Agenda Cultural Comentada
De 26 de setembro a 02 de outubro de 2024
Uma agenda cultural diversificada para a sua semana!
Moda, design e arquitetura serão temas do “Gessele Trend Talk” desta quinta-feira (26), a partir das 16h, na Maison Gessele, em Itapema. Com a participação de renomados especialistas dos setores, como a empresária do ramo de luxo, Manu Berger, a consultora de imagem, Carol Frizzo, e o arquiteto e urbanista, Geovani Capelina, o objetivo do talk é conectar esses setores ao mercado imobiliário de luxo. A ideia, também, é gerar insights e inspirações para o futuro destes setores, a partir da discussão das tendências atuais. É possível acompanhar a transmissão do evento ao vivo pelo @gesseleempreendimentos.
A temporada 2024 do recital “Palavra Percussiva” está entrando na reta final das apresentações gratuitas. Nesta quinta-feira (26), a atriz Liesa Neves e o percussionista Marcio Bicaco, que formam o Consonante Duo, apresentam o espetáculo na Casa da Cultura de São Joaquim, às 19h. No dia seguinte (27/09), o show será em Urubici, no Artesabana, também às 19h. O projeto busca, através da prática da improvisação associada a uma investigação tímbrica, abordar o potencial do uso da declamação de poemas e ainda explorar sons de instrumentos como elementos catalisadores do processo de composição musical. Toda a programação está no @consonanteduo.
Felipe Coelho e banda chegam ao Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, nesta sexta-feira (27), para apresentar o espetáculo “Creative Sessions’ com música contemporânea e outras linguagens do jazz. A apresentação faz parte da turnê de lançamento do novo trabalho autoral de Coelho, músico de destaque na nova geração do violão e do jazz brasileiro. Com samba e baião brasileiro no repertório, o violonista se apresenta ao lado dos músicos Gabriel Barbalho, no trompete; Tiê Pereira, no baixo; Rodrigo Porciúncula, na bateria; Maycon de Souza, no saxofone alto, e, Elio Lorenzo, no saxofone. O show é gratuito e aberto à comunidade e ocorre às 20h30, no Auditório Heinz Geyer.
Neste fim semana, a Travessia Artística Ilha-Continente do grupo O Dromedário Loquaz chega ao Norte da Ilha com duas peças teatrais: o monólogo sobre a vida da poetisa portuguesa “Florbela Espanca”, na sexta-feira (27) às 19h30, e o clássico infantojuvenil “O Pequeno Príncipe”, no sábado (28) às 16h. As apresentações serão no Salão Paroquial do Rio Vermelho, com entrada gratuita e distribuição dos convites no local uma hora antes das apresentações.
A terceira edição da competição ‘Dança dos Quase Famosos’, evento que promete trazer emoção, arte e diversão para o público, será realizada no Continente Shopping no sábado, 28. Inspirado no quadro global ‘Dança dos Famosos’, o evento é uma oportunidade para dançarinos vivenciarem a experiência de estar no palco como verdadeiras estrelas, participando de uma competição que mistura ritmo, técnica e expressão artística. As apresentações terão início às 19h e ocorrerão numa estrutura especial montada na Praça Central do empreendimento.
Uma das duplas mais célebres do sertanejo brasileiro, Rick & Renner, se une à Camerata Florianópolis em um show histórico neste domingo (29), em Chapecó. A apresentação acontecerá no Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, a partir das 20h30 e faz parte da etapa Mesorregional Oeste do “Santa Catarina Canta Festival Sertanejo”, cujas audições estão previstas para começar às 17h30, no mesmo local. A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os convites link.
Também neste domingo (29), a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, será palco do evento “Antigos na Ponte”, que reúne veículos clássicos, colecionadores e apaixonados automotivos. Das 10h às 17h, a cidade vai vibrar com o charme e a elegância dos veículos que trazem muitas histórias, além de trocar experiências em um dos cartões postais da Ilha. A entrada é gratuita e haverá food-trucks para consumo de alimentos e bebidas no local. Toda a programação está no @antigosnapontefloripa.
Assistir a um show no escuro e vendado! Essa é a proposta do duo A Corda em Si, que apresenta o show “LivreMente”, no domingo (29) e na segunda-feira (30), às 17h e 19h, respectivamente, na sala de cinema do CIC. Formado por Mateus Costa e Fernanda Rosa, que são deficientes visuais, o show – que já existe há oito anos e foi apresentado em diversas cidades do Brasil – sugere que as pessoas que enxergam conectem-se com outros estímulos além da visão, durante o evento. De acordo com a dupla, a proposta é utilizar a arte para refletir sobre a incçusão de pessoas com deficiência (PCD). Os ingressos estão à venda no site; para pessoas com deficiência e seus acompanhantes a entrada é gratuita.
Cinco longas metragens uruguaios e cinco curtas catarinenses, além de networking e um show de encerramento estão na programação da 6ª Mostra de Cinema Uruguaio, que começa na próxima terça-feira (1) e segue até o dia 5 de outubro, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC). As novidades desse ano: a MuySC, a MuyCONECTA e a MuySHOW, reforçam o objetivo maior do evento que é fazer uma conexão entre os realizadores do audiovisual que são do Uruguai e do Brasil. O diretor de curadoria da Mostra, Esteban Campanela, esteve no Conversas Culturais e contou tudo sobre o evento. Confira! | Crédito da imagem: divulgação.
