Publicidade
ESTREIA | COLUNA FAZER ACONTECER, com Berna Wagner
19 de Fevereiro de 2024

ESTREIA | COLUNA FAZER ACONTECER, com Berna Wagner

A coluna contempla conteúdos que visam o crescimento sustentável das empresas, por meio da Gestão Ágil

Por Berna Wagner 19 de Fevereiro de 2024 | Atualizado 19 de Fevereiro de 2024

 

Caros Leitores!

Publicidade

Com satisfação apresento nossa nova colaboradora: Berna Wagner, administradora, especialista em Gestão Ágil e produtividade, com pós-graduação em Gestão de Projetos.

Em sua trajetória de 27 anos de mercado, Berna registra passagens por agências de Santa Catarina e em grandes empresas na área da saúde. Como ela diz, é apaixonada por performance operacional e no poder da Execução para “fazer acontecer” os resultados que queremos.

Bem-Vinda Berna!

Jailson de Sá

Editor

 

Prazer, eu sou a Berna, apaixonada por performance operacional.

Acredito no poder da execução. Não basta planejar com excelência, o que vai garantir o sucesso é colocar em prática o que foi planejado. Neste contexto, a gestão ágil é um facilitador para as empresas que querem atingir seus objetivos estratégicos.

Junto com o Jailson, escolhemos o nome FAZER ACONTECER para esta coluna, pois o objetivo é poder compartilhar de forma simples e objetiva insights, ferramentas e técnicas do passo a passo que eu testei e comprovei ao longo de mais de 27 anos imersa no mundo dinâmico das agências e departamentos de marketing.

Fazer acontecer é o que gera resultado. Tirar os planos do papel e executar as ações estratégicas é o que faz a diferença entre empresas que conseguem crescer e das empresas que acabam ficando estacionadas no tempo.

Aqui, você encontrará conteúdos que visam o crescimento sustentável das empresas, por meio da gestão ágil eu quero mostrar como é possível colocar em prática ações para elevar a eficiência dos processos e impulsionar a produtividade das equipes.

Sou gerente de projetos especializada em gestão ágil e produtividade, com mais de 27 anos de experiência. A minha história com as agências e com marketing é definida pelo compromisso de superar obstáculos e entregar resultados, por isso a melhoria contínua e o acompanhamento de indicadores de performance sempre fizeram parte da minha rotina.
Berna Wagner

 

O editor do AcontecendoAqui fez uma rápida entrevista com Berna.  Ao final, um vídeo que ela preparou para esta estreia. Confira: 


Qual é o seu nome completo?

Bernadete Wagner Pereira Ramos

 

Qual é a sua formação e experiência profissional relacionada à cultura ágil e marketing?

Sou administradora com pós graduação em Gestão de Projetos e diversas especializações em liderança e metodologias ágeis. Durante minha carreira, atuei como coordenadora operacional nas principais agências de Santa Catarina, com passagens pela Propague, Quadra, Grupo Fórmula e OneWG.

Como coordenadora de Projetos trabalhei por 5 anos no Grupo Essentia e ajudei a estruturar o departamento de marketing. Atuei também como Gerente de Projetos num Grupo de Saúde Pet no Rio de Janeiro. Atualmente eu presto mentoria para implementação das metodologias ágeis em empresas que querem crescer com sustentabilidade.

 

Quais são os principais benefícios que a cultura ágil pode trazer para agências e departamentos de marketing?

Os resultados estão ligados não apenas à performance operacional, mas principalmente à construção de uma mentalidade de crescimento. Abaixo, destaco alguns resultados relevantes:

  • Eficiência dos processos e com isso maior rentabilidade nos projetos e contratos.
  • Retenção de talentos com um ambiente propício ao protagonismo e desenvolvimento de carreiras.
  • Redução de riscos, maior previsibilidade de gestão.
  • Aumento da produtividade da equipe.
  • Mentalidade flexível e resposta assertiva nas mudanças.
  • Melhor comunicação e colaboração, com foco em entregas de valor, proporcionando aumento na qualidade do produto/ serviço.

 

Podes nos trazer alguns dados de mercado sobre uso de gestão ágil em empresas de marketing.

  • Segundo dados do IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente;
  • Um estudo publicado em 2021 pela Universidade de Stanford mostrou que as agências que adotaram a gestão ágil foram capazes de aumentar o ROI de seus projetos em até 30%;
  • Outro estudo, publicado em 2022 pela Universidade de Harvard, mostrou que as agências que implementaram a gestão ágil foram capazes de reduzir o churn de clientes em até 20%;
  • Em um estudo publicado em 2018, a consultoria McKinsey analisou os resultados de 250 agências de marketing que adotaram a gestão ágil. Os resultados do estudo mostraram que as agências que adotaram a gestão ágil foram capazes de:
  • Aumentar a produtividade de sua equipe em até 50%
  • Reduzir os prazos de entrega em até 30%
  • Melhorar a qualidade das entregas em até 20%
  • Reduzir os custos operacionais em até 25%

 

Como você pretende abordar o tema em sua coluna num portal especializado em conteúdo para os ecossistemas da Publicidade, Comunicação e Marketing?

A coluna vai trazer vídeos curtos com insights valiosos que podem ser aplicados no dia a dia das empresas, com objetivo de criar um modelo de gestão focado no crescimento sustentável.

Vou compartilhar principalmente orientações de como envolver o time com uma mentalidade de protagonismo com foco em resultados.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AcontecendoAqui (@acontecendoaqui)

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade