Publicidade
O agronegócio no foco do mercado de eventos
06 de Junho de 2023

O agronegócio no foco do mercado de eventos

Ações por todo o país ampliam os resultados de um dos setores mais importantes da economia brasileira

Publicidade
Por Alisson Barcelos 06 de Junho de 2023 | Atualizado 06 de Junho de 2023

Que o Brasil é um dos principais players mundiais no agronegócio ninguém discorda. Mas, mesmo com essa constatação, os números do setor ainda impressionam. Conforme relatório divulgado no início do ano pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada a balança comercial do setor iniciou 2023 com superávit de US$ 8,69 bilhões, bem acima do superávit de US$ 2,61 bilhões da balança comercial total, que considera produtos de todos os setores.

Não é a toa que o agronegócio se tornou um setor prioritário para o mercado de eventos. Com objetivos diversos que vão da democratização do conhecimento, passam pela ampliação da divulgação das iniciativas sustentáveis e chegam ao impulsionamento do segmento, feiras, congressos e simpósios acontecem de forma constante e periódica em todo o país, possibilitando a ampliação do networking entre os profissionais e a geração de negócios e oportunidades.

Publicidade

Por ser um nicho de mercado com alto valor agregado, uma feira de negócios ou um evento de caráter expositivo pode movimentar em poucos dias milhões de reais, o que impacta diretamente no desenvolvimento econômico local, regional e até mesmo nacional.

E ainda que os eventos presenciais sejam os grandes destaques do setor, a transformação digital também já faz parte do universo agro e novas modalidades de encontros utilizando a tecnologia como suporte já apresentam bons resultados no setor. Nesta coluna o agronegócio é o grande destaque. Confira.

 

Agriness Next reúne mais de mil participantes em três dias de evento

Crédito da imagem: Divulgação/Agriness Next

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho um público superior a mil pessoas participou do Agriness Next, considerado um dos principais eventos de inovação, tecnologia e gestão com foco na produção animal. Tendo como elemento norteador dos debates e das palestras a transformação digital e suas implicações no processo de tomada de decisão, o evento reuniu líderes e profissionais da produção animal. Além das novidades e novas ferramentas para impulsionar o setor, foram apresentados também casos práticos de inovação tecnológica dento da cadeia produtiva do segmento.

De acordo com Eduardo Hoff, coordenador geral do Agriness Next, “quando idealizamos o evento, pensamos ele como uma forma de apoiar o mercado de produção animal do Brasil e do mundo a falar sobre tecnologia, inovação, gestão e pessoas, algo que, na nossa opinião, é uma fronteira a ser muito explorada para termos maior eficiência produtiva, sustentabilidade e prosperidade nesse setor. Pensamos em aproximar pessoas e empresas apoiadoras que tivessem o mesmo desejo da Agriness, que é impulsionar todos para o próximo mundo, um mundo mais harmônico, mais tecnológico, com mais informação, com pessoas empoderadas pelo conhecimento e pela sua eficiência”.

Um dos diferenciais da ação foi a realização da primeira edição do “On Fire Festival”, painel cuja meta era celebrar toda a cadeia de produção da carne e os profissionais responsáveis pelo avanço do setor. Mais detalhes do evento você encontra no perfil @agrinesnext.

 

Florianópolis sedia 14º edição do Simpósio Técnico da ACAV

Crédito da imagem: Divulgação/ACAV

Se existe um ponto de convergência entre praticamente todos os eventos ligados ao universo agro brasileiro, sem sombra de dúvidas, é a oportunidade de compartilhamento de informações e conhecimentos estratégico para o desenvolvimento das atividades do setor.

E esse também é um dos objetivos do 14º Simpósio Técnico da ACAV que acontece no Centrosul, em Florianópolis, entre os dias 29 e 31 de agosto.

Em matéria publicada aqui no portal Acontecendo Aqui, Bento Zanoni, um dos coordenadores doe evento, destacou que a realização é “um momento importante para o agronegócio catarinense e brasileiro, pois traz para a discussão temas relevantes para a avicultura e, ao mesmo tempo, apresenta as inovações que surgem no Brasil e no mundo. Tudo isso com o principal objetivo que é a busca constante do aperfeiçoamento e do nível de qualidade da cadeia produtiva do setor”.

Ainda de acordo com a reportagem, o presidente da ACAV, Ricardo Castellar, ressaltou que “a iniciativa do Simpósio é parte da jornada em busca da eficiência, da biosseguridade e da construção de cadeias produtivas cada vez mais sólidas. A sanidade também é um desafio. Santa Catarina é livre das doenças mais graves que hoje afetam outros países”.

