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Os desafios e oportunidades dos eventos B2B na atualidade
22 de Junho de 2023

Os desafios e oportunidades dos eventos B2B na atualidade

Empresários e profissionais de eventos devem estar atentos às mudanças que se consolidaram no relacionamento interempresarial

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Por Alisson Barcelos 22 de Junho de 2023 | Atualizado 22 de Junho de 2023

Crédito da imagem: Freepik

 

No início do mês de maio deste ano, a OMS – Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente o fim da pandemia de Covid-19 como uma emergência de saúde em escala global. Ainda que o anúncio tenha um caráter muito mais simbólico do que prático, é importante lembrar que ele ocorre mais de três anos após o início de um período que anda está vivo na memória de todos nós.

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No universo corporativo, e especialmente dentro do mercado de evento, os impactos foram catastróficos, como já mencionamos aqui diversas vezes. Uma área que passou por mudanças e adaptações incríveis durante o período da pandemia foi a realização de eventos destinados ao mercado B2B.

Com a necessidade do isolamento social, foi necessário que as empresas e promotores de eventos encontrassem maneiras diferenciadas, inovadoras e, ao mesmo tempo, atrativas para realizar ações e se conectar com o público.

Se, por um lado, algumas ações reduziram seu tamanho e estrutura, por outro foram realizados feitos investimentos sólidos na geração de experiências. O novo comportamento dos participantes também marcou o momento. Nesta coluna vamos falar sobre desafios e oportunidades na produção de eventos B2B nos dias de hoje. Confira!

 

A confiança nos resultados dos eventos retornou com força total

Crédito da imagem: Freepik

Na mesma medida em que a pandemia provocou dúvidas e inquietações no mercado mundial, assim que a gravidade de situação foi reduzida, as empresas e organizações voltaram a apostar nos eventos e ações para ampliar sua conexão com o público.

De acordo com dados apresentados pelo 30º Barômetro elaborado pela UFI, que levou em consideração informações de 367 empresas organizadoras de eventos em mais de 50 países, as feiras, congressos, seminários e ações voltadas ao mercado corporativo estão novamente em alta.

Nesse panorama, o Brasil se apresenta como um destaque a nível mundial no que se refere à confiança e quantidade de eventos. Dados apontam que, das ações que estavam na agenda para o primeiro semestre deste, mais de 95% aconteceram conforme o planejado e atenderam a uma grande demanda dos participantes que estavam carentes desse tipo de encontro. Nesse sentido, é importante lembrar que o mesmo índice, na Espanha, atinge apenas 85%.

A mudança no perfil do público participante também contribuiu de forma efetiva para a retomada dos bons resultados no setor. A demanda represada e a vontade dos participantes pelos eventos presenciais fizeram com que a maioria das ações lograssem êxito. Resumindo: quem participava habitualmente retornou e, quem exercia uma postura mais low profile, também se engajou nas ações, reforçando o bom momento do setor.

 

 O marketing de conteúdo como diferencial estratégico dos eventos interempresariais

Crédito da imagem: Freepik

Quem atua na produção de eventos ligados ao mercado B2B sabe que os investimentos no marketing de conteúdo se tornaram absolutamente essenciais para o sucesso das ações. A análise das estatísticas do setor demonstra de forma clara essa realidade.

A transformação digital que vivemos na atualidade fez com que, por exemplo, a televisão por assinatura perdesse aproximadamente 20% do seu público somente no ano passado e, também em 2022, mais de 3,1 milhões de telefones fossem cadastrados nas plataformas contra o recebimento de telemarketing. Ou seja, se tornou necessário informar o público para conquistar os clientes.

Conforme informações do relatório B2B Content Marketing Bechmarks, Budgest and Trends: Insights de 2022, cerca de 70% das empresas consultadas ressaltaram que o sucesso de suas ações se deu devido a utilização assertiva do marketing de conteúdo para educar o público e um total 75% das organizações conseguiram ampliar sua credibilidade e confiança com a estratégia.

Para os promotores de evento, é necessário a convicção de que assim como acontece nas ativações destinadas ao consumidor final, nas ações entre empresas a ideia da “venda” apenas se concretiza após a geração de vivências e experiências que, de fato, agreguem valor na jornada dos participantes e das empresas. E não há forma melhor de falar sobre a história de uma marca ou dos seus valores do que através do marketing de conteúdo. Lembre-se: assim como a criatividade não tem limite, a capacidade de apresentar as informações de forma lúdica e divertida também é um território ilimitado. Então, mãos à obra.

 

Maior evento da América Latina com foco no B2B acontece em outubro em São Paulo

Crédito da imagem: Divulgação/ME B2B SUMMIT

Considerado o maior evento latino-americano com foco no mercado interempresarial, o ME B2B SUMMIT acontece no dia 18 de outubro na capital paulista. O objetivo do encontro é reunir alguns dos mais renomados especialistas para abordar temáticas como inovação, tecnologia, e, é claro, os negócios B2B.

A edição 2023 do evento terá uma ampla diversidade de trilhas de conhecimento através de painéis focados em assuntos como inteligência artificial, tecnologias de automação, relações humanas na era digital, o poder do branding no desenvolvimento dos negócios e a construção de parcerias estratégicas.

Na edição passada foi registrada uma participação de mais de 1,2 mil profissionais. A intenção dos organizadores é que neste ano os números sejam ainda mais expressivos e, para isso, foi elaborado um cast diferenciado de palestrantes para compartilhar conhecimento.

Todos os participantes receberão um certificado e poderão acompanhar as mais de 8 horas de conteúdo exclusivo que está na programação do evento. Um detalhe que reforça o bom momento dos eventos presenciais ligados ao mercado B2B é que dessa vez, a edição do ME B2B SUMMIT não contará com transmissão online, ou seja, as experiências precisarão ser vivenciadas presencialmente.

 

3 estratégias para ampliar a qualidade e os resultados os eventos B2B

Crédito da imagem: Freepik

O mercado B2B apresenta importantes índices de crescimento no Brasil e no exterior. O comércio entre empresas se consolida cada vez mais como um excelente nicho de mercado. O otimismo no setor é tamanho que pesquisas apontam que o crescimento do e-commerce B2B entre 2022 e 2023 deve ser da ordem de 20%. Confira, a seguir, três estratégias que podem agregar importantes benefícios e resultados aos eventos da área.

Crie experiências diferenciadas

Se as empresas de sucesso são marcadas por um pensamento disruptivo, pense também nos eventos como portas abertas para a inovação. Criar trilhas de conhecimento, investir em ações de caráter lúdico e fortalecer a importância da capacitação são formas de criar experiências diferenciadas e atender as novas demandas dos participantes.

Elabore um evento “degustação”

Antes da ação principal, uma boa ideia é criar um mini evento com o objetivo de chamar a atenção para o tema proposto. Essas ações podem ser presenciais ou mesmo através de live ou de um bate-papo nas redes sociais. Jamais se esqueça que uma propaganda bem feita pode ser a alma de um bom negócio.

Invista na personalização

Personalizar e customizar os eventos do mercado B2B é essencial para o sucesso. É preciso entender os valores das empresas para construir ações que transmitam sua essência e, simultaneamente, se conectem com os parceiros comerciais. Por isso, mergulhe na história do cliente para oferecer um produto que esteja de fato conectado com sua visão do mercado e do mundo.

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