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Os impactos da Inteligência Artificial no setor de eventos
14 de Junho de 2023

Os impactos da Inteligência Artificial no setor de eventos

Ao fortalecer a conectividade com o público, a revolução tecnológica contribui para ampliar o resultado e a assertividade das ações

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Por Alisson Barcelos 14 de Junho de 2023 | Atualizado 14 de Junho de 2023

Crédito da imagem: Freepik

Quem atua no universo corporativo ou tem o hábito de acompanhar as notícias sobre o segmento empresarial, com certeza percebeu que um assunto está em plena evidência no momento: o ChatGPT.

O tema é tão polêmico que divide as opiniões. Enquanto os entusiastas acreditam que a ferramenta de produção de conteúdo pode facilitar os trabalhos e apresentar soluções eficientes em um tempo mínimo, há quem tenha uma visão bastante contrária e defenda que o uso sistemático da inovação possa acarretar na redução do número de empregos e até mesmo na desinformação da população.

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Se o assunto está longe de ser um consenso, um ponto é indiscutível: a Inteligência Artificial já possui um amplo uso dentro dos mais diversos setores de mercado, e a área de eventos não foge a essa regra.

Dados e pesquisas apontam que esse uso só tende a aumentar. Um estudo realizado recentemente identificou que aproximadamente 88% dos profissionais que atuam no setor de eventos já utiliza algum tipo de recurso relacionado com a Inteligência Artificial.

Afirmar que essa tecnologia já se consolidou como um pilar para garantir a satisfação dos clientes é um fato. Confira, nesta coluna, como a IA está impactando o setor de eventos.

 

A humanização como um diferencial tecnológico no mercado de eventos

Crédito da imagem: Freepik

Uma das críticas mais comuns quando se pensa na aplicação de soluções tecnológicas dentro do setor de eventos é a impessoalidade do seu uso. Ou seja, há ainda muitos participantes que se sentem desconfortáveis e até mesmo constrangidos ao se deparem com um atendimento digital ou realizado por um robô.

Entretanto, o aperfeiçoamento tecnológico tem contribuído muito para tornar essa relação entre o mundo físico e o ambiente digital algo mais orgânico e natural.

Um bom exemplo disso é a utilização de chatbots durante a realização de eventos. Ao facilitar e agilizar a comunicação entre os participantes e os realizadores, a inovação faz com que ambas as partes saiam ganhando. Enquanto o público recebe informações detalhadas e as respostas para suas dúvidas em um curto espaço de tempo, as empresas organizadoras automatizam o trabalho podendo alocar sua equipe em ações ainda mais estratégicas.

Além da resolução de dúvidas e do fornecimento de informações relevantes, os chatbots aplicados de forma adequada podem, inclusive, serem utilizados com eficiência em atividades como a validação de ingressos.

Outra forma com que a humanização se destaca no uso da tecnologia nos eventos é através da análise de dados. Quando o organizador tem à sua disposição informações atualizadas e confiáveis sobre o perfil sociocultural dos participantes, é possível customizar as soluções e apresentar experiências realmente relevantes para o público.

 

APIX 2023 reúne as últimas tendências em tecnologia e estratégias de negócios

Crédito da imagem: Divulgação/APIX

O dia 22 de junho deve estar anotado na agenda de todos os profissionais de eventos que se relacionam de forma direta e indireta com a tecnologia e com a inteligência artificial. Nessa data acontece mais uma edição da APIX, evento que desde 2015 conecta profissionais de TI de todo o mundo, estimulando debates estratégicos sobre as últimas tendências em APIs, tecnologia e estratégias de negócios.

O evento que acontece no WTC, na capital paulista, poderá ser experenciado de duas formas diferentes: na jornada online, em que será possível acompanhar a transmissão ao vivo do palco global do evento com tradução simultânea do conteúdo em português e espanhol; e na jornada presencial, que contará com experiências imersivas com os principais players do mercado e com a possibilidade de realizar networking focado no setor de tecnologia.

Na edição do ano passado, foram mais de 3 mil participantes de 40 países que acompanharam mais de 30 horas de conteúdo exclusivo. A edição de 2022 ainda contou com 4 trilhas online e 2 trilhas presenciais.

Um dos objetivos principais do evento é mostrar que a ideia de transformação digital não se resume a um conceito abstrato e, sim, a uma ferramenta de grande importância para os negócios na atualidade.

 

A importância da qualificação profissional para o uso assertivo da tecnologia

Crédito da imagem: Freepik

Como mencionamos anteriormente, um chatbot humanizado com recursos de Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode agregar grandes benefícios nas fases de planejamento e produção de um evento.

Aliando as soluções digitais com ferramentas tecnológicas modernas, os fornecedores e participantes podem entrar em contato 24 horas por dia para tirar dúvidas e obter informações, recebendo respostas em tempo real.

Do ponto de vista da análise de dados, através da utilização de soluções como o reconhecimento fácil, é possível criar um banco de informações com análises e impressões dos usuários e, assim, utilizar o conhecimento para customizar as ações de forma a atender com maior plenitude os interesses do público.

Nesse panorama, vale ressaltar que o uso assertivo da tecnologia em um evento é algo que depende muito da qualificação e da especialização do profissional responsável pelo gerenciamento das atividades. Por isso, é de grande importância para quem busca incluir os recursos de Inteligência Artificial dentro de um evento que a ideia do aprendizado continuado faça parte da sua estratégia de negócios.

No mercado brasileiro um bom curso voltado a esse tema chama-se “Inteligência Artificial e Data Science para Líderes”, certificado pela The University of Chicago. O curso tem como meta proporcionar conhecimentos para criar uma estratégia para que a Inteligência Artificial seja incluída dentro dos negócios e tenha resultados assertivos. Mais informações podem ser encontradas no site da organização norte-americana.

 

3 soluções práticas para potencializar o uso da Inteligência Artificial nos eventos

Crédito da imagem: Freepik

Do reconhecimento facial para ampliar a segurança das ações até os recursos digitais que promovem o engajamento do público nas redes sociais, é cada vez maior a aplicabilidade da Inteligência Artificial no segmento corporativo. Confira três formas de aplicar a Inteligência Artificial nos eventos.

ChatGPT

O ChatGPT virou uma espécie de queridinho dos usuários de inteligência artificial na atualidade. Através dele é possível gerar respostas informativas e relevantes. Para quem precisa produzir conteúdo personalizado, é possível usar a solução para sugerir temas, escrever e-mails e até mesmo criar posts paras as mídias sociais.

Simpler

As empresas e os profissionais que atuam na produção de eventos sabem que a organização das tarefas é algo de vital importância para o sucesso de qualquer ação. O Simpler oferece sugestões personalizadas para a divisão e organização de tarefas e também possibilita a automatização de determinadas atividades, como o agendamento de datas e até mesmo a categorização de itens já previamente cadastrados.

Fathom

Reuniões são fundamentais para o sucesso de qualquer tipo de evento. E quer sejam elas presenciais ou virtuais, transcrever os assuntos debatidos se torna uma tarefa essencial. É exatamente esse o objetivo do Fathom: criar sumários de reuniões de forma rápida e objetiva. Disponível gratuitamente, o recurso está disponível em sete idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e português.

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