Publicidade
O protagonismo feminino no mercado de eventos
10 de Maio de 2023

O protagonismo feminino no mercado de eventos

Ações focadas no empoderamento das mulheres se consolidam como cases de sucesso em todo o país

Publicidade
Por Alisson Barcelos 10 de Maio de 2023 | Atualizado 10 de Maio de 2023

 

Dois atributos que se encaixam com perfeição nas definições do mercado de eventos é a multiplicidade e a pluralidade. Isso significa que os projetos mais diferentes e destinados aos públicos mais diversos ganham vida e se tornam ações de sucesso.

Publicidade

Nesse sentido, é bastante natural que as mulheres vêm ampliando de forma cada vez mais expressiva sua participação no setor. Em todo o país, multiplicam-se os eventos que tem como foco o universo feminino.

Embora existam muitas barreiras e desafios a serem superados para uma verdadeira quebra de paradigma, não é exagero afirmar que as mulheres vêm assumindo gradativamente um papel de protagonismo dentro do mercado de eventos.

Se, por um lado, as ativações e ações ligadas aos interesses femininos consolidam-se como cases de sucesso, por outro, dentro do mercado, ainda existem muitas atividades, especialmente as de caráter mais especializado, que se mantém distantes das mulheres.

Nesta coluna, vamos debater esse tema de grande relevância dentro do panorama nacional. Boa leitura.

 

Os desafios em busca da isonomia de gênero no mercado de eventos

Crédito da imagem: Freepik

A participação das mulheres no mercado de trabalho vem evoluindo de forma considerável nas últimas décadas. Basta, por exemplo, pensar no número de profissionais femininas que trabalhavam fora na década de 1950 e comparar com os dias de hoje para verificarmos como o cenário mudou.

Entretanto, se do ponto de vista quantitativo os resultados são expressivos, o mesmo não ocorre quando a análise é qualitativa. Ainda persiste uma grande disparidade no que se refere à remuneração entre homens e mulheres e, também, na ocupação de cargos de direção ou gestão, dominados majoritariamente pelos homens.

No setor de eventos, a democratização é intensa. É bastante comum que ações de grande sucesso e repercussão contem com produtoras, planners, cerimonialistas, redatoras e profissionais de atendimento femininas. Porém, na mesma medida, para algumas atividades mais técnicas como a gestão comercial ou a captação de recursos, ainda não é tão contundente o número de mulheres ocupando funções estratégias que impactam diretamente no sucesso dos eventos.

Emponderar o público feminino é uma forma de valorizar todo o mercado e, principalmente, as profissionais que fazem parte dele. A isonomia de gênero vem se fortalecendo, mas ainda é longo o caminho. Cabe a todos nós contribuirmos para que esse desejo se torne realidade.

 

Primeira edição do Delas Summit acontece em Balneário Camboriú

Crédito da imagem: Divulgação/Delas Summit

No dia 12 de maio o programa Sebrae Delas Mulher de Negócios promove o Delas Summit 2023, uma iniciativa que tem como objetivo impulsionar e fortalecer negócios liderados por mulheres. O evento acontece no Expocentro Balneário Camboriú e busca promover o networking, o desenvolvimento pessoal e profissional e o fortalecimento das mulheres no mercado.

Entre as palestrantes confirmadas, destaque para Carol Paiffer, CEO da Atom, a maior empresa de traders da América Latina. Além delas, outras palestrantes já estão confirmadas como: Adriana Loch, Ana Oliveira e Letícia Lucca, Chai Carioni, Daniela Viek, Fabricia Borba, Patricia Santos e Vanessa Tobias. Ao todo, serão oito horas de programação, 18 palestras e 2.500 mulheres em busca de aperfeiçoamento e insights para os seus negócios.

De acordo com a gestora do Sebrae Delas Mulher de Negócios, Marina Barbieri, “iniciativas como o Delas Summit são essenciais para conectar as mulheres empreendedoras e alavancar a geração de negócios, fortalecendo as competências que elas já têm. Hoje, Santa Catarina está acima da média nacional quando falamos em percentual de empreendedoras, são 35% de mulheres donas dos seus próprios negócios, e é nosso papel fomentar o conhecimento delas em busca do sucesso”. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

 

Women’s Music Event celebra a força feminina no cenário musical do país

Crédito da imagem: Divulgação Instagram/Women’s Music Event

O Women’s Music Event é considerado o maior encontro de mulheres da indústria da música do país e acontece entre os dias 15 e 18 de junho em São Paulo. Esta que é a sétima edição do evento terá como madrinha a cantora Karol Conká.

Durante os dias do evento o público poderá aproveitar uma lista de atrações com atividades como oficinas, painéis e shows gratuitos em quatro pontos da cidade, entre eles, a Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro da cidade, onde acontecerá a parte de oficinas, painéis e masterclasses.

Este ano, além de manter o mesmo valor dos ingressos do ano passado, o evento disponibiliza 100 ingressos de early bird no valor de R$ 100 o passaporte completo para todas as atividades (R$ 50 para meia-entrada).

O Women’s Music Event é uma plataforma de música, negócios e tecnologia criada para aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música. Idealizada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, a plataforma estreou em março de 2017 com a WME, maior encontro de mulheres da indústria da música em São Paulo, atraindo mais de mil pessoas em painéis de debate, workshops, shows e festas.

Desde então, já realizou seis edições da WME. Além do encontro, acontece anualmente a WME Awards by Music2!, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra. Mais informações estão disponíveis clicando aqui.

 

Eventos destinados às mulheres ganham projeção em todo o Brasil

Crédito da imagem: Divulgação/Acelerada Experience Women’s

As profundas mudanças sociais e comportamentais dos últimos anos têm um papel significativo na busca das mulheres por maior autonomia e independência. Dessa forma, é natural que o mercado de eventos destinados a atender esse desejo de liberdade e empoderamento venha crescendo em todo o país.

Em março deste ano, mês em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher, foi possível perceber o imenso potencial dos eventos destinados às mulheres dentro do mercado brasileiro. Em praticamente todo o país, diversas ações foram postas em prática visando ampliar as possibilidades de contato e networking entre o público feminino e, principalmente, ampliar e consolidar sua expressividade como ente social.

Uma das ações mais originais nesse sentido foi a primeira edição do Acelerada Experience Women´s Day, 100% focado em mulheres motociclistas. O evento foi “necessário no mercado. Nunca foi feito nada igual. E é só o começo, acredito que iremos crescer muito, juntos com as marcas parceiras, marcas que estão olhando de forma especial para o público feminino”, destacou Eliana Malizia, uma das organizadoras.

Para as marcas que planejam reforçar sua conexão com o público feminino ou para as empresas de eventos que buscam profissionais capacitadas e comprometidas, a inclusão das mulheres no mercado de eventos é uma ação positiva. Ganham as empresas, as mulheres e toda a sociedade.

Publicidade
Publicidade