Publicidade
O que esperar do setor de eventos em 2024
27 de Dezembro de 2023

O que esperar do setor de eventos em 2024

Inovação, tecnologia e sustentabilidade estão entre os temas principais para a continuidade dos bons resultados

Por Alisson Barcelos 27 de Dezembro de 2023 | Atualizado 27 de Dezembro de 2023

Crédito da imagem: Instagram/The Town

 

O setor de eventos fecha o ano de 2023 com um resultado extremamente positivo no cenário brasileiro. Além de shows e espetáculos que marcaram o ambiente cultural e movimentaram a economia, como o The Town que trouxe ícones pop como Bruno Mars e gerou uma movimentação financeira superior a 1,7 bilhão de reais de acordo com estimativas da prefeitura de São Paulo, outra constatação positiva é que o público se mostrou aberto a viver experiências diferenciadas e inovadoras.

Publicidade

Dentro do mercado corporativo, o sucesso também foi marcante quando pensamos nas ações desenvolvidas durante o ano. Do agronegócio, passando pelo segmento tecnológico, até o setor de turismo, os mais diversos nichos mercadológicos foram contemplados com ações e ativações que atraíram público e geraram resultados acima do esperado.

Mas, o que podemos esperar para o setor em 2024? O setor de eventos, como muitas áreas de negócios, está passando por grandes transformações que incluem temas obrigatórios como inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Essas tendências e como elas devem se comportar no que em breve se inicia são o tema central dessa coluna. Então, uma boa leitura, um feliz ano novo e voltamos a conversar em 2024.

 

A inovação como ferramenta estratégica para o setor

Crédito da imagem: Freepik

Quando pensamos no conceito de inovação dentro do mundo dos negócios, é natural fazer uma associação direta com a tecnologia. Afinal de contas, as empresas que compõe o segmento tecnológico estão entre as mais inovadoras e disruptivas da atualidade.

Porém, o pensamento inovador pode ir muito além da inclusão de processos tecnológicos. No aspecto prático, dentro do setor de eventos, a tecnologia pode auxiliar em processo que incluem desde a venda de ingressos de forma digital até a realização de pesquisas após o fim das ações.

Mas, vale ressaltar que a inovação pode caminhar em territórios muito além do universo digital. Quando uma ação busca oferecer uma experiência diferenciado para o seu público, como, por exemplo, algo voltado à personalização ou a customização, ela está sendo inovadora, disruptiva e atendendo ainda mais as exigências dos consumidores atuais.

Outro exemplo é o investimento para ampliar a acessibilidade dos eventos. Criar acessos especiais e formas com que todas as pessoas, sem exceção, sintam-se confortável é uma maneira de democratizar o mercado e, assim, ampliar a base de clientes. O ano de 2024 será marcado por grandes eventos em praticamente todo o território nacional e, sem sombra de dúvidas, o investimento em inovação terá papel decisivo no sucesso dessas ações.

 

A importância da tecnologia muito além do metaverso

Crédito da imagem: Freepik

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Globant, especializada na análise de negócios digitais, o mercado global envolvendo o metaverso deve alcançar em 2024 uma movimentação financeira na ordem de 800 bilhões de dólares. Outro aspecto interessante é que a geração de empregos no setor também deve ser bastante expressiva.

Dentro desse panorama, vale lembrar que muitas ações tendo como foco o metaverso estão intimamente conectadas com o setor de eventos. De exposições de arte à desfiles de moda, cada vez é maior a procura de marcas e empresas pela divulgação de seus produtos e serviços na plataforma que une o mundo real ao digital.

Ainda que seja considerável a importância do metaverso para o setor de eventos, os investimentos em tecnologia não devem se limitar a essa tendência no próximo ano. O suporte tecnológico se tornou essencial para todos os tipos de ativação. Além da importância de utilizar as mídias sociais para divulgar os eventos, é necessário também adotar processos e sistemas que ampliem a automatização e, assim, possibilitem aos participantes uma experiência ainda mais agradável e marcante.

A pluralidade, que é uma característica do mercado de eventos, também é um atributo do segmento tecnológico. Conhecer e aplicar os melhores recursos é fundamental para o alcance dos bons resultados no setor.

 

A adoção da sustentabilidade como um dos pilares na elaboração dos eventos

Crédito da imagem: Freepik

A valorização da imagem da empresa ou da organização; o engajamento dos participantes e a ampliação do debate sobre o tema, o reaproveitamento de recursos através da reciclagem e do reuso; e uma economia considerável em todo o projeto são alguns dos principais benefícios para as empresas e marcas que buscam incluir as práticas sustentáveis como um dos pilares nos eventos realizados.

Para o público participante, além dos benefícios diretos devido à redução dos impactos sociais e ambientais das ações, a adoção de estratégias ligadas a sustentabilidade também serve como um elemento de redenção, ou seja, os participantes aproveitam os eventos e ainda celebram o fato de que sua diversão está contribuindo com um mundo melhor.

Os principais eventos realizados no país durante este ano já adotam com menor ou maior intensidade ações de caráter sustentável. E, sem dúvidas, essa tendência tendem a se fortalecer ainda mais em 2024.

Por isso, é necessário que os organizadores entendam que em todas as etapas de um evento a sustentabilidade pode e deve estar presente. Na fase de elaboração, selecionar fornecedores responsáveis e espaços ecologicamente corretos; durante o evento, a realização das ações durante o dia para aproveitar a luz natural; no pós-evento encontrar formas de reduzir o lixo e reaproveitar os materiais são maneiras eficazes de fazer da sustentabilidade um destaque das ações. A adoção dessas práticas promove ganhos reais para os organizadores e eleva o conceito dos eventos perante o público participante.

 

Um ano repleto de grandes eventos e apresentações históricas vem por aí

Crédito da imagem: Instagram/Rock in Rio

Um dos pontos mais importantes dos bons resultados conquistados em 2023 dentro do setor de eventos, é que o fantasma da pandemia definitivamente ficou no passado. Se, entretanto, algumas ações ainda não voltaram ao seu caráter presencial, novas alternativas e propostas estão sendo oferecidas ao público que vem respondendo com entusiasmo.

Isso significa que no ano de 2024 os bons resultados definitivamente devem se manter e, até mesmo, se potencializarem. Grandes eventos de caráter internacional como as novas edições do Rock in Rio e do Lollapalooza já estão confirmados. E há grandes possibilidades do Brasil fazer parte também da turnê de dois ícones do mundo pop: Madonna e Beyonce

No cenário corporativo e de negócios, também não faltaram grandes eventos para celebrar os diversos nichos de mercado. Inovação, tecnologia e o agronegócio contarão com uma série de feiras, seminários e encontros técnicos com o objetivo de compartilhar conhecimento e alavancar os negócios.

Fazer previsões sempre é uma tarefa complicada, mas no que depender do interesse e competência das empresas organizadoras de eventos e da vontade e disponibilidade do público, não resta dúvidas que 2024 será um ano marcado por ações da mais alta qualidade e por resultados dignos de serem celebrados.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade