Coluna Patrícia Dalpra | Líder informal: o que é e quais são suas características?

14 de Fevereiro de 2018

O líder informal é uma das figuras que vem ganhando mais destaque dentro das organizações na atualidade, especialmente por sua capacidade de direcionar as ações dos demais colaboradores.

Esse profissional possui um tipo de autoridade que não decorre de posições hierárquicas, mas de atributos pessoais que influenciam positivamente a equipe. Por isso, é muito importante conhecer suas características e identificá-lo em meio a outros perfis.

Neste post, você vai saber todas essas informações sobre o líder informal. Boa leitura!

 

O que é liderança informal?

De maneira geral, as empresas definem certos cargos como posições de chefia e buscam profissionais com o perfil de liderança para ocupá-los. Contudo, isso não exclui o surgimento natural de líderes dentro das equipes, inclusive é importante que essa prática seja incentivada.

Então, os escolhidos pelos critérios de seleção da organização são chamados de líderes formais, e os do segundo grupo, que surgem naturalmente, são os líderes informais.

 

Qual a diferença entre líderes formais e informais?

As principais diferenças entre líderes formais e informais dizem respeito ao tipo de influência que cada um deles exerce sobre os colaboradores. Confira:

 

1. Posição hierárquica

Os líderes formais são as pessoas designadas para funções de liderança, como gerentes, diretores, supervisores, etc. Já os líderes informais situam-se na mesma hierarquia dos liderados e conquistam sua condição em virtude da influência que exercem sobre o time.

 

2. Tipo de influência

Embora muitos líderes formais motivem e engajem a equipe, em última análise, ou os colaboradores obedecem suas ordens ou sofrerão consequências negativas (advertência, suspensão ou demissão).

Por outro lado, a influência do líder informal é puramente medida pelo hábito de deferência. Isto é, as pessoas aceitam continuamente as orientações desse profissional, ainda que não existam punições para desobediência.

 

3. Poderes na empresa

O líder informal não tem poder na empresa, não pode punir nem beneficiar outros colaboradores. Por sua vez, o líder formal é o responsável por promoções, avaliações de desempenho e outras ações que têm impacto direto na carreira do funcionário.

Contudo, vale ressaltar que essas figuras não são antagônicas, em geral as boas lideranças formais e informais atuam com harmonia e buscam os objetivos da organização.

 

Quais são as características do líder informal?

O líder informal pode ser identificado por um conjunto de características. Veja a seguir:

 

1. Ter seguidores

A verdadeira influência sobre os demais é constatada pelo fato das pessoas seguirem ou não as orientações do profissional. Afinal, qualquer um pode afirmar a condição de líder, contudo apenas aqueles que exercem uma influência verdadeira produzirão efeitos na equipe.

Por isso, é preciso identificar quem, dentro de um grupo, é habitualmente seguido pelos demais, sem qualquer posição formal de liderança.

 

2. Inspirar naturalmente

Os líderes informais precisam inspirar os demais colaboradores para serem seguidos, uma vez que não possuem poderes de direção. Essa inspiração pode ser fruto de uma série de atributos positivos, como os seguintes:

  • comportamento ético;

  • conhecimento técnico;

  • inteligência emocional;

  • visão;

  • proatividade;

  • empatia.

3. Demonstrar senso de liderança

A liderança é fruto também de um jeito específico de se comportar, seja ele um atributo da personalidade ou aprendido durante a vida. O líder é uma pessoa aberta a novas ideias, com boa comunicação interpessoal e que compreende as necessidades e pretensões do grupo.

No geral, esse profissional é frequentemente eleito para conduzir negociações e representar os colaboradores da equipe.

 

4. Motivar os colegas

O líder informal frequentemente motiva os membros da equipe, tornando-os mais dispostos a cumprir suas tarefas e lutar por seus objetivos. Nesse sentido, as orientações desse profissional são recebidas com a crença de que seriam o melhor para o grupo.

Com efeito, o engajamento e a disposição para seguir o caminho proposto é naturalmente maior, especialmente se comparado às ordens de superiores. Por isso, o ideal é contar com líderes informais alinhados com a estratégia da empresa, para que sua atuação se reflita em resultados positivos. 

Para entender um pouco mais sobre as características dos líderes, confira nosso artigo sobre liderança comportamental e fique por dentro desse tema tão importante.

Conheça os materiais gratuitos que desenvolvemos.

 

Uma ótima semana!

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com

https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
Instagram: @pdimagemecarreira
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
Site: www.pdimagemecarreira.com

Patrícia Dalpra

  • imagem de pdalpra
    Patricia Dalpra: Gestora de Imagem e Carreira com Especialização em Personal Branding pela Universitat Ramon Llull – Barcelona/ Madri, Especialista em Coaching Ontológico pela Newfield Network - Santiado/ Chile, Coaching Executivo pelo Behavioral Coach Institute – NY/ EUA, Imagem e Comunicação pelo London Image Institute – Atlanta/EUA. Professora do IBMEC e proprietária da empresa PD Gestão de Imagem e Carreira. Atua como estrategista da marca pessoal no processo de gestão de imagem e de carreira tendo atendido centenas de profissionais liberais , executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Odebrecht, SENAI, entre outras.