Publicidade
Coluna Guilherme da Luz | Conteúdo SEO: bom ranqueamento advém de estratégias para tornar o conteúdo rastreável e indexado pelos buscadores
05 de Maio de 2025

Coluna Guilherme da Luz | Conteúdo SEO: bom ranqueamento advém de estratégias para tornar o conteúdo rastreável e indexado pelos buscadores

Quer que seu conteúdo apareça no topo do Google? Aprenda as estratégias de marketing de conteúdo SEO para torná-lo rastreável, indexado e bem ranqueado.

Por Guilherme da Luz 05 de Maio de 2025 | Atualizado 04 de Maio de 2025

O marketing de conteúdo SEO, importante ferramenta para otimizar textos e garantir maior visibilidade nos motores de busca, possibilita que 53% do tráfego dos sites venham de buscas orgânicas.

Estar na primeira página de sites buscadores, como o Google, garante uma taxa de cliques médio de 31%. Estimativas apontam que sua receita global do setor de marketing de conteúdo deve somar US$94 bilhões no ano de 2025, e crescer 10% até 2026.

Publicidade

Importância do conteúdo SEO

No contexto digital atual, a otimização de conteúdo para motores de busca, conhecida como SEO, é fundamental para garantir a visibilidade de um site.

Ao implementar formas de rastreamento e indexação pelos buscadores, há melhora significativa do ranqueamento das páginas, uma vez que os usuários encontram conteúdo relevante facilmente.

Esse ponto se torna ainda mais essencial quando consideramos que apenas 25% dos usuários acessam a segunda página do Google.

O conteúdo SEO envolve diversas práticas que não apenas atraem visitantes, mas também têm o objetivo de oferecer informações úteis e bem direcionadas.

A criação de textos bem estruturados, com uso adequado de palavras-chave, garante que o conteúdo seja facilmente acessível e compreendido tanto pelos usuários quanto pelos algoritmos dos motores de busca.

Investir em conteúdo SEO aumenta as visitas ao seu site ou página, uma vez que garante bom ranqueamento. O primeiro resultado de uma pesquisa orgânica tem uma taxa de clique médio de 31%. Esse índice é bastante alto já que uma boa média de CTR orgânico varia de 3% a 5%.

Um dos principais fatores que determinam se o conteúdo é rastreável e indexável é a sua qualidade. Conteúdos que respondem de forma clara às dúvidas dos usuários e fornecem informações práticas têm mais chances de se destacar nas buscas.

Uma boa otimização melhora o posicionamento nos resultados dos motores de busca, aumentando as chances de o site ser encontrado quando alguém procurar por temas ligados ao seu setor.

Estratégias para criar conteúdo SEO de sucesso

Estratégias para criar conteúdo SEO de sucesso

Imagem de Freepik no Freepik

A criação de conteúdos otimizados para SEO envolve uma série de práticas que aumentam suas chances de ranqueamento:

  1. Pesquisa de palavras-chave: antes de escrever, identifique as palavras-chave mais buscadas pelo seu público. A escolha dos termos é imprescindível para bom ranqueamento: 92% das palavras-chave recebem menos de 10 buscas mensais.
  2. Estrutura do conteúdo: organize seu conteúdo de maneira clara, utilizando títulos e subtítulos que facilitam a leitura. Elementos adicionais, como imagens, devem ser usados para explicar ou ilustrar parte do conteúdo.
  3. Qualidade da informação: produza textos aprofundados que resolvam dúvidas e forneçam informações úteis e relevantes. Links externos agregam conhecimento e seguindo práticas recomendadas melhoram o ranqueamento.
  4. Tamanho adequado: textos mais longos e informativos, com mais de 900 palavras, tendem a ter melhor desempenho.
  5. Call to Action (CTA): encoraje os usuários a interagir e engajar com seu conteúdo.
  6. Uso de imagens e vídeos: conteúdo multimídia aumenta o tempo de permanência dos usuários e ajuda a enriquecer a experiência.

Checklist para um conteúdo SEO ranqueavel e indexável

Garanta que seu conteúdo esteja otimizado cumprindo essa lista de elementos básicos:

  • Títulos meta e descrições: cada publicação deve ter títulos atrativos e descrições relevantes contendo palavras-chave principal e secundária.
  • Palavras-chave: os termos devem ser incluídos de maneira natural, estrategicamente e sem exagero. Recomenda-se o uso no título, subtítulos e no corpo do texto.
  • URLs amigáveis: evite URLs longas e complexas, prefira opções curtas e descritivas.
  • Formato escaneável: use parágrafos e frases curtas, cabeçalhos, listas e trechos destacados para facilitar a leitura.
  • Otimização de imagens: certifique-se de que as imagens tenham nomes descritivos e texto alternativo.
  • Linkagem interna e externa: inclua links para outras páginas do seu site e de fontes confiáveis.

Tendências e estratégias para o futuro do SEO

Tendências e estratégias para o futuro do SEO

Imagem de ijeab no Freepik

Considerando que o comportamento do consumidor muda frequentemente e os algoritmos são modificados para acompanhar essa movimentação, já observamos algumas movimentações para o futuro do conteúdo SEO.

Atualmente, o Google analisa mais de 200 critérios para posicionar um site. Empresas que têm blogs possuem 434% mais páginas indexadas. Por isso, conteúdos interativos, como vídeos e infográficos continuarão tendo destaque e grandes chances de aumentar o engajamento.

A pesquisa por voz continuará crescendo. Afinal, mais de 90% dos brasileiros já usaram assistentes virtuais alguma vez. Isso faz com que os conteúdos sejam mais objetivos e específicos, com uso de palavras-chave de cauda longa. O resultado médio da pesquisa por voz possui apenas 29 palavras.

O SEO local vem ganhando destaque principalmente para atender públicos específicos de uma determinada região geográfica. Nos dias de hoje, 46% das buscas no Google são sobre produtos ou serviços locais, e 28% das pesquisas locais resultam em uma compra em até 24 horas.

Infelizmente, 25% dos sites de pequenas empresas cometem erros comuns no conteúdo SEO, como a falta de tag H1. Outro ponto que deve ser levado em consideração para estipular as estratégias de ranqueamento e indexação é que 50% das pesquisas no Google terminam sem cliques.

Muito mais do que uma prática para rastrear e indexar o site para os buscadores, o conteúdo SEO atrai visitantes ao fornecer informações relevantes aos usuários. Investir em boas práticas é primordial para se destacar no ambiente digital atual.

Veja na prática como construir um bom conteúdo SEO

Após elencar todas as dicas acima, veja como é possível colocá-las em prática. Abaixo, algumas de nossas experiências que deram bom retorno ao portal.

Pesquisa de palavras-chave

Para ter uma boa lista de palavras-chave relevantes ao seu portal, e ao conteúdo criado, use ferramentas de SEO. Entre elas, usamos o Ahrefs, Semrush, Google Search Console e outras. Não foque apenas na palavra-chave principal, mas use sinônimas e long tail, mesmo que tenha um volume de buscas mais baixo.

Pesquisa de palavras-chave

Estrutura do conteúdo SEO

Crie conteúdos que elevem a UX, ou seja, proporcionam boa experiência ao usuário. Conte com parágrafos curtos, bullets points, H2, H3, inserção de imagens e vídeo. Tente inserir gráficos e infográficos.

Estrutura do conteúdo SEO

Call to Action (CTA)

Crie CTAs chamativas, que instiguem a ação pelos usuários, ou seja, que eles cliquem nelas para saber mais sobre o que você oferece. Aproveite e faça uso de palavras-chave fortes para sua página.

Uso de imagens e vídeos

Informações podem ser passadas de diversas formas e quando você usa imagens e vídeos para deixar seu conteúdo mais atraente, funciona. Veja um exemplo de vídeo inserido ao final do conteúdo:

 

Uso de imagens e vídeos

 

Então, agora você já sabe como criar um bom conteúdo SEO com as estratégias acima. Se precisar, conte com uma agência especialista em marketing de conteúdo.

Foto do topo: Pexels

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter