Entre os dias 28 de agosto e 08 de setembro a cidade de Paris sediou os Jogos Paralímpicos. Assim como os Jogos Olímpicos foram um sucesso absoluto no que tange a quebra de recordes, superação dos atletas e participação do público, não é exagero afirmar que a edição paralímpica da maior competição coletiva do planeta se consolidou como um marco para a história do esporte mundial.
E, nesse cenário marcado pelas vitórias que se sobrepõe às adversidades, o Brasil fez bonito. Com 25 medalhas de ouro, 26 de prata, 38 de bronze, totalizando 89 subidas ao pódio, os atletas paralímpicos brasileiros fizeram da edição 2024 dos jogos a mais vitoriosa da história para o país e deixaram gravadas eternamente na memória dos torcedores de todos os continentes valores como a força de vontade e a resiliência verde-amarela.
Um dos aspectos que mais se destacaram ao longo da jornada paralímpica, foi, justamente, as soluções que os organizadores encontraram para ampliar a acessibilidade em todos os níveis e oferecer uma experiência positiva tanto para os atletas quanto para o público que compareceu em grande número em praticamente todas as modalidades disputadas.
Se, nas quadras, piscinas e tatames os atletas contavam com amplos recursos de acessibilidade como rampas de acesso e sinalização adequada, o público que precisava de condições especiais também foi tratado como protagonista.
A transmissão das provas com tecnologia que possibilitava mesmo aos espectadores com deficiência visual acompanhar em tempo real a movimentação dos jogadores ressaltou de maneira anda mais significativa como a aplicação dos recursos técnicos tem um papel decisivo na inclusão dentro dos eventos das mais diversas categorias.
O empoderamento através da inclusão
Não há dúvidas que o maior legado dos jogos parisienses foi enfatizar como ações que tem como objetivo a inclusão dos mais diversos públicos se tornaram fundamentais na sociedade contemporânea. Essa constatação fica ainda mais evidente quando entendemos que a inclusão tem relação direta com outro importante conceito da atualidade: o empoderamento.
Quando o participante de um evento sente a sensação de pertencimento e sabe que ele é uma parte genuína daquela ação ou ativação que está vivenciado, não existe forma mais simbólica de sentir-se empoderado também.
O setor de eventos, no Brasil e no mundo vem desenvolvendo de maneira continuada ferramentas e soluções que visam proporcionar a todos os públicos condições para vivenciarem as experiências em sua máxima potencialidade. O Censo 2022 apontou que cerca de 9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. É para atender a 100% dos brasileiros que as inovações no setor de eventos estão cada vez mais presentes.
Acessibilidade e legislação
Quando analisamos a importância e os benefícios da acessibilidade dentro do setor de eventos, é de fundamental importância correlacionar o assunto com a questão legal, já que no Brasil existe uma legislação que vem sendo aperfeiçoada de maneira contínua para ampliar a inclusão em todos os setores de sociedade.
Nesse aspecto, é preciso destacar que de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o conceito de acessibilidade se relaciona com a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo. É interessante observar que a realização de um evento envolve, com maior ou menor relevância, a totalidade dos locais descritos no conceito.
Para dar efetividade às ações que visam ampliar a acessibilidade, foi criada a lei nº 10.098/2000 que estabelece a remoção de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas e instrumentais, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida para todos.
Se atender aos preceitos legais já é um enorme incentivo para a inclusão de ações que ampliem a acessibilidade dentro de um evento, convém lembrar que valores como empatia, preocupação com o próximo e democratização das oportunidades são geralmente percebidos pelo público que participa de ações dessa natureza.
Além disso, a empresa ou o produtor de um evento que cria um ambiente igualitário em condições para todos os participantes tende a conquistar credibilidade e reconhecimento pelo seu trabalho.
Fortalecimento do mercado de trabalho
O hub setorial ligado o mercado de evento tem como característica a amplitude da mão de obra, ou seja, dos fotógrafos aos chefes de cozinha, é ampla a diversidade de profissionais que são contratados para atender as demandas e exigências de uma produção. Por isso, outro impacto positivo da implantação de soluções ligadas à acessibilidade no setor de eventos é o fortalecimento do mercado de trabalho e, por consequência, o desenvolvimento de profissionais ainda mais habilitados e capacitados.
Os desfiles de carnaval deste ano realizados no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, contaram com a transmissão ao vivo pelo YouTube formatada para um público-alvo composto por pessoas com deficiência. Na Marquês de Sapucaí, palco do carnaval carioca, a transmissão das apresentações das Escolas de Samba teve tradução em Libras e audiodescrição para deficientes visuais.
Grandes eventos consolidados no mercado brasileiro nos últimos anos como Rock in Rio, The Town, Lollapalooza e a Bienal do Livro já possuem uma política de acessibilidade muito bem definida e que encontra ressonância junto ao público.
Através do interesse em oportunizar aos diferentes públicos condições igualitárias para a vivência de experiências marcantes, os realizadores de evento no país estão contribuindo também de forma significativa para o desenvolvimento da economia local e a geração de emprego e oportunidades para os profissionais brasileiros.
Desafios a serem superados
Um dos desafios que impactam significativamente a popularização e a democratização das ações voltadas a acessibilidade nos eventos é uma conscientização mais aprofundada a respeito das leis que regem o setor e o entendimento de que os investimentos na área não devem ser encarados unicamente como custos.
Quando o organizador de um evento compreende que investir na acessibilidade é uma ferramenta poderosa para ampliar o público alvo de uma ação, fica muito mais planejar desde o início e incluir soluções nessa área.
Outro importante desafio a ser vencido é a contratação de bons profissionais treinados, qualificados e, muitas vezes, certificados para o desenvolvimento de trabalhos. A transmissão de uma palestra ou um evento em Libras, por exemplo, é uma atividade já bastante comum, porém, necessita de um profissional que tenha as habilidades e competências necessárias. Nem sempre é tarefa fácil encontrar alguém com o perfil desejado.
Ainda no que diz respeito aos contratempos que surgem nesse tema, vale citar a falta de feedback dos participantes. Muitos eventos incluem diversas soluções para ampliar a acessibilidade, porém, não questionam os participantes e usuários se aquilo, de fato, atendeu as necessidades ou se existem sugestões de melhoria. Nunca é demais lembrar que o público é e sempre será o principal protagonista de um evento.
A acessibilidade em cinco passos
Ainda que não exista uma receita única para incluir ações e soluções acessíveis em um evento, alguns pontos não são importantes. Confira cinco passos fundamentais para proporcionar conforto e bem estar aos mais diversos públicos.
- Selecione um ambiente espaçoso e aconchegante: Considerar o espaço entre cadeiras e a existência de corredores largos e amplos são essenciais para tornar uma ação acessível para todos.
- Confirme a existência de rampas de acesso e corrimãos: Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida necessitam de suporte para se locomover. Rampas e corrimãos permitem esse deslocamento e ainda ampliam a segurança.
- Instale placas de sinalização: A sinalização é fundamental, especialmente para quem possui deficiência auditiva. As placas informativas são essenciais para que todos conheçam bem o ambiente em que estão.
- Certifique-se que os banheiros sejam adaptados: No Brasil já existe uma legislação que indica a necessidade de 5% de banheiros adaptados. Verifique se o local selecionado para o evento atende a essa demanda.
- Fortaleça a inclusão através de eventos online: Eventos online que contam com recursos de legendas e descrições visuais são excelentes exemplos de ações que miram na acessibilidade e acertam em cheio no alvo.