Publicidade
Coluna Entretenimento | Vinho, arte, cinema, festival, festas… muita cultura e entretenimento em Santa Catarina
18 de Janeiro de 2024

Coluna Entretenimento | Vinho, arte, cinema, festival, festas… muita cultura e entretenimento em Santa Catarina

Da harmonização do vinho com a arte, passando por cinema, festas, exposições e festivais, acompanhe a cultura e o entretenimento em Santa Catarina e divirta-se!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Entretenimento 18 de Janeiro de 2024 | Atualizado 24 de Janeiro de 2024

Agenda Cultural Comentada

De 18 a 24 de janeiro de 2024

 

Começo de ano dá uma sensação de renovação por aqui. Por aí também é assim? Consegui me organizar para ir viajar e, depois de conhecer alguns lugares do Chile (ainda quero voltar para outros lugares do país), volto animada e reabastecida por uma nova cultura. Aliás, o país é muito conhecido por sua produção de vinho. Então, como homenagem, começo a coluna de 2024 falando sobre a tal bebida e, claro, arte! Que este ano seja repleto de cultura e entretenimento em Santa Catarina!

Publicidade

 

 

 

Vinho e arte
A temporada de Verão pode ser sinônimo de diversos passeios, entre eles apreciar exposições de arte e, porque não, vinhos e espumantes ideais para serem consumidos no calor. A Villa Francioni tem as duas coisas, com bebidas leves e refrescantes para uma noite de Verão, e a mostra “Quadrografias”, do artista plástico e manezinho da Ilha, George Peixoto, que fica em exposição até o dia 16 de março. A entrada é gratuita e a VF fica na Rodovia SC 114, km 300, em São Joaquim/SC.  | Crédito da imagem: Villa Francioni.

 

 

 

Cinema em Bombinhas
Falando em noites de Verão, hoje (18/01), a Casa da Cultura Dona Tila, no Centro de Bombinhas, exibe a Sessão de Cinema de Verão. A partir das 20h, serão exibidas duas obras cinematográficas produzidas na cidade, com a presença e participação dos artistas autores. Os filmes, que circularam por festivais de cinema no Brasil e fora do país, retratam a cultura, a história, a memória e a beleza de uma Bombinhas quase desconhecida. Uma linda oportunidade para visitantes e turistas e uma ótima opção de programação cultural e entretenimento. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Os filmes estão legendados em espanhol e a casa fica na Rua Parati, 203 – Centro.

 

Festas!
Conhecido mundialmente como “El Maestro”, o renomado DJ e produtor Hernan Cattaneo (foto/divulgação), promete fazer uma apresentação histórica amanhã (19), no P12, em Jurerê In. São mais de 30 anos de carreira e impressionantes 17 mil horas no palco, que o consolidaram como um gigante nos gêneros house e progressive house. Sua trajetória é marcada pela dedicação, paixão e um compromisso inabalável com a qualidade musical única que se tornou sua assinatura sonora.

No dia seguinte, a festa 30PRAUM volta a agitar a casa, reunindo algumas das maiores referências da cena do rap e trap nacional. Matuê, Teto e Wiu prometem fazer o público se divertir. Uma novidade é o food hall da casa que soma à experiência completa de festa, piscina, mar e gastronomia.

Os ingressos estão à venda no link.

 

Autêntico e plural
A convite da loja Karvanserai, que se identifica como uma curadoria de objetos autênticos para pessoas incríveis, a Conceito Plural vai entrar no clima do verão levando mais pluralidade para o calçadão de Jurerê Internacional. O evento pocket será nesta sexta (19) e sábado (20), das 17h às 22h, no deck da loja com música ao vivo, drinks da Piccola Botega Italiana e flash tattoo com Ink Farias. Entre os expositores, moda, decoração, acessórios, bem-estar, gastronomia e muita arte. A entrada é gratuita.

 

Cultura e entretenimento em Santa Catarina

 

Jogos de tabuleiro
Que tal crianças e adultos praticarem a desconexão das telas e entrar em contato com jogos de tabuleiro? Essa é a proposta da Jogaderia, que vai rolar sábado (20), no MULTI Open Shopping. A partir das 15h, familiares e amigos poderão brincar com mais de 50 jogos de tabuleiro que estimulam as habilidades fora das telas. O evento é gratuito e, a partir das 18h, ainda é possível emendar com o show de Victor Fontoura com muito Reggae, Música Latina e Samba Rock para o palco.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

Cultura e entretenimento em Santa Catarina

Festival Saravá
A décima edição do Festival Saravá chega com tudo neste sábado (20), com ações sustentáveis e um line up diversificado com artistas como Alcione, Gilsons convida Rachel Reis, Djonga, Letrux, Johnny Hooker e Jesus Lumma além de DJs, intervenções artísticas e espaço para crianças. O evento começa às 16h, na Arena Império das Águias, foi pensado para crianças e adolescentes também se divertirem com seus responsáveis, sendo que crianças de até 15 anos não pagam.

Para várias idades

Além dos palcos, ainda terão intervenções artísticas de circo, literatura e dança e vários pontos de água grátis. Um dos itens que estão liberados para o público levar ao evento é o seu copo reutilizável ou utilizar o copo da edição 2024 do Saravá assinado pela artista Bel Bellucci em parceria com o Meu Eco Copo. Acompanhe todas as informações pelo @festivalsarava.  | Crédito da imagem: Vanderleiia Macalossi.

 

Formação
Entre exposições, show e oficinas, a FCC também receberá a Conferência Estadual de Cultura, de 22 a 24, que prevê a organização de grupos de trabalho, eleição de delegados e apresentações culturais. As atividades serão realizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC). Saiba mais na matéria.

 

CARNAVAL

Santo Antônio
O bairro Santo Antônio de Lisboa é referência quando o assunto é carnaval de rua em Florianópolis. Em 2024, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, a tradição segue, e dessa vez com dois camarotes privados para a galera que curte ter mais conforto durante as festas. O tradicional Balança mas não Cai e a novidade do ano, o Santo Camarote localizado na Praça Roldão da Rocha Pires com estrutura elevada à altura dos trios. Todas as informações estão no @camarotebalancamasnaocaii e @santocamarote.

 

Cultura e entretenimento em Santa Catarina

 

Cores de Aidê
O bloco de samba-reggae Cores de Aidê, formado por mais de 150 mulheres, pessoas trans e não-binárias, está com uma programação intensa de ensaios abertos ao público nas semanas que antecedem o Carnaval. A agenda começou na segunda-feira (15), às 19h, em uma dobradinha com o Africatarina no Instituto Arco-Íris, no Centro. Com o enredo “Malandragem: a Potência das Ruas”, o bloco promete entregar um espetáculo de dança e percussão aos foliões de Florianópolis. Acompanhe pelo @coresdeaide. | Crédito da imagem: Toia Oliveira.

 

 

 

Municipal da Raça
O que começou como uma festa para apenas 500 convidados em 2004, o Municipal da Raça cresceu e passou por algumas casas de Florianópolis. Em 2024, a festa será realizada pela primeira vez no Stage Music Park, na sexta-feira de carnaval, 9 de fevereiro, com direito a open bar. Moradores e turistas poderão se fantasiar para curtir o evento no melhor clima de Carnaval, ao som de Di Propósito, Ara Ketu, Meu Nome é Vaca, DJ Piriquita, Schillist e GenX. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da casa.  | Crédito da imagem: divulgação.

 

 

 

PROGRAME-SE

 

Cultura e entretenimento em Santa Catarina

Mostra Doudt
A artista visual Amanda Cristina Doudt, conhecida no cenário artístico apenas como Doudt, estreia sua primeira exposição individual, no dia 27 de janeiro, sábado, no Blatt Café, em Joinville. Além das mais de 20 obras em diferentes linguagens que estarão expostas, várias atrações culturais também serão realizadas, entre elas, um show acústico do multiartista Victor Sarmanho, vocalista da banda “4 Fellas”, a abertura deste sábado cultural, ficará por conta do Dj Lef, conhecido na cena noturna joinvilense, por sua discotecagem, que une brasilidades e soul music.

Programação

O Café abrirá a partir das 11h, com almoço especial, sendo que o cerimonial oficial de estreia da “Mostra Doudt”, como é intitulada a exposição, inicia às 17h30.
Ainda está previsto, para às 17h de 16 de março, uma live painting, no espaço da mostra em que foi recriado o ateliê da artista com seus cadernos de ilustrações, estudos, entre outros objetos. A “Mostra Doudt”, fica em cartaz para visitação até o dia 5 de abril, sexta-feira.

 

EM TEMPO

 

Palhaça Jujuba

É triste, mas é importante deixar registrado nesta coluna o feminicídio cometido contra a artista circense Julieta Hernandez. O ato criminoso levanta questões acerca dos direitos da mulher, ainda em 2024. A partir de relatos de outras mulheres que viajam sozinhas em suas bicicletas, é possível perceber que ser assediada independe do local onde ela escolhe ficar. É preciso garantir educação e segurança para que as mulheres tenham o seu direito de ir e vir preservado.  | Imagem: reprodução do perfil @artivistha, no Instagram.

 

 

 

Crédito da imagem de destaque: Tóia Oliveira.

Envie sugestões de pauta para [email protected].

Publicidade
Publicidade