Para realizar as inscrições no evento ou conferir as possibilidades de patrocínio, basta acessar o endereço www.simposioacav.com.br.

 

Agricultura familiar é um dos temas da Feira AgroPonte que acontece em Criciúma

Crédito da imagem: Divulgação/AgroPonte

Se os principais players nacionais ligados ao agronegócio encontram oportunidades na grande maioria dos eventos relacionados ao setor, a agricultura familiar vem se consolidando também como um tema de destaque neste mercado.

Um dos diferenciais da Feira AgroPonte, que acontece na cidade de Criciúma entre os dias 16 e 20 de agosto, é justamente a valorização dos pequenos produtores. Além de possibilitar um desenvolvimento mais sustentável, a agricultura familiar também tem importância na segurança alimentar da população através da produção de alimentos mais saudáveis. Dessa forma, a feira fomenta oportunidades especiais para esses agricultores, incentivando sua participação e promovendo a comercialização de seus produtos.

O evento ainda reúne as últimas novidades e tendências do agronegócio e as principais inovações do setor. Para quem busca se conectar com produtores, empreendedores, especialistas e entusiastas do setor, é uma ocasião perfeita para compartilhar conhecimentos.

Na feira, os produtores e fabricantes podem apresentar seus lançamentos desde maquinários e equipamentos agrícolas até alimentos orgânicos, artesanato e alimentos produzidos localmente. Além da exposição, a AgroPonte apresenta aos visitantes uma programação com diversas palestras, workshops e painéis de discussão. Profissionais que são referências no mercado compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre temas como inovação agrícola, técnicas sustentáveis, gestão rural e muito mais.

A feira conta com estrutura de acessibilidade, praça de alimentação, amplo estacionamento, 30.000 m² de exposição e 250 estandes. O público previsto é de 100 mil visitantes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

Bahia Farm Show oportuniza a troca de conhecimento entre os principais players do setor

Crédito da imagem: Divulgação/Bahia Farm Show

Considerada um dos três maiores eventos do mercado nacional em volume de negócios ligado ao segmento agro, a Bahia Farm Show se consolidou como um autêntico ponto de encontro entre gestores públicos e profissionais de empresas que são referências no país.

O evento teve início em 2004 e se consolidou com o passar do tempo. Atualmente, a feira se tornou palco de milhares de visitantes a cada nova edição, ampliando ainda mais o poder de alcance e visibilidade do setor.

O foco principal da iniciativa é proporcionar ao segmento agro brasileiro o melhor em tecnologia, inovação e oportunidades. Através da conexão entre produtores, empresas e instituições financeiras, a feira possibilita a criação de um ambiente propício aos negócios e ao surgimento de novas oportunidades.

Com uma agenda repleta de palestras e oficinas entre os dias 06 e 10 de junho, alguns dos maiores fabricantes brasileiros de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços estarão presentes apresentando o que existe de mais contemporâneo em inovação e tecnologia para o segmento do agronegócio.

Um aspecto que chama a atenção é a multiplicidade de temas. Na edição do ano passado, por exemplo, houve um painel intitulado “A mulher no agronegócio” cujo objetivo era debater o papel do público feminino na gestão do setor e ampliar a visibilidade do tema.

 

Agripesi 2023 movimenta um dos mais tradicionais mercados do agronegócio brasileiro

Crédito da imagem: Divulgação/Agripesi 2023

É claro que uma das maiores potências do agronegócio brasileiro não poderia ficar de fora da nossa curadoria de eventos relacionados ao setor. Com uma diversificada programação entre os dias 22 e 25 de junho acontece no Mato Grosso do Sul a terceira edição da Agripesi.

Com uma vocação agrícola que já faz parte da cultura da região, investimentos na expansão continuada do setor e uma agroindustrialização que é referência nacional, o agronegócio no Mato Grosso do Sul é muito mais do que um segmento de mercado, é um dos principais vetores do desenvolvimento econômico local. Prova disso é que 13 municípios entre os mais ricos do agro no país estão localizados em solo sul-mato-grossense.

Quem busca se atualizar com as últimas novidades e tendências do setor, com certeza, vai encontrar na feira um local ideal. O que existe de mais moderno em matéria de equipamentos e serviços estará sendo apresentado aos players do setor.

O evento também se destaca pelo imenso potencial de networking. Com o público principal composto por produtores, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas, é possível estabelecer parcerias e identificar oportunidades.

Com uma seleção de palestrantes que abordarão temas inspiradores com a intenção de despertar insights para quem atua no segmento agro, a feira ainda conta com uma programação de workshops interativos. Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram oficial do evento.

Publicidade
Publicidade