacional”. (O TEMPO, 2023)

Um aspecto que contribuiu de forma contundente para o bom desempenho do setor no ano passado foi a baixa de eventos realizados em 2021, aumentando assim o interesse do público e das marcas por encontros e experiências coletivas. Diante desse cenário, e levando em consideração que os reflexos da pandemia fazem parte do passado, qual deve ser o comportamento do segmento em 2023?

Conforme diversos estudos realizados no mercado internacional, como o publicado em razão da realização da 12º edição do Global Meetings and Events Forecast, otimismo é a palavra de ordem. “O mercado aponta novo foco em parcerias, sustentabilidade, diversidade, equidade, inclusão e tecnologia” (MARTIN, 2022) e entre as principais tendências do setor, a democratização e a aplicação de conhecimentos estratégicos se tornou um elemento comum cujos impactos devem fomentar os negócios em todo o hub setorial.

A área tecnológica e, especialmente, o tema das realidades aumentadas é um bom exemplo desse cenário. “Várias empresas de tecnologia estão lançando plataformas para as marcas utilizarem o metaverso para seus eventos e capacitações. Como algo mais restrito, o usuário compartilha o acesso com os participantes do evento e eles podem acompanhar uma feira, cursos e interagir com outros usuários, entre outros benefícios”. (ALAGEG, 2022)

Mas, para que esses benefícios sejam disponibilizados para os participantes, é necessária uma boa dose de conhecimento prévio sobre o assunto. Entender a dinâmica de funcionamento dos espaços virtuais, encontrar formas de ampliar o acesso às pessoas mesmo levando em consideração os limites técnicos da operação e identificar se o perfil de público está sintonizado com esse tipo de linguagem que mescla elementos físicos e virtuais, são informações de vital importância para o sucesso das ações e que somente são encontradas através de estudo e pesquisa.

Outra temática que está em dia com a agenda contemporânea e para a qual o conhecimento estratégico se faz essencial é a sustentabilidade. É cada vez maior o interesse das pessoas em buscar ativações que tratem essa pauta como prioridade. “Ao levar em consideração o planejamento da sustentabilidade, os organizadores de eventos têm a oportunidade não apenas de minimizar potenciais impactos negativos, mas também, dado o grande número de partes interessadas envolvidas, influenciar concretamente a mudança, deixando um legado positivo e possivelmente inspirando os envolvidos a viver de forma mais sustentável”. (ECCAPLAN, 2022)

Quando um evento se torna uma fonte de inspiração para o seu público, além do sucesso enquanto empreendimento comercial, também assume o papel de contribuir para o fomento das boas práticas na sociedade. A criação de políticas ligadas à sustentabilidade ou a adoção de ações que impactem minimamente o meio ambiente e as pessoas, entretanto, só é possível com a aplicação de conhecimentos estratégicos e direcionados para a área.

 

Os impactos positivos da informação e do conhecimento para o setor de eventos, muitas vezes, faz os profissionais que atuam no segmento se questionaram como é possível, justamente, ampliar o repertório de saberes e estar em sintonia com as novidades e tendências do setor. A resposta a essa pergunta, o próprio mercado está se encarregando de fornecer por meio dos eventos academy.

Muito mais do que proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer os bastidores de uma ação de sucesso, eventos como o Rock in Rio Academy, que ocorreu em setembro do ano passado simultaneamente ao maior festival de música do planeta, oferece uma experiência verdadeiramente imersiva e exclusiva para empreendedores, gestores e executivos que almejam ampliar seu repertório de estratégias comerciais.

O objetivo é transmitir conhecimentos aos participantes ressaltando a ideia de que “um modelo de negócios bem-sucedido é a base para a criação de uma plataforma de experiências capaz de criar um ecossistema de geração de valor continuado”. (ROCK IN RIO, 2022)

Na edição do ano passado, a capacitação contou com um total de 10 horas de imersão que ocorreu no coração da Cidade do Rock, tendo como ministrante alguns dos principais executivos responsáveis por transformar o evento em um fenômeno mundial. E, como a tecnologia é um tema inerente a praticamente todas as etapas da cadeia produtiva do setor de eventos, além da experiência presencial foi também promovida uma versão digital, permitindo o aprendizado à distância.

Outra ação focada no compartilhamento de conhecimento e que definitivamente se consagrou no ano passado foi a CCXP22 que aconteceu no mês de dezembro. O evento dedicado à cultura pop em toda a sua extensão, além de promover as marcas e empresas participantes, visava a democratização de informações e estratégias de sucesso.

Com a realização de painéis com temáticas variadas e abrangentes, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar “masterclasses, palestras e workshops com verdadeiras lendas faixa preta da cultura pop nível Frank Miller e Mauricio de Sousa”. (CCXP22, 2022)

Um dos grandes diferenciais apresentados pela feira da cultura pop e que pode ser adaptado para os mais diversos setores de mercado é a constatação de que os investimentos em experiências, além de serem importantes elementos comerciais, também promovem o sentimento de encantamento nos participantes.

“Com um novo formato relacionado aos famosos que visitaram a feira, a CCXP também mostrou que o investimento na experiência — sobretudo quando é produzido para um público cativo e apaixonado como os fãs de cultura pop — não só vende bem, como também fideliza. E para 2023, o legado continua em nível alto. A CCXP mostrou que consegue cativar seu público, que tem mais a oferecer além de um produto físico. E mostrou, também, o quanto a feira pode ser lucrativa. E fica o aprendizado: a experiência vende, cativa e, quando alinhada a um público fiel e consumista, cria uma receita que é, de fato, insuperável”. (CONSUMIDOR MODERNO, 2022)

Como destacado anteriormente, a perspectiva que envolve o setor de eventos é que os bons resultados continuem neste ano. Somente como dado ilustrativo, conforme o portal Feiras do Brasil, em 2022 foi registrado um aumento de 160% no setor. Para 2023, a expectativa é que mais de quatro mil feiras e congressos aconteçam em todo o território nacional reforçando o bom momento.

E para manter o êxito das ações, o retorno dos patrocinadores e, principalmente, a satisfação dos participantes, os investimentos em capacitação e aprendizado serão essenciais. Afinal de contas, além dos talentos humanos, o conhecimento se consolidou como um dos principais ativos das organizações de sucesso.

 

Referências Bibliográficas

. ALAGEV. Metaverso e seus benefícios para o mercado de eventos. Blog Panrotas. 27 de junho de 2022. Disponível em https://tinyurl.com/yj3kt4ac. Acesso em 22/02/2023.
. BEM-VINDOS ao CCXPverso. CCXP22. Disponível em https://tinyurl.com/59uwb7dr. Acesso em 22/02/2023.
. MARTIN, Vanessa. 2023 melhor e animador. Portal Eventos. 17 de outubro de 2022. Disponível em https://tinyurl.com/34btrc9p. Acesso em 22/02/2023.
. MERCADO de eventos volta a crescer e gerar emprego em 2022. O Tempo. 11 de janeiro de 2023. Disponível em https://tinyurl.com/2p9cdd35. Acesso em 22/02/2023.
. NASCIMENTO, Luiza. CCXP: O evento que é movido e estruturado pela experiência voltou para casa. Consumidor Moderno. 08 de dezembro de 2022. Disponível em https://tinyurl.com/2p9dcpwe. Acesso em 22/02/2023.
. O DESENVOLVIMENTO de eventos sustentáveis. Eccaplan. 30 de maio de 2022. Disponível em https://tinyurl.com/4vap62uf. Acesso em 22/02/2023.
. ROCK in Rio Academy. Rock in Rio. Disponível em https://tinyurl.com/2p82vmcp. Acesso em 22/02/2023.

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