Publicidade
Como os eventos estão contribuindo para o reaquecimento do turismo no Brasil
17 de Julho de 2023

Como os eventos estão contribuindo para o reaquecimento do turismo no Brasil

Setor que foi duramente impactado durante o período da pandemia, aposta nas ações e ativações para voltar a conquistar bons resultados

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 17 de Julho de 2023 | Atualizado 17 de Julho de 2023

Crédito da imagem: Divulgação/Viva a Cidade

Conforme um relatório elaborado pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a atividade turística vem apresentando um importante crescimento após o período crítico da pandemia. De acordo com o documento, existe uma expectativa de expansão de 2,5% para o segmento neste ano, isso, sem levar em consideração os bons números já registrados em 2022.

E um dos nichos que vem contribuindo de forma ativa para esse reaquecimento dos negócios é o turismo de evento. Um aspecto que torna esse setor extremamente receptivo para a criação de ações especiais é que tanto um mega empreendimento como o Rock in Rio, que tem como palco a Cidade Maravilhosa, ou a Feira Viva a Cidade, que acontece periodicamente no centro de Florianópolis, são exemplos de sucesso quando pensamos em ações voltadas para fomentar o turístico.

Publicidade

Outro aspecto extremamente relevante nessa análise é que através da valorização e da promoção do turismo de eventos, além dos visitantes nacionais, é possível conquistar um público internacional o que, na maioria das vezes, implica em visitantes com um excelente poder aquisitivo e disposto a gastar, contribuindo com o desenvolvimento das pessoas e do país. Esse é o tema principal desta coluna: como os eventos podem contribuir para o reaquecimento do turismo no país. Confira!

 

Um mercado milionário

Crédito da imagem: Freepik

Os dados relacionados à movimentação financeira do turismo de eventos no Brasil realmente chamam a atenção. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo identificou que, nos últimos anos, os turistas de eventos internacionais que aconteceram no país, injetaram aproximadamente 35 milhões de dólares na economia nacional.

O que torna esse estudo bastante abrangente é que foi selecionado um total de 36 eventos que foram divididos em diversificadas áreas do mercado como agronegócios, beleza, esporte, meio ambiente, educação, religião e tecnologia. Essa amplitude de setores demonstra que é praticamente ilimitado o número de segmentos em que é possível desenvolver uma ação com resultado positivo nesta área.

Outro registro importante do estudo é que 92,57% dos visitantes internacionais que foram ouvidos para a coleta dos dados, ressaltaram que gostariam de voltar ao país para realizar atividades de lazer ou de negócios.

Para quem é produtor de eventos ou tem a intenção de desenvolver uma ação visando atingir participantes além das fronteiras brasileiras, outra informação interessante do relatório é que Argentina e Estados Unidos são dois dos países que mais enviaram visitantes para o Brasil. Criar ativações levando em consideração os hábitos e tradições desse público, pode tornar os eventos ainda mais assertivos.

 

Turismo, eventos e desenvolvimento

Crédito da imagem: Divulgação/Natal Luz

O Brasil é um país privilegiado no aspecto turístico. Praias de rara beleza, cachoeiras, floresta e serra criam um mosaico de opções que encantam os visitantes. Porém, nem todas as mais de cinco mil cidades do país possuem em seu território algum elemento natural que se constitua como atrativo turístico.

É exatamente aí que o turismo de eventos é utilizado como uma ferramenta para desenvolver uma região, ampliar a divulgação de um determinado destino e, de forma ainda mais assertiva, combater a sazonalidade e apresentar experiências que vão muito além do sol e da praia.

A elaboração e realização de um evento, qualquer que seja sua natureza ou objetivo, cria oportunidades reais para a viagem, aumenta o consumo na localidade em que é realizada, gera emprego e renda para a população local, amplia a arrecadação de impostos por parte da administração pública e promove o desenvolvimento.

Por isso, é grande o investimento do poder público em eventos com o objetivo de ampliar a divulgação das cidades e dos destinos turísticos. É importante ressaltar que um evento de sucesso não tem apenas a função de ajudar a estabelecer ou consolidar a qualidade de um lugar, ele realmente transforma a comunidade e as pessoas.

Ao mesmo tempo em que um evento de sucesso encanta os participantes, ele desenvolve e amplia a qualidade de vida das pessoas do seu entorno.

 

Gramado sedia em novembro o maior evento de negócios turísticos das Américas

Crédito da imagem: Divulgação/Festuris

Gramado, localizada na serra gaúcha, é uma das principais referências brasileiras em desenvolvimento da atividade turística. E se a cidade é palco de uma das comemorações natalinas mais famosas do país, é lá também que acontece o maior evento de negócios turísticos das Américas.

Trata-se do Festuris Gramado, que há mais de três décadas tem como objetivo conectar marcas, destinos e pessoas para contribuir no desenvolvimento do setor. Com uma amplitude internacional, o evento que é destinado ao universo corporativo apresenta bons resultados ano após ano.

A edição realizada no ano passado, considerada a maior da história do evento, contou com 40 destinos internacionais que visavam apresentar suas particularidades para o mercado brasileiro.

Os demais números do evento também chamam a atenção: foram realizadas mais de 20 mil reuniões de negócio que contaram com a participação de aproximadamente 12,5 mil pessoas ligadas ao setor de viagem, sendo um total de 2,7 mil marcas apresentadas aos entusiastas do turismo brasileiro e internacional.

A edição 2023 promete repetir o sucesso do último ano. Já estão selecionados os palestrantes que irão compartilhar conhecimentos estratégicos sobre o mercado turístico na atualidade, todos profissionais de referência no setor.

Para conferir todas as informações sobre o evento ou efetuar sua inscrição, basta acessar o endereço www.festurisgramado.com.

 

Os eventos como forma de resgatar a cultura e valorizar as tradições

Crédito da imagem: Divulgação/Festa da Tainha

Se o tema são os eventos como um importante elemento impulsionador da atividade turística, é impossível não falar a respeito das ações que são desenvolvidas de forma comunitária ou tendo como público prioritário as populações locais.

Esse tipo de ativação possui um papel altamente significativo, já que além de promover o resgate da cultura e da história de um povo, também valoriza as raízes e, assim, potencializa a dignidade e a autoestima das pessoas.

No litoral catarinense, uma das mais tradicionais e celebradas manifestações nesse sentido são as famosas “Festas da Tainha”. Celebrando um dos frutos do mar mais admirados na região e valorizando a rotina dos pescadores que lutam bravamente para trazer seu sustento de cada dia, a festa é uma homenagem à história e às pessoas.

Nesse panorama, a Festa da Tainha de Palhoça, que neste ano chega a sua segunda edição, vem se consolidando como uma das mais populares. Realizada na Praia da Pinheira e contando com diversas apresentações musicais e culturais, além de uma ampla oferta gastronômica, o evento se conecta diretamente com as pessoas. E é justamente essa conexão que faz com que a festa seja um ponto de encontro de turistas e visitantes e várias regiões do estado. Ao pensar localmente, o evento se manifesta globalmente. E não há evento de maior sucesso do que aquele feito por e para as pessoas.

 

Confira os eventos focados no turismo que acontecem ainda neste ano no país

 

AGOSTO

ENTUR Summit 2023

A Escola de Negócios do Turismo realizará mais uma edição do ENTUR Summit, uma nova oportunidade de imersão nas novas possibilidades de fechamento de negócios nesse setor.

Data: de 03 a 05/08/23

Local: Florianópolis/SC

Informações: @entur.com.br

 

Encatho & Exprotel 2023

O evento é a maior feira focada em hotelaria e negócios do setor turístico feito na região sul do país, segundo os próprios organizadores do evento.

Data: de 08 a 10/08/23

Local: Florianópolis/SC

Informações: @abihsc

 

SETEMBRO

Festival de Turismo de Alagoas

O Festival de Turismo de Alagoas é uma grande feira de negócios voltada ao mercado turístico nordestino, que é um dos mais fortes do país.

Data: 01 e 02/09/23

Local: Maceió/AL

Informações: @festuralagoas

 

Equipotel 2023

A Equipotel é uma entidade focada no fomento do setor hoteleiro do Brasil, que representa fortemente o turismo nacional.

Data: de 19 a 22/09/23

Local: São Paulo/SP

Informações: @equipotelbr

 

OUTUBRO

BTM 2023

O Brazil Travel Market é um encontro para fechamentos de negócios e parcerias entre investidores e empreendedores do turismo brasileiro.

Data: 19 e 20/10/23

Local: Fortaleza/CE

Informações: @btmbrazil

 

NOVEMBRO

Festuris Gramado 2023

Considerado como um dos melhores eventos relacionados ao turismo em todo o continente americano, o Festuris é uma grande porta para empreendedores do setor.

Data: de 09 a 12/11/23

Local: Gramado/ RS

Informações: @festurisgramado

 

Publicidade
Publicidade