Ninguém é infalível. Nem mesmo os super-heróis. Superman, o símbolo de esperança, por exemplo, tem na kryptonita sua grande fraqueza. Um dos heróis mais poderosos da DC Comics pode ser resumido a um ser extremamente fraco quando exposto a uma pedrinha verde que parece totalmente inofensiva.
Do mesmo modo o personagem Goku, grande herói da saga Dragon Ball, se torna fragilizado quando seguram a sua cauda sayajin. Batman, o maior estrategista de todos os tempos, pode fraquejar ao lembrar de sua família. A poluição sonora pode deter completamente o Demolidor, o herói cego que tem justamente nos outros sentidos como a audição a sua grande vantagem competitiva. Enfim, ninguém está livre.
E por estar sempre ligado no universo dos filmes e quadrinhos é que sei que até o mais forte dos super-heróis tem suas fraquezas. Então por que nós, humanos, não teríamos? E é por isso que, neste Setembro Amarelo – mês de valorização à vida e de combate ao suicídio – que o Nerd News apoia a campanha do Ministério Público de Santa Catarina: #SetembroAmareloNoMPSC.
Com o mote “Não se esconda atrás dos emojis”, a campanha alerta que devemos falar para prevenir e conhecer para tratar. A ideia é compartilhar conhecimento, e não negligenciar informação. Quando deixamos de tratar o tema como um tabu, aumentamos e muito a chance de ajudar a salvar uma vida.
Uma cartilha que o MPSC enviou pra gente aqui no Nerd News mostra alguns exemplos de mitos e verdades quando o assunto é suicídio. Achei a ideia tão legal que decidi compartilhar aqui com vocês.
MITO: Não devemos falar sobre suicídio porque isso pode aumentar o risco.
VERDADE: Falar sobre suicídio não aumenta os riscos e pode ajudar a aliviar a angústia e tensão que esses pensamentos trazem.
MITO: A pessoa que ameaça se matar não quer isso. Ela quer apenas chamar atenção.
VERDADE: A maioria das pessoas que pensam em cometer suicídio falam ou dão sinais sobre suas ideias de morte. Boa parte das pessoas que cometem o ato expressaram, dias ou semanas antes, o desejo de se matar.
MITO: O suicídio é uma decisão individual, já que cada um tem o direito a exercitar o livre-arbítrio.
VERDADE: A pessoa com vontade de cometer suicídio possivelmente está passando por uma doença mental que altera sua percepção da realidade e interfere em seu livre-arbítrio. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante para a prevenção do suicídio.
E para ajudar a compartilhar ainda mais informação sobre o tema, o Nerd News é apoiador do evento que o MPSC realizará nesta sexta-feira (14), a partir das 13h30, na sede da instituição, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizada por meio do site mpsc.mp.br. O encontro vai contar com uma série de palestras que terão como tema, por exemplo, o cyberbulling. Vale participar!
Eu gravei, inclusive, um vídeo convidando todo mundo a participar desse evento, na sexta-feira. Dá uma olhada!