Publicidade
Música, teatro, cinema e diferentes expressões artísticas na agenda comentada da semana
23 de Maio de 2024

Música, teatro, cinema e diferentes expressões artísticas na agenda comentada da semana

A agenda comentada da semana está repleta de diferentes expressões artísticas para você organizar sua agenda com muita cultura e entretenimento. Acesse e divirta-se!

Publicidade
Por Entretenimento 23 de Maio de 2024 | Atualizado 23 de Maio de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 23 a 29 de maio de 2024

 

Diferentes expressões artísticas para você organizar sua agenda! Acompanhe.

Publicidade

 

Expressões artísticas

O cantor e compositor Duca Leindecker apresenta hoje (23), em Florianópolis, o show Pedidos que será beneficente, para ajudar os músicos atingidos pelas enchentes no RS, inclusive alguns artistas que perderam até seus instrumentos musicais. Os ingressos estão à venda pelo link e com uma novidade: o público interessado em interagir para conversar e fazer fotos, também poderá assistir a passagem de som.

Solidariedade

Além da renda dos ingressos, o público poderá doar calçados, roupas e cobertores em bom estado para amenizar a situação do frio no RS, que volta mais intenso nos próximos dias. As doações serão recebidas na entrada do Teatro Ademir Rosa, independente do ingresso solidário que já prevê a doação.  | Crédito da imagem: Guilherme Moura.

 

Também nesta quinta-feira (23), o espetáculo A Brilhante Elis, da artista Giovanna Portella, fará um tributo a Elis Regina no Continente Shopping com os maiores sucessos da carreira da cantora gaúcha, com bossa nova, samba e MPB, a partir das 19h, na Praça Central do empreendimento. A entrada é gratuita.

 

Carola Ponto, pseudônimo de Ana Carolina Teixeira Pinto, que é mestre e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), fará o lançamento do livro de contos autoficcionais Carola com Carolina, hoje (23), na Fundação Cultural BADESC, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

 

A cantora Jéssica Pereira é a convidada desta Sexta Jazz AF | Especial Erykah Badu, para homenagear pela segunda vez a cantora norte-americana, de 53 anos, que é um farol de autenticidade, criatividade e inovação. Poucos artistas deixaram uma marca tão profunda e em tão pouco tempo na cena de R&B e soul quanto Erykah Badu. O show será na sexta-feira (24), às 20h, no Piso G2 do Villa Romana Shopping, gratuito e com audiodescrição ao vivo.

 

Expressões artísticas

A dupla de palhaçaria Roda Riso, formada por Greice Miotello (palhaça Gretta) e Allan Ortega (palhaço Billy), finaliza neste sábado (25), a jornada de apresentações gratuitas da intervenção de rua Lá vem a Bonita!, que passou por outras nove cidades de Santa Catarina – no motorhome apelidado carinhosamente de Bonita -, e termina em Florianópolis, no Parque de Coqueiros. A peça, dirigida pelo renomado diretor e palhaço Ricardo Puccetti, tem entrada gratuita e será apresentada às 16h30.  | Crédito da imagem: Pedro Ambrósio.

 

A peça Socorro! Meu pai é Argentino e de Direita será apresentada no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, também no sábado (25), às 20h30, depois do grande sucesso que fez em São Paulo e em Caxias do Sul/RS. Região que vai receber todo o lucro das vendas realizadas até o dia 19 de maio, como forma de ajudar toda a população que sofreu com as enchentes que assolaram o estado nos últimos dias. Ingressos e programação pelo @socorro.meupai.

 

Neste sábado e domingo (25 e 26), o Floripa Shopping vai receber a oficina infantil de pintura neon Arte que Brilha, uma experiência divertida com luz negra para iluminar tinta neon. Serão dois ambientes escuros, especialmente projetados com luzes fosforescentes e tintas neon para os pequenos artistas terem a liberdade de se expressar em meio aos pincéis, telas e cavaletes. Além disso, a criançada poderá levar a própria obra de arte de lembrança para casa. A Oficina é gratuita, para crianças de 4 a 12 anos, com inscrições no local e por ordem de chegada. Pela primeira vez na cidade, o evento será a partir das 14h, no Piso L2 do empreendimento.

 

Ó QUE BACANA

Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retomará nos próximos dias as aprovações de cartas de captação para a ferramenta. Esta era uma demanda desde que o PIC surgiu e, agora, atende às exigências do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e o sistema está em permanente aperfeiçoamento. Saiba mais.

