Publicidade
Os benefícios da criação de um calendário de eventos para o setor
22 de Maio de 2023

Os benefícios da criação de um calendário de eventos para o setor

Ações planejadas, coordenadas e programadas contribuem para a conquista de bons resultados durante todo o ano

Publicidade
Por Alisson Barcelos 22 de Maio de 2023 | Atualizado 22 de Maio de 2023

 

Crédito da imagem: Freepik

 

Publicidade

No dia 14 de maio foi celebrado o Dia das Mães. A data que é considerada uma das mais importantes do calendário, foi responsável pelo movimento no setor varejista de aproximadamente 33 bilhões de reais. No que tange a intenção das pessoas em presentear, a data é a segunda melhor do ano, perde apenas para o Natal.

Entretanto, apesar da publicidade alusiva à comemoração ter marcado os veículos de comunicação, foi possível identificar pouquíssimos eventos criados para valorizar o relacionamento entre mães e filhos e, assim, estimular a vivência de experiências agregadoras para todos os participantes.

Entre os principais motivos que contribuem para que datas significativas como essa não ganhem ações ou ativações especiais, para conectar marcas e consumidores, está justamente a falta de um planejamento antecipado.

A criação é de um calendário de eventos é uma forma extremamente positiva de contribuir para os bons resultados do setor, fazendo com que durante todo o ano aconteçam ativações especiais. Para o setor público, a estratégia é interessante pois possibilita a previsão de custos com boa margem de antecedência. Para o mercado, é ainda melhor, já que contribui para manter acesa a conexão entre público e marcas. Nesta coluna, o assunto é esse: os benefícios da criação de um calendário de evento. Confira.

 

O calendário como uma ferramenta estratégica de caráter democrático e abrangente

Crédito da imagem: Freepik

Ampliar os incentivos para as empresas que atuam no setor turístico e desenvolver a infraestrutura são maneiras eficazes de fortalecer o mercado de eventos em uma determinada região. Porém, são ações que demanda tempo e alto investimento financeiro.

Por esse motivo, a construção de um calendário de eventos é uma ferramenta estratégica de grande valor e rápida execução, já que necessita muito mais de dedicação e comprometimento do que recursos de outras naturezas.

A elaboração de um documento nesse teor precisa ter na democratização das opiniões sua característica fundamental. Isso significa que uma iniciativa assim só terá sucesso se, de fato, ouvir as dores e demandas dos diversos setores da sociedade que possuem envolvimento com esse mercado.

Assim, além da administração pública, é necessário ouvir o trade turístico, os realizadores de evento, as associações comerciais e empresariais, os profissionais da academia e, se possível, realizar pesquisas quantitativas e qualitativas que possibilitem mensurar interesses e anseios do público da região.

Com as visões mapeadas e o entendimento as forças e oportunidades e, também, a compreensão dos desafios e fraquezas, é possível a criação de um calendário que atenda as demandas corporativas e também se conecte com o público.

Afinal de contas, não existe nada melhor do que a sensação de ter um vivido uma experiencia que superou as expectativas. Através de um calendário de eventos, esse sentimento, está mais perto dos realizadores e também dos participantes.

 

O sucesso dos eventos programados na região da Grande Florianópolis

Crédito da imagem: Divulgação/Prefeitura de Palhoça

O aniversário das cidades de Florianópolis e Palhoça acontece, respectivamente, nos meses de março e abril. Além da proximidade, outro ponto em comum é que as celebrações contam com uma ampla variedade de eventos que são realizados em diversas regiões, proporcionando integração para a população de toda a cidade.

Em Florianópolis, para celebrar os 350 anos da cidade, mais de 350 eventos agitaram a capital catarinense. Além das tradicionais entregas de obras e eventos esportivos, com destaque para os esportes aquáticos, entre os dias 23 e 26 de março aconteceu a Maratona Cultural, que contou com apresentação da banda Dazaranha e com o show histórico do cantor e compositor Gilberto Gil.

Na cidade de Palhoça, a diversidade de atrações também marcou a comemoração dos 129 anos de emancipação política do município. Em diversos bairros da cidade houve eventos comemorativos e a grande festa aconteceu na Praça das Bandeiras e teve como convidado especial o cantor Toni Garrido que levantou a plateia com sucessos do passado e do presente.

Ainda na capital do estado, a Feira Viva a Cidade, que acontece de forma periódica na região central do município e que visa valorizar a cultura e os expositores regionais, também é um excelente exemplo de programação que deu certo e de forma cada vez maior atrai a atenção da população e visitantes.

Com profissionalismo, dedicação e, principalmente, um olhar diferenciado e atento às demandas do público, as duas cidades comprovaram que o estabelecimento de um calendário de eventos pode ser uma importante ferramenta de gestão pública.

 

Dia das Crianças, Natal e uma série de oportunidades ainda para este ano

Crédito da imagem: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis

Não é necessário ser um especialista em gestão de negócios para identificar que ainda, neste ano, de acordo com o nosso calendário, existe um grande número de datas que podem motivar grandes eventos.

Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e outras datas comemorativas devem ganhar as atenções dos consumidores nos próximos meses e é um momento ideal para reforçar os eventos que promovem a conexão entre as marcas e seus clientes.

Um aspecto positivo da elaboração de um calendário prévio de eventos, é que é possível a criação de ações e ativações especiais para as datas em questão de maneira dinâmica e objetiva. Com um planejamento adequado e uma boa ideia, é possível realizar experiências marcantes sem um investimento muito elevado.

Muito mais do que comprar um produto ou mesmo participar de um show ou palestra, as pessoas se interessam cada vez mais em desfrutar de vivência que agreguem valor real à jornada das suas vidas. Os realizadores de evento precisam levar essa nova demanda do mercado em consideração para a elaboração de seus projetos.

Oferecer com o máximo de qualidade os desejos que o público busca, possibilitando a todos a oportunidade de se programarem da melhor maneira possível, é uma forma de ampliar o sucesso e os resultados dos eventos.

 

Como programar um calendário anual de eventos?

Crédito da imagem: Freepik

Se você é empresário do setor de eventos ou planeja atuar de profissionalmente na área, a elaboração de um calendário anual de ações pode ser uma importante ferramenta estratégica para o sucesso do seu negócio. Porém, uma das principais dúvidas que surge sobre esse assunto é como começar o planejamento?

Assim como acontece com outros setores de mercado, realizar inicialmente um mapeamento das datas importantes é um importante primeiro passo. Além da existência das festas tradicionais, como Natal ou a Páscoa, há um grande número de datas comemorativas como aniversários da cidade que podem se tornar excelentes oportunidades para ativações.

Em seguida, uma excelente ideia é identificar qual é o público alvo prioritário para cada uma das ações. Assim, já é possível estabelecer com antecedência quais as ferramentas de comunicação serão empregadas para a divulgação do evento e qual é a estimativa de público nas realizações.

Com essas duas primeiras etapas concluídas, pode-se passar para a organização dos eventos propriamente dita, ou seja, para o estabelecimento definitivo das datas das ações e as modalidades de evento. Como existem muitas possibilidades (presenciais, digitais ou híbridas) é fundamental ter a certeza de qual forma de evento irá dialogar melhor com o público alvo.

Vale lembrar que a organização do calendário é uma tarefa de gestão e, por isso, quanto mais capacitada e engajada for a equipe de trabalho, melhores serão os resultados obtidos. Então, não perca tempo: inicie sua programação agora! Os resultados, com certeza, virão com o tempo.

Publicidade
Publicidade