Publicidade
Dança, vinho, exposição, performance e muita cultura em Santa Catarina na agenda do feriadão
30 de Maio de 2024

Dança, vinho, exposição, performance e muita cultura em Santa Catarina na agenda do feriadão

Agenda do feriadão repleta de cultura, da dança ao vinho, da performance ao cinema, tem muita cultura em Santa Catarina. Acompanhe!

Publicidade
Por Entretenimento 30 de Maio de 2024 | Atualizado 30 de Maio de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 30 de maio a 05 de junho de 2024

 

Divirta-se em Santa Catarina com a agenda do feriadão repleta de cultura!

Publicidade

 

agenda do feriadão

Começa hoje a 6ª edição do Dança em Cena com mostras e espetáculos gratuitos em Florianópolis. Até o dia 2 de junho, o projeto promove Mostra de Dança, capacitação profissional, residência artística com jovens e espetáculos de companhias de renome como convidadas em quatro locais: o Floripa Shopping, a Cenarium Escola de Dança, o Conselho Comunitário do Saco Grande e o Teatro Ademir Rosa, no CIC. Tudo gratuito.

Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre. É possível verificar toda a programação pelo site e pelo perfil @dancaemcena.  | Crédito da imagem: Eduardo Duks.

 

Falando em dança, começou ontem (29) e segue até o dia 2 de junho, a 13ª edição do Floripa TAP, consolidado no calendário da dança no Brasil e referência no cenário internacional do sapateado. A programação gratuita está ainda mais ampla e acessível ao público e com inscrições abertas para 60 cursos e oficinas. Serão vários palcos abertos, com destaque para a estrutura que será montada pela primeira vez na avenida Beira-mar Norte, e que vai abrigar espetáculos, shows e uma Mostra de Dança com performances solos, de duos, trios e grupos de todo o Brasil.

A Coluna Entretenimento entrevistou Marina Coura, fundadora do Festival, acompanhe! A programação completa pode ser conferida no link.

 

Vinícola pioneira de vinhos de altitude, a Villa Francioni, em São Joaquim, preparou, para esta sexta-feira (31), um passeio para quem quiser conhecer os cinco andares da vinícola e degustar cinco rótulos escolhidos pela VF, enquanto apreciam o pôr do sol, o som da violinista Suiani Elinis. Com vagas limitadas e duração de cerca de 2 horas, o agendamento deve ser feito no WhatsApp (49) 9 9983-1018. Falando em vinho, domingo (2/6) – por ser o primeiro domingo de junho – é o Dia do Vinho. Cheers!

 

O projeto Trânsitos Indisciplinados continua a ser apresentado nesta sexta-feira (31/05) e no sábado (1/6), com as ações performativas de Ana Flávia Piovezana, que realiza sua intervenção no Jardim Botânico, e Rafael Henrique que escolheu a praia da Armação, em Florianópolis (SC) para pesquisar, refletir e buscar amplitude nos conceitos idealizados. Dança contemporânea expandida, inclusão, fotodança e sustentabilidade são temas transversos num programa que envolve seis artistas convidados de diferentes regiões de Santa Catarina, quatro artistas pesquisadores e uma profissional especializada em audiodescrição. É possível acompanhar o projeto perfil @transitosindisciplinados.

 

Já o sábado e o domingo (1 e 2/6), serão dias para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio. Isso porque será realizada a 1ª edição do Continente Geek, no Continente Shopping, que se transformará em um epicentro da cultura pop. Serão dois dias de imersão total, repletos de atrações e atividades interativas para todos os fãs de cosplay, K-pop, games e animes. Para participar, é necessário preencher o formulário.

 

Recicleide, personagem de Karina Signori, lança sua primeira Coleção Digital no mês do Meio Ambiente. No próximo dia 5, o Volume Digital 1: Recicleide (em Reciclópolis), depois dia 12 será o Volume Digital 2: Recicleide – Músicas para Ecoar e, por fim, no dia 19, o Volume Digital 3: Andanças da Recicleide – 25 anos de histórias. Toda a programação será pelo perfil @recicleide. O projeto celebra um quarto de século da personagem e cinco décadas da artista. Todas as informações estão no perfil @recicleide.

Ó QUE BACANA

 

agenda do feriadão

A primeira mostra do Ciclo Outono Inverno da Sambaqui Galeria de Arte, intitulada Muito Além Daqui, da artista Silvia Carvalho, segue em exposição até o dia 8 de junho. De acordo com a artista, a materialidade cromática dos pigmentos naturais terrosos sugerem uma atmosfera suave e delicada com o surgimento de espaços oníricos, que conectam forma plástica à experiência do viver. “Signos das coisas que estão à volta e muito além daqui, sejam pensamentos, ou sentimentos que não são palpáveis”, conta. A repetição desses elementos vão construindo uma narrativa visual e o sistema de cores, formas, camadas, ganha potência quando há um dizer além da matéria, que conduz o olhar a uma marca pessoal, impressão digital, identidade. “O conjunto da obra sussurra, fala baixo ao pé do ouvido, não grita. Convida a uma apreciação intimista, contemplativa”, diz. A entrada é gratuita. | Crédito da imagem: divulgação.

 

No primeiro sábado do mês de junho, em Florianópolis, é comemorado o Dia do Manezinho. Para celebrar a data, o Multi Open Shopping fará uma ação de limpeza da praia, a partir das 8h30; à noite haverá apresentação musical especial para celebrar a data. A partir das 19h, o músico manezinho Edu Madma sobe ao palco e apresenta sucessos da música regional. A programação é toda gratuita.

 

A exposição Digitalismo: O Centenário do Modernismo no Brasil, foi prorrogada. Depois de cerca de um mês de sucesso, a mostra estará aberta até dia 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), no CIC, em Florianópolis. O Digitalismo representa uma evolução significativa no cenário cultural e artístico global. Esta é parte da definição da mostra, em que o artista Cristiano Chaussard proporciona ao público uma experiência única no ambiente digital. São cerca de 25 obras de arte e mais de 50 virtuais na exposição. Na versão virtual, a exposição segue até 27 de julho, pelo site.

 

PROGRAME-SE

Estão abertas as inscrições para a Rodada de Negócios do 12º FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre com preços promocionais até 2 de junho. A convocatória da Rodada termina no dia 1º de julho. Associados/as da ABRA têm 10% de desconto em todas as categorias. O maior evento do gênero da América Latina acontece de 4 a 8 de novembro de 2024, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A Rodada segue no formato híbrido, com as reuniões online de 22 a 25 de outubro e as reuniões presenciais de 5 a 8 de novembro, na Capital gaúcha. Globoplay, RT Features, Star+, Canal Brasil, Porta dos Fundos, Warner Bros. Discovery e O2 serão alguns dos participantes. Todos os players (e o tipo de projeto que buscam) podem ser consultados no site do evento.

 

Na próxima sexta-feira (7), será realizada a pré-estreia do documentário O Primeiro Telefone da Cidade, que conta a vida de Naime, uma mulher pioneira na área do turismo, cuja jornada se entrelaça com a história de Bombinhas/SC. A partir das 19h30, o auditório do EEB Maria Rita Flor, na cidade, receberá quem quiser conferir a produção dirigida por Marina Simioli. Após e exibição, haverá um bate-papo com a equipe do filme. A entrada é gratuita.  | Crédito da imagem abaixo: divulgação.

 

agenda do feriadão

 

Crédito da imagem em destaque: Eduardo Duks.

 

Envie sugestão de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade