Publicidade
Grupo francês, Bossa Nova, acessibilidade e muito mais na coluna recheada de cultura dessa semana
13 de Junho de 2024

Grupo francês, Bossa Nova, acessibilidade e muito mais na coluna recheada de cultura dessa semana

De cine-concerto do grupo francês, passando pela Bossa Nova de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, acesso a coluna cultural dessa semana e divirta-se!

Publicidade
Por Entretenimento 13 de Junho de 2024 | Atualizado 14 de Junho de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 13 a 19 de junho de 2024

 

com direito a grupo francês, o melhor da Bossa Nova e muito mais!

Publicidade

 

Joinville, Blumenau, Criciúma e Florianópolis, são as cidades por onde o coletivo francês Les Barbarins Fourchus passará, em Santa Catarina, para quatro apresentações gratuitas do cine-concerto Lumina. Joinville recebeu o espetáculo na última quarta-feira (12), a próxima cidade será Blumenau, nesta quinta-feira (13), depois Criciúma, no sábado (15) e Florianópolis no domingo (16). O projeto que une música ao vivo e cinema mudo faz parte da programação da Tournée AF da Aliança Francesa da Capital, que realizará oito atrações diferentes até o fim do ano, todas gratuitas e com audiodescrição ao vivo. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar nos teatros. Na capital catarinense não é necessário reservar. Acompanhe pelo @aliancafrancesafloripa.

 

 

Leila Pinheiro e Roberto Menescal (foto/Washington Possato) estão em Florianópolis para uma programação imperdível para quem gosta de Bossa Nova. É que dentro da programação da 4ª Mostra de Violão Anabá, ele participa de uma Roda de Conversa sobre música e suas transformações ao longo do tempo, hoje (13), às 15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Amanhã, os dois grandes artistas farão o show 65 Anos de Bossa Nova, no mesmo local que estará aberto a partir das 19h. Leila e Roberto deixaram um convite para os leitores do AcontecendoAqui!

 

A partir da observação de que muitos eventos culturais não contemplam o público PCD (Pessoa Com Deficiência) de maneira eficaz, a artista Violeta Alvez criou a oficina Acessibilidade: Como é Que se Faz?. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do município de Camboriú, ela será realizada no sábado (15), às 13h, presencialmente, na Fundação Cultural de Camboriú, com foco na promoção de projetos culturais acessíveis. Desde a produção até a execução, os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no link. As oficinas serão acessíveis para o público surdo, ouvinte e demais pessoas com deficiência. Mais informações com Violeta no (47) 99611-3756.

 

Tendo o amor como tema central, a escritora Rosangela Acioli Pasold presta uma homenagem póstuma ao seu marido, Cesar Luiz Pasold, no livro Com todo o nosso amor, que traz correspondências e poemas trocados pelo casal durante os anos de relacionamento e será lançado hoje (13), na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A entrada é gratuita, o evento começa a partir das 18h30.

 

Depois de três anos sem ser realizado, nesta sexta-feira (14), a Biblioteca Pública de Pirabeiraba, em Joinville, será palco para o evento Diálogos Arte para Todos, para receber uma série de eventos culturais que irão debater o potencial da arte na vida e na saúde de pessoas com deficiência, transtorno mental e neurodiversas de todas as idades e suas famílias. Todos os eventos serão gratuitos e terão intérprete de Libras e audiodescrição aberta, para garantir acessibilidade a pessoas surdas e cegas. É possível acompanhar a programação pelo @instituto_impar.

 

Começa neste sábado (15) e vai até o dia 23 de junho, o primeiro Festival de Arquitetura de Florianópolis, promovido pela AsBEA-SC. O evento oferecerá uma série de atividades gratuitas, como exposições de projetos, caminhadas culturais, shows musicais, palestras técnicas, oficinas de escrita, de croqui, de arte e de bordado livre, passeios guiados e cinema ao ar livre, entre outras ações realizadas por instituições, empresas e agentes culturais que se somam para formar uma agenda diversificada e atrativa aos mais diversos públicos. Com foco em arquitetura, arte, cultura, educação e turismo e estímulo à vida urbana, a abertura será às 11h no Largo da Alfândega (foto de destaque), com shows, exposição de projetos e atividades interativas. As inscrições para as atividades estão disponíveis pelo site.

 

Integrar arte e tecnologia a processos pedagógicos. Esse é o objetivo do curso da Platô Cultural, Introdução às Aventuras de Aprendizagem: Arte, Tecnologia e Gamificação na Educação, que vai capacitar professores da Educação Básica (Infantil e Ensino Médio) a desenvolver projetos com conteúdos diferenciados, criativos e lúdicos. O curso começa na próxima segunda-feira (17) e vai até 11 de julho, de forma totalmente gratuita e online. As inscrições estão abertas no site. As vagas são limitadas.