O sonho do estrelato e da fama ocupará o palco do CIC na próxima quarta-feira (2). Isso porque “Chicago, o Musical”, produzido pela MovinCena, volta à capital catarinense em 2024. Inspirado no clássico musical da Broadway, o espetáculo conta a história de duas criminosas — ou melhor, estrelas de cabaret — que buscam seu retorno ao mundo do glamour e dos holofotes. Chicago tem direção geral de Ana Garvik e estará em cartaz no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia de 2 de outubro, às 20h. Os ingressos já estão à venda no site.
Ó QUE BACANA
Nesta sexta-feira (27), haverá talk com as coautoras do livro “Mulheres que Escolhem Viver e Brilhar”, durante o evento ImersãoSER, em Balneário Camboriú. Esse é o terceiro livro de Fernanda Rosito que ainda nem foi lançado oficialmente, mas foi reconhecido como “Livro Destaque” durante a 27ª Bienal do Livro de São Paulo. Fernanda, que já esteve no Conversas Culturais, apresentará a obra em primeira-mão às participantes do encontro: Priscilla Freund, Ivon Gretel Maisonnave, Larissa Moraes, Larissa Henrard e Patricia Varella, com mediação de Shai Graeff.
O Bloco Filhas e Filhes de Eva realiza no domingo, dia 29, o segundo cortejo especial que homenageará Elma Silva Weba, mais conhecida como Mestra Elma. Fundadora do grupo nZambi e Mestra de Capoeira Angola, Elma é uma figura de grande relevância para a cultura de Florianópolis, sendo uma inspiração para muitas mulheres e pessoas não-binárias na cidade. O cortejo tem como ponto inicial o Eden Beer, na Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche, às 11h30, e seguirá em direção à Pacuca – Parque Cultural do Campeche, também na Avenida Pequeno Príncipe, um espaço simbólico para a homenageada.
Músicos e bandas independentes de todo o país podem inscrever seus trabalhos no edital de chamamento para os showcases do TUM Festival, pelo site. Nesta edição, o festival será realizado no Boulevard 14/32 (Floripa Airport), no CIC – Centro Integrado de Cultura e no Centro Histórico de Florianópolis, entre os dias 2 e 9 de novembro.
PROGRAME-SE
Conforme falado aqui na coluna, está acontecendo a 18ª Primavera dos Museus (link). E, desde a última segunda-feira (23) o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação participa da programação com um conjunto de atividades, a começar pela última semana de visitação à exposição “Etérea”, com o lançamento de mais um videoguia que amplia a acessibilidade em libras aos trabalhos artísticos, a realização do Instituto Conversa, no dia 24 de setembro, às 16h30, com Francine Goudel, quando ela falou sobre os conceitos adotados na curadoria da mostra. A programação segue até domingo (29) com todas as atividades gratuitas. Saiba mais no site e pelo @institutocollacopaulo.
“O Mágico de Oz” e “O Pequeno Príncipe” são alguns dos espetáculos que o Theatro Adolpho Mello recebe para comemorar seus 70 anos. As apresentações começam a partir do dia 3 de outubro e, além das escolas públicas agendadas, também estão abertas para toda a comunidade. Este é o teatro mais antigo de Santa Catarina e foi tombado como patrimônio histórico pelo Decreto nº 18706, em 22 de setembro de 2005, representando um símbolo de resistência, valor histórico, cultural e arquitetônico de São José. Os ingressos são distribuídos gratuitamente na Secretaria de Cultura e Turismo de São José.
No dia 3 de outubro a escritora Shai Manfro, lança seu primeiro livro: “Primeiro eu, o mundo depois”, às 19h, na livraria Catarinense no Balneário Shopping. O livro traz mensagens diárias que a escritora chama de “sabedorias diárias”, sobre autocuidado e autoamor. É possível acompanhar todas as informações pelo @primeiroeuomundodepois.
EM TEMPO
Uma coletiva de Imprensa reuniu representantes dos órgãos de segurança do estado e da capital para esclarecer plano para o show de Paul McCartney que será no dia 19 de outubro, em Florianópolis. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 30 mil pessoas no estádio da Ressacada. Para tanto, haverá um esquema robusto de operações para garantir o sucesso da logística e a segurança de todos os presentes.
Ações de limpeza de praias, separação de lixos e destinação correta dos resíduos, relacionamento com a comunidade local são algumas das ações e atividades extras que a South Run Morro do Sertão, marcada para 20 de outubro, realiza com frequência. A ideia é gerar o menor impacto possível ao meio ambiente e em paralelo, favorecer e beneficiar a economia da comunidade promovendo educação, conscientização e proteção ambiental da área, integrando as atividades da Campanha Mares Limpos da ONU.
Crédito da imagem em destaque:
Envie sugestões para [email protected].