 

Na última semana, Goiânia recebeu a primeira edição do evento “O Negócio da Moda” (ONDM), que atraiu um público de mais de 2.500 pessoas por dia ao Centro de Convenções da capital de Goiás. O evento, criado em 2015 em Santa Catarina, destacou-se por trazer renomados palestrantes do mercado da moda e da confecção e também por ser uma expressiva feira de insumos para confeccionistas – nesta edição contando com 48 empresas expositoras. O êxito garantiu uma nova edição em Goiânia para 2025, confirmada para os dias 25 e 26 de junho. Outras edições estão programadas para Balneário Camboriú ainda este ano, em outubro, e no Agreste em Pernambuco também em 2025.

 

Expressões artísticas

 

No mar da Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC), a artista Cariú BM realizou a primeira ação do projeto “Trânsitos Indisciplinados”, legitimado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Dança – 2023 e que quer ressignificar a dança contemporânea aliando reflexões de acessibilidade e sustentabilidade. A proposta de trabalho tem duração de quatro meses, engloba artistas de diferentes regiões do Estado, assegura documentação, além de acessibilidade e discussão sobre práticas sustentáveis, pois os convidados criam ações performativas a partir de sobras de tecidos industriais.

Os resultados serão transformados em fotodança e ganham debates em conferências, uma revista digital e um vídeo que registrará as ações realizadas em Florianópolis, Blumenau e Garuva.  | Crédito da imagem: Cristiano Prim.

 

PROGRAME-SE

Dez países já estão confirmados (entre eles Tunísia, Índia, Marrocos, Senegal, Paquistão e Peru), além de diversos estados brasileiros, como Amapá, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, para a Feincartes, que volta à Capital catarinense para uma edição com mais de 20 mil produtos de artesanato, decoração, joias e moda típica para os apaixonados pela cultura do mundo. De 31 de maio a 9 de junho, o MC Centro de Eventos, em São José, terá uma programação para toda a família, inclusive com oficinas de artesanato, e uma praça de alimentação com gastronomia variada. Acompanhe a programação pelo @feira_feicartes.

 

Os filmes “1798 – revolta dos búzios” e “Toda Noite Estarei Lá” estreiam na salas de cinema no próximo dia 30. O primeiro é um documentário dirigido por Antonio Olavo, que fortalece a história e memória do povo negro no Brasil. Já o segundo, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, acompanha a jornada de Mel Rosário, de 58 anos, que após sofrer uma agressão transfóbica, todas as noites, se põe diante da igreja neopentecostal que a impede de frequentar.

 

A arte da palhaçaria, encontros, afetos e (in)formação é a programação do 1º FESPA – Festival de Palhaçaria, que será de 5 a 9 de junho, em Blumenau com uma programação ampla, variada, inclusiva e descentralizada. Serão três atrações convidadas; cinco espetáculos selecionados do estado de Santa Catarina; duas oficinas formativas de palhaçaria; um cortejo artístico pelas ruas de Blumenau; uma roda de conversa; e um Cabaré de palhaçaria. Toda a programação será gratuita e aberta ao público com tradução em Libras. Acompanhe tudo pelo @margaemargarete (foto de destaque).

 

Expressões artísticas

 

Florianópolis e São José recebem, pela primeira vez, o Festival Armacell EcoMúsica, projeto itinerante que, em 2024, relembra os 30 anos de saudade de Tom Jobim (1927-1994). Em Santa Catarina, estão programados três concertos e uma masterclass, entre os dias 5 e 9 de junho, todos com entrada gratuita. O festival segue para a capital paulista em agosto, onde terá uma edição no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Programação

Além do pianista e curador paulista Fabio Caramuru, idealizador da proposta, os espetáculos terão participação de grandes virtuoses como convidados, entre eles o maestro, pianista, cantor e pesquisador Marco Bernardo, de São Paulo; o pianista e maestro catarinense Luiz Gustavo Zago; o contrabaixista Tiê Pereira; o baterista Richard Montano e a cantora Claudia Bossle. Todas as apresentações terão projeções de videoarte assinadas pela artista Ciça Lucchesi. Acompanhe a programação.  | Crédito da imagem: Michael Dantas.

Crédito da imagem em destaque: Ruth Rodrigues.

Envie sugestões de pauta para [email protected]

Publicidade
Publicidade