Coluna Fabrício Wolff | A vida comunica. E as escolhas fazem a diferença

20 de Agosto de 2019

O universo manda recados para todos e estar aberto a eles pode auxiliar nas escolhas

Você já parou para pensar que a vida se comunica com você?  Todos os dias as pessoas, a natureza, o universo lhe enviam mensagens. Elas estão presentes nas coisas, nos atos, nos fatos – e não só nas palavras humanas. A vida comunica, mas você, receptor das mensagens, só as perceberá se estiver aberto à percepção. O universo, através dos mais variados elementos que o compõe, manda recados para todos e estar aberto a eles pode auxiliar nas escolhas.

Não. Não estou escrevendo sobre esoterismo, magia ou espiritualismo. Estou buscando retratar algo bem mais simples e palpável, mais cotidiano. E não é difícil compreender, afinal, o universo mexe com a gente o tempo todo. Em dias ensolarados de inverno, por exemplo, as pessoas costumam ficar mais alegres e receptivas. Em dias sombrios e chuvosos, mais introspectivas. Naturalmente.

Este mesmo universo, ao se comunicar, influencia também nas nossas escolhas. Ir a pé ou de carro, de carro ou de moto, de transporte coletivo ou individual... colocar esta ou aquela roupa, ir por este ou aquele caminho, sorrir ou se fechar. Fazer o de sempre ou encontrar razão para uma boa ação no meio do caminho, tratar bem as pessoas ou ser carrancudo, trabalhar com afinco ou matar o tempo... fazer isto ou aquilo depende de nossas escolhas – e elas acontecem a cada momento, na maioria das vezes influenciadas por fatores ou acontecimentos externos.

Esses fatores externos mostram a comunicação do universo conosco. Ou seja, a vida comunica. Se você estiver vivo, a comunicação está acontecendo. É verdade que não percebemos isto, porque não pensamos nisto. Mas independente de nossa vontade, esta comunicação nos leva a escolhas. E são elas, as escolhas, que nos remetem a ações, reações e omissões que dizem quem somos. Afinal, uma pessoa é exatamente o resultado da consequência de suas escolhas. E são as escolhas e suas consequências que desembocam na sua vida. Ela é como é (boa, ruim, maravilhosa, morna, normal ou seja lá como for) porque você assim o decidiu ao fazer suas escolhas.

Estar atento à comunicação que a vida faz conosco pode ser uma ótima escolha para ajudar na percepção do que acontece à nossa volta e auxiliar nas escolhas que fazemos a todo instante. Comunicação é vida. E a nossa vida depende dela até mesmo quando estamos sozinhos.  
 

 

Fabrício Wolff

  • imagem de fabriciow
    Possui graduação em Jornalismo e Direito. Pós graduado em Educação. Experiência profissional na Comunicação desde 1980, tendo atuado tanto nos principais veículos de comunicação do estado especificamente na área de Jornalismo, como também em agências de publicidade. Profissional multimídia, professor universitário nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração. Natural de Porto Alegre, radicado em Blumenau desde 1983, mudou-se para Florianópolis em 2019.