 

Seis dias de programação com atrações gratuitas e abertas ao público. Esta é a programação do 1º Festival Choro Mulheril, que será de 18 a 23 de junho, em Floripa. Mais que uma roda, o evento é um movimento que incentiva o protagonismo feminino na música popular urbana mais antiga do Brasil. O Festival celebra o sucesso crescente do coletivo, que se apresenta todo sábado no calçadão da Rua Victor Meirelles, no Centro Histórico de Floripa. Além das apresentações de profissionais, artistas locais, reconhecidos nacionalmente e estudantes, terão ações de ensino e formação. É possível acompanhar a programação pelo @rodadechoromulheril.  | Na foto, o Choro Mulheril no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), durante o TUM Festival. Crédito: Larissa Trentini.

 

Ó QUE BACANA

 

Um dos mais vibrantes espaços culturais de Florianópolis, o Centro Cultural Casa Vermelha, que é um Ponto de Cultura reconhecido pelo MinC desde 2016, volta a ter um espaço físico. O local, sede do Teatro em Trâmite, precisou entregar o imóvel onde estava desde 2013 durante a pandemia e nos últimos três anos operou a partir de centros comunitários pela cidade. O novo endereço, localizado na Caieira do Saco dos Limões, foi totalmente remodelado e voltará a abrigar cursos e oficinas de teatro, apresentações, eventos e outras atividades culturais, movimentando a classe artística e cultural da capital catarinense. Saiba mais no site e acompanhe a programação pelas redes sociais @mcccasavermelha.

 

Guilherme Takeda, especialista em paisagismo biofílico, aterrissa em Florianópolis a convite da Morada Eco e Iris Giardini para falar sobre o impacto da biofilia associada à sustentabilidade. A palestra será hoje (13), às 17h, no auditório do Square SC. De acordo com ele, a conexão com a natureza está se mostrando, por meio de pesquisas científicas em todo o mundo, um excelente aliado das estratégias para mitigar a insustentabilidade que estamos assistindo em nosso planeta. Antes do público mergulhar no tema Biofilia e Sustentabilidade, a arquiteta Larissa Gransotto abre a programação apresentando a sua CASA de Verdade. A profissional é a primeira em Florianópolis a construir uma Tiny House em madeira laminada. Os ingressos estão esgotados!

 

Falando em sustentabilidade, a exposição Uma Ponte Para A Sustentabilidade, de Jesivan da Silva, estreia na galeria de arte do Shopping Itaguaçu com peças – criadas com materiais da Ponte Hercílio Luz que seriam descartados – evocam memórias afetivas e novas conexões. As obras do escultor gaúcho, ficarão por lá até o dia 1º de julho. são 15 esculturas que buscam reconectar o objeto às pessoas. A entrada é gratuita.

PROGRAME-SE

 

“De forma inesperada, surpresa revelada:
Milagre, aparição
Vertigem ou miragem, esfinge na paisagem:
Atinge o coração”

Os primeiros versos da novíssima canção do quarteto Boca Livre anunciavam a reunião do grupo depois da separação em 2021. Afinal, são muitas celebrações: novo single, fazer shows, comemorar o Grammy de melhor álbum de pop latino para “Pasieros” e trazer para as plataformas digitais dois álbuns clássicos. No dia 21 de junho, a Orth Produções traz o grupo para um show no Teatro Ademir Rosa (CIC) e os ingressos já estão à venda no site.  |
Crédito da imagem: Leo Aversa.

 

Made in Fogo Festival BBQ é o evento gastronômico que chega ao Continente Shopping nos dias 22 e 23 de junho. Especial para os amantes de churrasco e boa gastronomia, o festival tem entrada gratuita e reunirá os melhores assadores do país, apresentando mais de uma tonelada de carnes nobres e cortes especiais em diversas estações de churrasco. O evento será das 10h às 19h e, além dos alimentos preparados na brasa, as estações de acompanhamentos vão harmonizar perfeitamente com as carnes, bem como drinks, chopp gelado e uma programação musical com direito a Lounge Kids especialmente preparado para os pequenos.

 

Shows, espetáculos, exposições, oficinas e diversas atividades estão na agenda cultural da FCC. Confira!

 

Crédito da imagem de destaque: divulgação.

Envie sugestões de pautas para [email protected].

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade